-->

Weverton acusa o golpe, a postura altruísta do Jornal Pequeno, o Pacto pelo Maranhão, a surtada de Eliziane e o “Iceberg em chamas” de Joaquim são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 20, que traz, ainda, os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Por que o presidente da Assembleia Legislativa faltou, pela terceira vez seguida, a um evento do seu companheiro de projeto “Maranhão Mais Feliz”, Weverton Rocha???!!! Nessa sexta, 18, Othelino Neto não compareceu à “Noite das Filiações”, realizada pelo senador, na sede do PDT, na rua dos Afogados, Centro Histórico de São Luís”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Numa semana em que viu Carlos Brandão avançar mais ainda – e em passos largos – na sua caminhada rumo ao Palácio dos Leões, o senador Weverton Rocha acusou o golpe!!! E reagiu com um discurso duro, bem acima do tom, em que falou, também, de pressões que estaria sofrendo de pessoas que enxergam como um “projeto pessoal de poder” a sua pretensão de chegar ao governo!!! “Este não é um projeto pessoal. É um projeto de um grupo, e este grupo está unido e forte. Nosso grupo sabe o que quer e não vai ceder a pressões de quem quer que seja”, esbravejou Weverton durante a sua ‘Noite das Filiações’, sexta-feira, 18, na sede do PDT, na rua dos Afogados, centro histórico de São Luís!!! Weverton vem tentando tirar a sua pré-candidatura do patamar de 20% apontado em várias pesquisas feitas nos últimos meses, e que, para complicar, estão encontrando Brandão se movimentando numa linha crescente e constante, inclusive passando à frente do senador, conforme a mais recente, da JPesquisa, que não foi desmentida, apesar da polêmica criada pelos pedetistas em torno do método!!! “Temos o compromisso de construir um Maranhão Mais Feliz e de oportunidades, não só para os grandes, mas também para os pequenos. Não vamos aceitar jogo baixo e fake news. Nada disso nos amedronta. Muito pelo contrário. Tudo isso nos fortalece. Seguimos firmes, na certeza de que estamos do lado certo, que é o lado do povo”, ressaltou Weverton, a prefeitos e apoiadores, na reunião na sede do partido!!! A reação e o tom áspero de Weverton refletem um clima dentro do partido que aos poucos vai sendo externado!!! Como fez, por exemplo, o ex-secretário da Segurança Jefferson Portela!!! “NÃO DESANIME” (senador Weverton), ‘deixou escapar’ Portela em sua fala, traído pelo inconsciente!!!

*** Ao contrário dos adversários do senador pedetista, que falam em ‘projeto de poder, o Jornal Pequeno, quando se refere à pretensão de Weverton Rocha posiciona-se afirmando que ela é péssima para o Maranhão, para o seu desenvolvimento, porque deflagará, como já está acontecendo, um clima de guerra que tende a se arrastar por mais não se sabe quantos anos!!! A divisão é um golpe duro contra o Maranhão!!! O Jornal Pequeno, historicamente, sempre foi apartidário, mas nunca deixou de se posicionar, sob o ponto de vista político e jornalístico, em defesa dos princípios maiores do Estado, da sua democracia e do progresso do seu povo!!! O que significa que, mesmo adotando uma determinada linha editorial, ainda que veemente e severa, sempre o fez tendo em vista o interesse público em causa, especialmente quando em jogo o desenvolvimento do Maranhão e da sua gente!!!  Fazemos essa ressalva para destacar que o nosso Estado, que tem o justo anseio de prosperar e de se desenvolver como as demais unidades da federação, não aguenta mais dez ou mais anos de guerra político-partidária, biombo sob o qual se dilaceram as ambições pessoais e multiplicam-se as iniquidades e os oportunismos de toda sorte!!! CHEGA!!! Precisamos da união de todos pelo Estado!!! Muita coisa ainda para ser feita!!! A construção de um projeto político que alavanque nossa economia e garanta bem-estar pleno à nossa população é trabalho permanente que requer o esforço de todos!!! E um racha como esse que se anuncia dentro do grupo politicamente majoritário, que tantas esperanças e realizações até aqui trouxe para a nossa gente, infelizmente, vai travar o desenvolvimento deste Estado!!!

