-->

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) cometeu ao menos uma imprudência ao se deslocar a Imperatriz, nesta quarta-feira, 5, para realizar visitas a desabrigados pelas enchentes do rio Tocantins e a uma área bastante alagada pelas fortes chuvas que caem na região: o ‘Porto da Balsa’.

Num vídeo gravado no fim da tarde, de dentro de um avião da Heringer Táxi Aéreo, Weverton revela que fez exame, em Imperatriz, para saber se estava com o vírus da Covid-19, e que recebeu o resultado positivo. Na gravação, o senador afirma que estava “já chegando de Imperatriz” quando recebeu a notícia. O parlamentar, no entanto, gravou o vídeo ainda no aeroporto da cidade, sem máscara, dentro da aeronave, mesmo sabendo que já estava infectado, em companhia da esposa, do filho, do piloto e do co-piloto. Em uma outra postagem, ele fala: “Agora, já no final das atividades, recebi o resultado do exame de Covid-19…”! Ou seja, ainda estava em Imperatriz.

Como eu sou da Mesa do Senado, nós temos um programa voluntário em que todos os membros fazem exames de forma periódica, toda semana, a cada quinzena… enfim, eu sempre tenho feito para, claro, sempre estar dando satisfação á sociedade. Hoje, para cumprir a minha rotina, eu fiz esse exame em Imperatriz, onde fui visitar as famílias desabrigadas atingidas pelas cheias, e agora há pouco, eu chegando já de Imperatriz, recebi a notícia de que estou testado positivo para covid. Não estou sentindo nada, estou totalmente assintomático. Tive contato com várias pessoas da cidade, claro, utilizando máscara, e sempre álcool em gel… mas, de já, peço a todos que se cuidem, e vamos pedir a Deus que essa pandemia passe logo, e de já eu vou entrar em isolamento e cumprir todos os protocolos“, gravou Weverton Rocha, dentro do avião, ainda no aeroporto imperatrizense.

Roleta russa – Como fez o teste, mesmo assintomático, havia a possibilidade de ele estar com Covid-19, como de fato mostrou o resultado do exame. O prudente, neste caso, seria não realizar a peregrinação, onde, inevitavelmente, teria contato com várias pessoas.

Weverton teria cometido uma segunda imprudência porque ainda estava em Imperatriz, no aeroporto da cidade, e a recomendação, nesse caso,  é que o infectado se isole imediatamente. Mesmo numa aeronave alugada, mas com familiares e pilotos, é provável que o senador tenha desrespeitado protocolos sanitários estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS).