-->

A ideia revolucionária de Brandão, a preocupação dos ‘pontos de táxi’ e o grupo privê com ‘book rosa’ de empresários da ilha são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, também, outras ‘notícias picantes’ e os intrigantes Mistérios da semana, como este: ” Quem é o assessor de deputado do ‘Poder Rangedor’ que tem companheira, mas quando sai com as ‘monas’ vira a ‘namoradinha’ da relação, principalmente ao romper da aurora???!!! Pense num ‘babado’ forte, inclusive com vídeo íntimo’ vazado’”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Um colaborador do Colunaço do Pêta e profundo conhecedor das coisas do Maranhão encaminhou uma mensagem emblemática ao meu chefe, essa semana!!! Disse que, na quarta-feira, 9, escutou de um prefeito maranhense: “EU NÃO APOIEI BRANDÃO, MAS ELE JÁ ME LIGOU”!!! Em seguida, o colaborador completou: “Esse vai longe”!!!

*** A revelação reforça um comentário, também feito ao meu chefe, pelo chefe da Casa Civil do governo, Sebastião Madeira: “Brandão vai fazer um governo inédito e revolucionário. Vai unir todo o Maranhão com ele, pelo desenvolvimento desse estado. No espaço de um ano, no máximo, ele terá praticamente todo o Maranhão político unido ao seu projeto. Brandão acredita e pratica a concórdia, e entre o conflito e o consenso, ele sempre buscará o consenso”!!! Sugestivamente, o comentário foi feito na noite de lançamento da candidatura à presidência da FAMEM do prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, que, pensando exatamente como o governador, lançou a chapa “É tempo de unidade; um olhar municipalista”, e afirmou, em entrevista ao Jornal Pequeno que está sendo publicada neste domingo, que “o ideal é a união de todos nós pelo Maranhão e pelos municípios”!!!

*** Já o ex-presidente José Sarney, no artigo deste domingo no Jornal Pequeno, intitulado “O país dividido”, fala que o sistema político terá que ser reformado ou recriado, e que a democracia não se aprofundou depois da redemocratização. “Avançou um corporativismo anárquico que foi beneficiando ilhas de interesses, gerando essa divisão que aflorou nas eleições”, disse Sarney!!! Donde se deduz que não hesitará em apoiar a ideia de Brandão, de unir o Maranhão!!!

*** O momento é ideal, também, para buscar o precioso artigo do ex-governador José Reinaldo Tavares, publicado aqui no JP, no primeiro mandato de Flávio Dino, sugerindo um pacto pelo Maranhão!!! Aquele momento talvez não fosse propício, mas o ‘Pacto pelo Maranhão’ do atual secretário de Desenvolvimento Econômico está, hoje, mais atual do que nunca!!! A ideia inicial do pacto era para unir o então governador Flávio Dino e o seu maior adversário na época, o ex-presidente José Sarney, que “foi, sem dúvidas, o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país”!!! No entanto, os ânimos ainda estavam bem acirrados e a ideia de Reinaldo acabou não sendo bem recebida!!! Dino e Sarney, hoje, entendem-se bem, o que já é um grande caminho andado para a consolidação da intenção, agora do governador Brandão, de unir todo o Maranhão pelo bem desse estado que tanto precisa avançar!!!

*** “Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o Maranhão dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará. Países só se desenvolveram com pactos como esse. Vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a Espanha moderna”!!! As palavras são de José Reinaldo, mas, com toda certeza, estão na cabeça do governador Carlos Brandão, porque é exatamente nesse sentido a sua sinalização hoje!!!

*** A finalização do artigo do ex-governador com certeza também está na mente de Brandão: “Temos força política para, juntos nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com ótimas chances de conseguirmos grandes avanços. Sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho nem pregando no deserto. Nossa sociedade não nos perdoará se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandato”!!!

*** Por enquanto, o governador Carlos Brandão está com as ideias ainda na mente, e aqui acolá sinaliza nessa direção, mas quem o acompanha de perto sabe que não demorará a expor a sua proposta claramente, para que todo o Maranhão possa acreditar que, enfim, tem um chefe de executivo com espírito público e desenvolvimentista que está colocando o Estado acima de qualquer outro interesse, seja de quem for!!! Nunca tivemos um momento tão propício e um governador tão identificado com esses propósitos!!!

*** O adequado planejamento do solo urbano, em São Luís, precisa entrar na pauta de preocupação dos vereadores dessa cidade, que é a capital do estado e que por isso deveria dar sempre bons exemplos aos demais municípios!!! Mas, infelizmente, não é o que vem ocorrendo!!! A questão dos “pontos de taxi” é uma dessas preocupações que deveria estar na “ordem do dia”, mas que gestores e alguns edis têm feito “cara de paisagem” quando o assunto é ventilado!!! Hoje, em função dos meios modernos de comunicação, as pessoas chamam o táxi pelo celular, daí porque elas raramente precisam buscar um “ponto de táxi” para esse fim!!! Essa nova realidade fez com que os táxis rodassem mais e ficassem menos parados, fazendo com que os espaços marcados em ruas e praças se tornassem desnecessários!!!