*** O senador Weverton, que fez uma carreira meteórica dentro do PDT, do velho e do novo PDT, e que recebeu apoios decisivos e inestimáveis para essa vertiginosa ascensão partidária, deveria colocar a continuidade deste grandioso projeto político acima de qualquer propósito personalista!!! Projeto esse, diga-se, que soergueu o Maranhão e abriu caminhos novos e promissores, inclusive para o surgimento de lideranças como a do próprio Weverton, que em outro momento, sem o apoio que teve, jamais seria senador da República!!! E por que agora tentar implodir essa união de forças políticas que tanto tem feito em benefício do Maranhão???!!! Somos sonhadores???!!! Pretendemos alcançar o inalcançável???!!! Não!!! Somos realistas e pensamos no melhor para o Maranhão!!! Um olhar sobre o passado nos ajudará a entender melhor o presente e aquilo que queremos para o futuro!!! Veja-se, por exemplo, o predomínio de Sarney e de seu entorno na política do Maranhão por 50 anos!!! Tudo a eles foi dado generosamente pelo Estado: poder político, poder econômico, fama, influência local e nacional, além de outras benesses, por um período que chegou a meio século!!! Quisessem trabalhar pelo Estado, para retribuir o imenso poder que lhes fora dado, e a situação seria outra!!!

*** A nossa luta, portanto, sempre foi, é e será essa…, a luta pelo soerguimento do Maranhão, pelo bem-estar de seu povo!!! Embora a muitos possa parecer, não somos Brandão, nem Flávio Dino, assim como nunca fomos Zé Reinaldo, Cafeteira ou qualquer outra liderança maior!!! Somos, no entanto, identificados com todos aqueles que conosco pensam no Maranhão acima de qualquer personalismo, que abraçam com idealismo nossa luta em prol do Estado!!! Daí o nosso alinhamento, que consideramos o melhor para o Maranhão, que é a continuidade dessa reconstrução do Estado em mãos de todos aqueles que integram esse projeto político-institucional!!! Projeto esse, diga-se, que derrotou um império até então inexpugnável liderado por Sarney e seus filhos, e que teve início, após algumas tentativas anteriores, em 1º de janeiro de 2015 sob o comando de Flávio Dino!!! Não queremos dar nenhum passo para trás!!! Chega de atraso e de servidão!!! Essa divisão pode interessar a uns; pode agradar a outros; mas definitivamente não é benéfica para o Estado!!!

*** Ainda no primeiro mandato de Flávio Dino, o ex-governador José Reinaldo Tavares escreveu um artigo, intitulado “Pacto pelo Maranhão”, mas com uma ideia fantástica em prol do desenvolvimento do Estado!!! Inoportuno, o artigo não teve o efeito pretendido; ao contrário!!! Mas este é o momento ideal para recordá-lo!!! E ‘casa’ com a ideia defendida pelo Jornal Pequeno; da união de todos pelo Maranhão!!! Eis o artigo de José Reinaldo Tavares:

PACTO PELO MARANHÃO
“José Sarney foi sem dúvidas o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país. E ficou mais poderoso, ainda, após o exercício na presidência da República. Sarney foi o poderosíssimo ex-presidente; sobretudo, no governo de Lula da Silva. Mandava e desmandava à vontade. Lula chegou a dizer, inclusive, que Sarney não era um homem comum como os outros; era quase um mito. Mas no Maranhão, em que pese o seu julgamento, ficou devendo muito em relação ao que poderia ter feito, considerando o seu poder pessoal e político incontestáveis.
Mas, enfim, este não é um artigo para criticá-lo. Isso já fiz muitas vezes ao longo de muitos anos, e por isso recebi muitas vezes o peso de sua ira. Contudo, isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado”.

