-->

A força de Flávio Dino, a possibilidade de vitória de Brandão no 1º turno e o barraco na casa de massagem com “final feliz” são os assuntos principais do Colunaço deste domingo, 11!!! Mas Dr. Pêta traz, também, outras “notícias” picantes e os intrigante mistérios da semana, como este: “Qual doutor flagrado pela “cara-metade”, também médica, na já badalada casa de massagem com “final feliz” do Calhau e levou uma saraivada de “catiripapos”???!!! Pense num “barraco”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** A versão impressa do Jornal Pequeno não traz os comentários iniciais do Colunaço do Pêta, replicado aqui nO INFORMANTE, sobre o resultado da pesquisa Econométrica/O Imparcial publicado neste domingo, 11.

*** É animador, para o governador Carlos Brandão, o resultado da pesquisa Econométrica/O Imparcial. divulgado neste domingo, 11, que aponta o atual ocupante do Palácio dos Leões com o dobro das intenções de voto sobre os seus principais adversários: o senador Weverton Rocha e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim!!!  Apoiadores mais otimistas chegam a acreditar que o pleito pode ser decidido no primeiro turno!!! Os mais céticos preveem a segunda fase das eleições, entre Brandão e Weverton ou Lahesio Bonfim, com mais possibilidades para o pedetista!!!

*** O palanque de Carlos Brandão é muito fortalecido pela presença de Flávio Dino, que tem na relação com o povo o seu ponto forte!!! Nas eleições de 2014, com Gastão Vieira (apoiado pelo grupo Sarney) ameaçando sair vitorioso, Dino colocou Roberto Rocha “debaixo do braço” na reta final da campanha e foi o grande responsável pela eleição do então tucano ao Senado!!! No pleito de 2018, já governador e candidato à reeleição, Flávio Dino foi decisivo para a eleição de Eliziane Gama e, também, para a vitória de Weverton Rocha, que, com seu trabalho político forte, alcançou quase 2 milhões de votos!!! Mas foi a força popular de Flávio Dino o grande pilar responsável por Roberto Rocha, Eliziane Gama e Weverton Rocha estarem hoje no Senado da República!!! E não será diferente agora!!! Novamente será Flávio Dino o grande alavancador do grupo, desta feita para eleger Carlos Brandão, porque a maior força popular, indubitavelmente, é dele!!! Conhecido por 100% dos maranhenses, conforme mostram todas as pesquisas qualitativas, Dino terá seu trabalho facilitado pela força política de Carlos Brandão, a exemplo do que aconteceu com Weverton em 2018!!! Bem articulado politicamente, Brandão, já no cargo de governador, soube trabalhar bem, também, a sua relação com o povo, o que fica claro, agora, com os números que vem alcançando nas últimas pesquisas, principalmente esta última (Econométrica/O Imparcial), que já o coloca com o dobro da intenção de votos dos seus dois principais adversários!!! É o conjunto de fatores perfeito e significativo para um grande resultado no dia 2 de outubro!!!

*** O ferry-boat São Gabriel, a nova embarcação apresentada pelo governo do Estado, com capacidade para 100 carros e mil passageiros, teve problemas no feriadão, terminando por encalhar na sexta-feira, 9, no terminal de Cujupe!!! O fato, logicamente, voltou aos holofotes ds oposição; afinal, qualquer problema com ferry-boat, hoje, vira munição de campanha para os adversários do governador e candidato à reeleição Carlos Brandão!!! Por conta da chamada “maré assanhada” desse período do ano, o São Gabriel ficou atolado por algumas horas em Cujupe!!! Equipes do governo trataram, de forma urgente, de fornecer uma opção de travessia aos usuários e providenciaram o remanejamento dos veículos e demais transporte para outra embarcação, transcorrendo tudo bem e com a devida segurança!!! Felizmente, hoje, o governo tem embarcação o suficiente pra planos A, B e C, sem maiores prejuízos para a população!!! Na quinta, no meio da travessia, o mesmo São Gabriel tinha dado um problema na rampa, onde estavam vários veículos, o que obrigou o comandante da embarcação a navegar numa Velocidade muito baixa!!!