*** Isso não deixa de ser vantajoso para o próprio motorista, que não precisa mais ficar procurando passageiros na rua ou esperando no ponto!!! Graças à tecnologia, ele tem acesso a uma maior clientela, incluindo pessoas que não estão próximas de seu antigo ponto de táxi!!! Assim, e não somente em São Luís, pontos de taxi vazios é uma cena cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras!!! Muitas vezes, esse espaço não utilizado ou pouco usado está em bairros bem localizados, onde os taxistas, por omissão da Prefeitura, possuem “reservada” vagas ociosas em detrimento das poucas vagas públicas disponíveis!!!

*** Há, por outro lado, pontos já sem uso há muitos anos, mas ainda ostentando marcação na rua e com sinalização em poste, o que atrapalha o comércio de algumas regiões importantes da cidade!!! Que órgão, hoje, deveria cuidar dessa questão, no âmbito municipal???!!! Aliás, também não se sabe ao certo quais os critérios que foram utilizados para a distribuição dessas vagas pela cidade; se houve um estudo prévio elaborado por algum setor técnico da Prefeitura ou se foram simplesmente sendo utilizados mediante pressão política-eleitoral, especialmente naquelas eleições em que o gestor pretendia “renovar” o mandato e tudo acabava virando “moeda de troca”…!!!

*** Também não se tem notícia de que haja, além da Câmara Municipal, alguma fiscalização por parte do Ministério Público, para saber se os critérios contidos no Estatuto das Cidades estão sendo cumpridos!!! Veja-se, por exemplo, a par da sua pouca ou nenhuma utilidade, alguns locais que são hoje totalmente inapropriados para servir de “ponto de taxi”; quer em função do aumento do fluxo de carros em ruas estreitas, o que vem causando transtornos e atravancamentos, quer pela utilização de calçadas e praças que poderiam ser mais bem aproveitadas!!! São inúmeros esses “pontos”, que se podem contar às dezenas, e basta ter olhos para ver!!!

*** O certo é que a prefeitura deveria tomar a iniciativa de identificar esses locais inapropriados, além daqueles que já caíram em desuso, para disciplinar melhor o aproveitamento do espaço público!!! Há providências, por parte do poder público, que mais precisam de ação e de presença da autoridade administrativa do que de dinheiro!!! Esse é um desses casos…!!!

*** Rapaz, olha esse ‘babado fortíssimo’!!! Empresários da ‘Grande Ilha’ estão pagando uma ‘mensalidade’ de ‘cem pilas’ para participarem de um grupo ‘privê’ de zap, administrado por garotas da periferia, escolhidas a dedo, que produzem vídeos de conteúdo adulto!!! O objetivo do grupo, além da venda do material erótico, é criar uma espécie de “book rosa”, com fotos pornográficas explícitas, para que os clientes endinheirados se interessem e escolham qual a ‘atriz pornô’ para a sua noitada!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Rapaz, e aquele empresário do ramo da moda, talentosíssimo, que se envolveu num ‘barraco’ grande, esta semana, num badalado bar da Holandeses!!! Pois é…, o clima estava animado no ambiente, quando, de repente, ‘pintou o balacobaco na área’ com um dos clientes do estabelecimento, sendo necessária, inclusive, a presença da polícia para conter o ímpeto dos ‘litigantes’!!! O ‘bafão’ teria acontecido porque o ‘talentoso’ queria colocar um combo de uísque seu na mesa do ‘antagonista’, que não aceitou!!! Terminada a confusão, o empresário dirigiu-se a uma delegacia e registrou Boletim de Ocorrência (BO), alegando ter sido vítima de discriminação e preconceito em relação a gênero, por parte de funcionários da ‘casa’!!! Por sua vez, a dona do estabelecimento usou as suas redes sociais para desabafar e se dizer decepcionada com o empresário da moda, garantindo que seus funcionários não o discriminaram nem foram preconceituosos!!! O ‘tititi’ ainda rende…!!!

*** Lembram o caso ‘Escola Base’, um dos mais notórios da história do jornalismo brasileiro, com uma série de erros cometidos pela polícia e pela imprensa, e que levou uma escola infantil, no bairro da Aclimação, em São Paulo, a se tornar exemplo de como é possível acabar com vidas a partir de situações não apuradas e suposições???!!! Pois é…, nessa sexta, o blog O INFORMANTE, aqui do Grupo JP, replicou matéria do UOL com toda a história e o drama do jornalista Valmir Salaro, que primeiro falou sobre o caso durante um jornal da TV Globo!!! Agora, adivinha!!! Um caso recente, aqui na Grande Ilha’, embora em proporções muito menores e de outra natureza, veio a público e as profissionais da escola responsáveis pela divulgação estão denunciadas criminalmente!!! Nó entanto, parece que a coisa não é bem assim!!! Dr. Pêta está ‘na caça’ da história!!!