*** “Sarney não tem mais a força que teve, mas ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. Isso é inegável.
Hoje se diverte criticando o governo de Flávio Dino, homem que derrotou de maneira muito clara o seu grupo político. Isso são fatos.
Farei aqui um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram, como eu. Vejam bem, não estou pedindo aqui que deixe de fazer oposição, sendo esse o seu desejo. Não, nada disso! Estou propondo é um pacto pelo Maranhão, por esse estado pobre e com grande parte da população vivendo com renda oriunda do Bolsa Família. Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o estado dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará, mas hoje estamos bem atrás”.

*** “Países só se desenvolveram com pactos como esse. Vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a Espanha moderna. É claro que se isso não acontecer, iremos lutar até conseguirmos, mas se pudermos fazer uma agenda acima da política, juntando as forças de todos que puderem contribuir, será muito mais fácil e mais rápido conseguir mudar o Maranhão. Parece óbvio que o ex-presidente teria, como tem em qualquer lugar, uma participação muito importante em tudo. Repito: não se trata de pacto político, mas, sim, de tentar elencar um grupo de projetos estruturantes para que possamos pular etapas e colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país”.

“Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto, não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores. O que pretendo é unir todos pelo desenvolvimento do Maranhão. É escolher pelo debate alguns projetos realmente fundamentais para alavancar o crescimento do estado e melhorar a vida sofrida de nossa população. Entre nós temos vários políticos de enorme prestígio, a começar pelo governador Flávio Dino e pelo ex-presidente José Sarney, juntando senadores, deputados federais e estaduais. Temos força política para juntos, nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. O país quebrado, o governo federal politicamente paralisado por uma crise que começou política, indo em seguida tomar conta da economia e agora é social, com a inflação e o desemprego batendo à porta”.

*** “Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com grandes chances de conseguirmos grandes avanços. Só o fato de termos uma agenda em comum será de uma importância extraordinária. Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos. ‘Pronto, falei’ – como dizem os jovens internautas. Peço a reflexão de todos. Não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão! Pensem nisso e vamos juntos”!!!

*** É ISSO AÍ, JOVEM SENADOR WEVERTON ROCHA!!! REFLITA BEM SOBRE TUDO QUE ACABOU DE LER!!!

*** Diz que a senadora Eliziane Gama não compareceu à ‘Noite das Filiações”, de Weverton Rocha, porque estava ocupada em Brasília tentando trazer ao Brasil o presidente Zelensky, da Ucrânia, para um debate sobre o conflito com a Rússia!!! Como Zelensky está no meio de uma guerra, atrás de armas e com o país dele sendo destruído, Eliziane não estava conseguindo falar com ele pelo celular e aí, focada nesse debate crucial para a Ucrânia, infelizmente não deu para a senadora vir para o evento do seu companheiro de projeto “Maranhão Mais Feliz”!!!

*** Rapaz, o ex-secretário de comunicação e cineasta ‘Quincas’ tá fazendo sucesso naquele café ali do ‘Quiosque Senadores”, no hall do Ibis do Calhau!!! Meu amigo, é o tempo todo indagando os ‘senadores’ se assistiram ao filme dele!!! Até que na sexta, agora, um frequentador assíduo do ‘quiosque’, alto escalão do ‘Poder Rangedor’, virou para a ‘banca’ e ‘mandou bala’: “Joaquim, soube que teu próximo filme vai ser ‘Iceberg em Chamas’, é verdade”???!!! Hahahahahahahahahahahahahaha”!!!

*** Rapaz, essas coisas só acontecem no Maranhão!!! Olha só!!! Uma prefeitura da baixada sofreu uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), que constatou algumas irregularidades, principalmente de fraudes em licitação!!! E, aí, adivinha???!!! A prefeitura contrata para a sua defesa, por “cem pilas”, o próprio auditor que fez a fiscalização, numa intermediação feita pelo vice-prefeito do município!!! “Santa mãe de Jesus, rogai por nós”!!! Olha, cuidado com a PF!!! Depois não vão dizer que o Dr. Pêta não avisou!!! Hum, rum!!!