*** Problemas com ferries no terminal de Cujupe e, raramente, em alto mar, acontecem!!! Não com muita frequência, mas acontecem!!! Acontecem e são resolvidos sem maiores estardalhaços!!! Essa situação tem muita visibilidade hoje por causa do período eleitoral, em que todos os holofotes estão direcionados para as nossas travessias!!! Devido aos inúmeros problemas que o governo enfrentou com o setor, inclusive com interdições nas vias de acesso, com suspeitas de ação política, é natural que a oposição, em plena campanha eleitoral, intensifique a sua “vigilância” nos serviços prestados pelas embarcações, aproveitando-se de qualquer situação anormal para tirar seu proveito político!!! Assim foi – e com toda razão – com o ferrie José Humberto, que já deveria ter sido retirado de circulação, e está sendo com o São Gabriel, que, ao contrário, não representa maiores riscos nas travessias e vem prestando um bom serviço desde que entrou em operação!!! Bastou um problema no São Gabriel – e nenhuma embarcação está imune a situações de encalhe -, para a oposição aumentar os refletores para Cujupe, dando uma visibilidade bem maior do que em circunstâncias normais!!!

*** Viram “Os cotados para o comando do Congresso Nacional”???!!! Pois é…, conforme o articulista político Leandro Mazzine, da revista IstoÉ, caso se elejam, Roseana Sarney e Flávio Dino estariam cotados para comandar a Câmara dos Deputados e o Senado da República, respectivamente!!! Segundo ele, as pesquisas vão apontando potenciais eleitos, e há quem faça planos!!! Um cenário previsto seria Roseana Sarney, se eleita deputada federal, e Flávio Dino, caso vença para o Senado, seriam pré-candidatos às presidências da Câmara e Senado, respectivamente!!! O sonho do ex-presidente José Sarney seria fazer da filha a presidente do salão verde – e teria o apoio de Jair Bolsonaro para isso!!! “Falta ele combinar com as urnas”, publicou Mazzine!!! “Já Flávio Dino desponta para o Senado como um dos nomes para Lula. Tem na cola, porém, caso eleitos, fortes concorrentes: Renan Filho (MDB-AL), Camilo Santana (PT-CE) e Márcio França (PSB-SP)”, completou!!!

*** E o secretário Ricardo Cappelli continua polêmico nas redes difíceis!!! Disse, na sexta, 9, que com dez dias de propaganda na TV, o governador Carlos Brandão vai unificando o campo Lula/Dino, e que sua curva segue apontando para cima!!! “Pelo mesmo motivo, Weverton e Edivaldo vão perdendo esses votos”, postou Cappelli, prevendo: “A eleição nunca esteve tão próxima de terminar no dia 2 de outubro”!!! O secretário diz que se baseia na ciência, pesquisas e dados!!!

*** Rapaz, pense numa pressão que vem sofrendo, no presídio de Pedrinhas, réu-confesso do assassinato do “empresário” Bosco, ligado ao vereador Beto Castro!!! Pois é… adversários de Carlos Brandão e Flávio Dino querem porque querem que ele revele o nome de uma suposta autoridade do governo que teria feito a intermediação na Seduc para liberação do dinheiro que originou o crime!!! Até casa em Brasília, além de alta importância em dinheiro, já teria sido prometida a Gilbsen Júnior!!!

*** Lembram a “notícia” de domingo, que, se chegasse ao conhecimento dos movimentos feministas e dos adversários, vai dar “pano pra manga”???!!! Conforme ‘denunciou’ o Colunaço, uma presidente de importante órgão municipal da capital maranhense foi exonerada em pleno estado
de gestação!!! “Será que o alcaide está sabendo”?, indagou Dr. Pêta!!! “Afinal, trata-se de um gestor advogado, pai de família e plenamente consciente dos direitos”… completou!!! Pois é…, e adivinha???!!! Tudo começou com uma representação que o prefeito de Ribamar, Dr. Julinho, fez contra a gestora de São Luís e o ex-prefeito ribamarense Eudes, logo no início do governo de Eduardo Braide!!! Seguraram a gestora no cargo e aconteceram outras coisas de lá pra cá!!! Com a exoneração, que muitos acreditam ter tido motivação política, o prefeito da capital, provavelmente para compensá-la, nomeou-a para um cargo de assessoria técnica!!! Resultado: a secretária exonerada não aceitou a compensação, o que levou Eduardo Braide a tornar sem efeito a nomeação dela como assessora técnica do prefeito!!!