*** Os problemas da educação de São Luís são resultado de uma estrutura sucateada por falta de investimentos ao longo dos últimos anos!!! Usada pra ‘distribuição’ de dinheiro público em prédios alugados sem licitação, custos ocultos em reformas que não melhoram em nada, e os resultados estão nos indicadores educacionais nacionais, que nos colocam entre as piores!!! Vários municípios maranhenses que não têm sequer receita possuem desempenho melhor que São Luís!!! Tudo isso é consequência de práticas de gestão pouco transparentes, sem, objetivamente, controle social, sem prestação de contas e sem planejamento sobre como sair do caos herdado!!! Pior que, quando fiscalizados, tomam-se por ofendidos!!! Como qualquer adulto, um gestor público mais ainda deve ser responsabilizado por atos na gestão!!!

*** A ausência de prestação de contas é esconder os negócios com milhões em recursos públicos!!! Correto é buscar formas de evitar que a coisa chegue ao ponto do que aconteceu com uma ex-prefeita de Bom Jardim, presa e abandonada pelo grupo que a alçou ao poder!!! Não prestar contas é crime de responsabilidade previsto no decreto-lei 201/67, pois descumpre vários dispositivos sobre transparência!!! Agora, inventar suspeição do MP, como foi pedida pelo gestor de São Luís, é novidade!!! Aliás, nem tanto!!! Por ter sido processada pelo hoje patrono do MP, dona Ana Rosa Ribeiro ‘pediu a cabeça’ de um promotor, em 28 de março de 1878, quando tomou o poder!!! Alegar suspeição de promotor equivale à mesma coisa!!! Cento e cinquenta anos depois, a capital vive situação semelhante!!!

*** Rapaz o deputado Yglésio Moisés, presidente do Moto Club, está sendo ‘acossado’ por perguntas incômodas desde que o famoso ‘Papão da Fabril’ foi eliminado da Copa FMF pelo Tuntum, no meio da semana!!! Na quinta, um jornalista quis saber como fica a situação dele e o dirigente rubro-negro se ‘espiritou’: “A situação fica normal. Tenho mandato e sou homem. Estou fazendo 100% do que posso, gerencialmente. Só que dentro do campo não tenho garantia do resultado. Agora, que tem muita máfia de aposta no meio não se pode negar. No jogo contra o Tuntum, estavam pagando 9 vezes pela vitória do Moto”, disse o parlamentar dirigente!!! Viuchi!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem é o assessor de deputado do ‘Poder Rangedor’ que tem companheira, mas quando sai com as ‘monas’ vira a ‘namoradinha’ da relação, principalmente ao romper da aurora???!!! Pense num ‘babado’ forte, inclusive com vídeo íntimo’ vazado’!!!

*** Quem foi o magistrado que pagou ‘cinco pilas’ para ‘sair’ com uma ‘pastora’, parente de um colega de toga do ‘garanhão’, isso depois de um acordo entre os dois, porque a proposta inicial para o ‘balacobaco’ havia sido de ‘duas pilas’???!!!

*** Quem foi a comunicadora, dona de revista, que arranjou um namorado argentino ‘bulhado’, proprietário de lojas famosas, pegou o cartão do ‘dito-cujo’ e gastou ‘setenta pilas’???!!! Meu amigo, quando a fatura chegou, pense num ‘balacobaco’!!! O argentino, ricaço mas ‘seguro’, não conteve a ira e botou a comunicadora pra ‘dançar’…!!!

*** Quem foi o prefeito que casou recentemente, mas a ausência de familiares e filhos na cerimônia foi mais notada do que a presença dos convidados chamados para o evento???!!!

*** Qual é a universidade que, num certo polo da baixada maranhense, está aceitando pessoas brancas que se declaram negras para terem o benefício na nota de corte???!!! E a maioria é de classe média!!!

*** Quem é a influenciadora, que, inspirada na ‘Bruna Surfistinha’, criou um perfil, onde se classifica como ‘deusa pornô’, e já até criou seu próprio ‘grupo privê’ no zap, com venda de conteúdo adulto e avaliação da performance dos clientes, com especificações bem detalhadas???!!!

*** Qual foi a escola da ‘Grande Ilha’ que teve alguns profissionais seus denunciados criminalmente devido a uma situação parecida com o caso da Escola Base, de São Paulo, guardadas, evidentemente, as devidas proporções???!!!

*** Quem foi o empresário do ramo da moda que se envolveu num ‘barraco’, essa semana, num bar da Holandeses, dando até polícia???!!!

*** Como fica a situação do deputado Yglésio à frente do Moto Club depois da eliminação do Papão da Fabril, pelo Tuntum, nas semi-finais da Copa FMF???!!! O parlamentar garante que fica normal, porque ele é homem e tem mandato!!! Zangou…!!!

***