*** Esse babado é forte!!! Teve confusão e gritaria, quando uma educadora assumiu a diretoria de ambulatório de saúde SUS depois de sete dias ‘infiltrada’ no local como diarista!!! Pois é…, e mal assumiu já foi defenestrando a “cara-metade” de um pedetista histórico, uma doutora com longa folha de serviços prestados à instituição!!! Meu amigo, o ‘bafafá’ tá grande entre os barnabés, que andam inseguros com a ‘nova administração’!!! Braide, Braide…!!!

*** Falar em Braide, com a abertura da mesa de negociações junto ao sindicato dos servidores, os ‘barnabés’ aguardam a divulgação do percentual de reajuste e o cronograma para as promoções pelo Plano de Cargos Salários e Carreira para os servidores da Semus!!! As avaliações de desempenho estão acontecendo desde 2021!!! Ponto para a gestão!!!

***

MISTÉRIO –

*** Por que o presidente da Assembleia Legislativa faltou, pela terceira vez seguida, a um evento do seu companheiro de projeto “Maranhão Mais Feliz”, Weverton Rocha???!!! Nessa sexta, 18, Othelino Neto não compareceu à “Noite das Filiações”, realizada pelo senador, na sede do PDT, na rua dos Afogados, Centro Histórico de São Luís!!!

*** Por que o PDT não apresentou, como vinha fazendo nos encontros anteriores do senador Weverton Rocha, a lista de prefeitos presentes na ‘Noite das Filiações”???!!!

*** Qual teria sido, exatamente, o sentimento do ex-secretário da Segurança Jefferson Portela ao afirmar “NÃO DESANIME”, dirigindo-se ao senador Weverton Rocha no evento de sexta-feira, na rua dos Afogados???!!! Enquanto Weverton reagia de forma enfática, vibrante, acima do tom costumeiro, até, e tentava mostrar otimismo, Portela ‘vai’ e acaba expondo um clima que, a levar em consideração o ‘conselho’ que deu ao senador, não seria dos melhores na pré-campanha do pedetista!!!

*** Quem é o procurador de município que no coração do Maranhão bate duas vezes que não aceita o FIM???!!! “Rapá”, isso não é atitude de cabra ‘grande’!!!

*** Quem é a blogueirinha tuntunense, que, com apenas três anos, já tem 15 mil seguidores, e num só dia já teve 20 mil visualizações???!!! Nesse dia, inclusive, foi confundida com a sereia da música “Capitão de Areia”!!! Se com três anos fez um bagaço desse, imagina se fosse a Maité Proença!!!

*** Quem foi o radialista que falou, à exaustão, durante a semana toda, que Pimentinha seria o trunfo do Sampaio para o jogo contra a Portuguesa, pela Copa do Brasil, e acabou que o craque boliviano nem viajou com a delegação, por conta de uma contusão desde o sábado retrasado, na partida diante do Moto???!!!

*** Quem será a cearense que, segundo os bastidores municipais, deve substituir ‘Dr. Jôjô’ na Semus???!!! Mistéééééééério!!!

*** Quando será que a campeã em indicações de contrato temporário, sem voto, vai anunciar seu candidato a deputado estadual???!!! E não é o irmão do ‘alcaide’!!!

*** Quando será que a prefeitura de Raposa vai voltar a convocar candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital 001/2018???!!! ‘Rapá’…, vai precisar de servidor quando chegar a compra do Pregão Eletrônico 008/2022, processo administrativo 010/2022!! Digo nada!!!

*** Qual empresa hospitalar lançou padronização de medicamentos dentro de sala refrigerada, sem consultar os profissionais que atuam, diariamente, no ‘calor’ do atendimento das UPAS???!!! Marrapá!!!

***