*** Rapaz, e aquele secretário municipal, que, além de não atender ao celular, escondeu-se de tudo quanto é jeito de jornalistas antigos que queriam ter acesso ao palanque da Praça Maria Aragão para escapar da “muvuca” no show de João Gomes???!!! Pois é…, e qual não foi a surpresa de alguns, já no local do show, quando viram uma van chegar lotada de blogueiros aliados da prefeitura!!! Pensavam até que era o João Gomes chegando!!! Que nada!!!

*** Lembram a “historinha” de domingo, da casa de massagem com finalização direcionada a médicos da “Grande Ilha”???!!! Adivinha!!! De antena ligada depois de ler o Colunaço, uma “cara-metade”, também doutora, , conseguiu a localização exata da “casa”, no Calhau, combinou com um amigo, pegou o carro e foi “bater” lá, dando um tremendo de um flagra no marido!!! Rapaz, pense num “barraco” em nível hard!!! Descontrolada, a doutora caiu de “catiripapos” no companheiro, que já estava “nas cordas” quando foi defendido pela massagista, que não poupou a esposa do seu cliente, agredindo-a a tapas!!! Na tentativa de separar as duas, o doutor caiu da maca e machucou o rosto!!! E a confusão não terminou por aí!!! Enquanto as duas estavam “engatadas”, colegas da massagista tentavam separar…, e aí ninguém sabia se socorria o cliente ou separavam a “cara-metade” da “profissional-finalizadora”!!!
Só sei, meu irmão, que quando a doutora saiu de dentro da “casa suspeita” não escondeu de ninguém que tinha flagrado o marido no exato momento do “final feliz”!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** E pra fechar…

*** E viram essa notícia aí até o JP publicou essa semana???!!!
“O agro puxa o Brasil, e o Maranhão está entre os líderes do ranking do crescimento econômico “!!! Veja o texto: “O Mato Grosso lidera o ranking dos Estados com maior crescimento econômico. Seu PIB (Produto Interno Bruto) deve subir 5,6% em 2022. Para o Brasil, é esperado 1,7%. O levantamento é da Tendências Consultoria. Em 2º lugar vem o Mato Grosso do Sul (4,6%), seguido do Piauí (3,7%). Goiás e Maranhão empatam na sequência, com crescimento de 3,1%. Todos bem acima da média nacional.
A economia desses estados está sendo puxada pela força da agropecuária. Destacam-se a pujança das lavouras de soja, milho, algodão e sorgo, a produção de carnes e a silvicultura destinada à extração de celulose. Avança a produção de biodiesel, elaborado do óleo de soja. Mato Grosso se consolidou, nos últimos 20 anos, como o grande líder do agro nacional. Responde por 70% do algodão, 28,5% da safra de grãos e detém o maior rebanho bovino do país. Crescem a piscicultura e o etanol; este, a partir da fermentação de milho. Significa total destruição dos ecossistemas naturais, certo?
Errado.
O território do Mato Grosso apresenta uma área de 903 mil km², o que corresponde a 90,3 milhões de hectares. Desse total, a exploração agropecuária ocupa só 35%, sendo 10,5% com lavouras, 21,5% com pastagens plantadas e 3% com pecuária extensiva. Ou seja, as áreas ainda mantidas com vegetação original, preservada e protegida – nas reservas indígenas, nas unidades de conservação e dentro das propriedades rurais– somam 65% do território.
Segundo o Imea (Instituto Mato Grossense de Economia
Agropecuária), há no estado cerca de 14 milhões de hectares de pastagens degradadas. Com baixa produtividade, essa área vem sendo convertida para a produção de grãos, normalmente em sistema conhecido como iLP (integração Lavoura-Pecuária). Resultado: será plenamente factível mais que dobrar a produção agropecuária do Mato Grosso mantendo-se a cobertura florestal existente. Desmatamento zero. Essa é a tendência do agro moderno e tecnológico que domina o Centro-Oeste brasileiro, incluindo o Mato Grosso do Sul e Goiás.
No caso do Piauí e do Maranhão, tais estados, junto com porções da Bahia e do Tocantins, expandem sua fronteira agrícola a partir da incorporação de cerrados localizados nas incríveis chapadas de altitude. Formam uma região conhecida como Matopiba.
O Matopiba já produz 25 milhões de toneladas de grãos, soja e milho, principalmente. O Ministério da Agricultura, em suas “Projeções do Agronegócio” para 2030 (íntegra – 6MB), estima crescimento de 35% da safra nessa região, com ampliação da plantada de 8,9 para 11 milhões de hectares. Quem diria. Naquelas terras distantes, arenosas e ácidas, de vegetação retorcida devido aos escassos recursos hídricos, floresce uma pujante economia agrícola, criando renda e empregos onde nada existia.
Por todo o Centro-Oeste do país, uma nova geração de agricultores acredita no desenvolvimento tecnológico, interiorizando o progresso brasileiro. Basta conferir o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades na fronteira agrícola. Cresce a qualidade de vida onde se expande o agro moderno, tecnológico e sustentável”. (Portal Poder 360)

MISTÉRIO –

*** Quem é o autor intelectual de propostas vantajosas que andam oferecendo, no presídio de Pedrinhas, para que Gilbsen Júnior, réu-confesso do assassinato do “empresário” Bosco, ligado ao vereador Beto Castro, revele o nome de uma suposta autoridade do governo que teria feito a intermediação na Seduc para liberação do dinheiro que originou o crime???!!!

*** Qual doutor foi flagrado pela “cara-metade”, também médica, na já badalada casa de massagem com “final feliz” do Calhau e levou uma saraivada de “catiripapos”???!!! Pense num “barraco”!!!

*** Quem foi o promotor que passou uma manhã inteira, essa semana, escutando queixas de escolas comunitárias de São Luis???! B. Meu amigo, são 190 unidades dessa deixadas à míngua pelo município!!! Pior que são essas escolas comunitárias que “seguram a onda” da ausência de estabelecimentos de ensino público nas periferias da capital maranhense!!!

*** Quem é o irmão de prefeito que fornece armas, munições, e ainda compra madeira roubada por pessoas que pegam lotes de invasão no Sul do estado???!!!

*** Qual gestão municipal da “Grande Ilha” tem se mostrado tolerante com denúncias de assédio moral???!!! A Ouvidoria já está ciente do hospital campeão de denúncias!!!

*** Por que Roberto Rocha tem dificuldade em pedir votos no Maranhão ao candidato à reeleição de presidente Jair Bolsonaro???!!!

*** Quem é a mana de prefeito que quer ser deputada, mas anda sendo bem vista entre os eleitores da sua região, por causa do companheiro milionário???!!!

*** Quem foi o secretário municipal, que, além de não atender ao celular, escondeu-se de tudo quanto é jeito de jornalistas antigos que queriam ter acesso ao palanque da Praça Maria Aragão para escapar da “muvuca” no show de João Gomes???!!!

*** Qual é o secretário municipal que não atende imprensa, nunca está na sala, nunca atende telefone, só vive “ocupado”, é o secretário que mais trabalha, mas vivia nos arraiais da Ilha acompanhando uma familiar brincante de bumba-boi???!!!

*** Qual é a primeira-dama da “Grande Ilha” que tem uma “personal style” que dá todas as dicas sobre as peças de roupa, dos pés à cabeça”, que a “dita-cuja” vai vestir???!!! Inclusive com a nova moda, de uso de boné, que muitos não sabem, mas está vindo do interior do estado para s capital!!! Pense!!!

*** Qual a radialista “quarentona” que trocou um “boy-maisena” por um “mucilon”???!!! Será se dura um mês???!!!

***