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O Maranhão, com seus inúmeros e atrativos destinos turísticos, foi destaque na maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo & Collab 2021, encerrada na noite dessa sexta-feira, 8, em Fortaleza. Presente durante os três dias, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) organizou capacitação para agentes de viagem, ações promocionais como a inclusão de propagandas em táxis da capital cearense e reuniões estratégicas que visam atrair parcerias e investimentos.
“A participação do nosso estado foi muito elogiada no evento, e estamos tendo a oportunidade de divulgar e realizar negócios junto a investidores e operadores de turismo. Tivemos reuniões produtivas com a Decolar, Gol, Ita, Azul, Schultz, Abreu, dentre outras. Iniciamos, também, nos táxis do aeroporto de Fortaleza, a campanha “Próxima parada: Descobrir o Maranhão”, e ainda esse ano teremos novas campanhas promocionais pelo Brasil”, disse o secretário de turismo do Maranhão, Catulé Júnior.
Além de Catulé, estavam presentes os secretários de Turismo de São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina, Estreito e Paulino Neves, com ampla participação de agentes de viagens, hoteleiros, Sebrae e imprensa especializada.

Feira de Turismo – O Maranhão participou com um stand próprio, adquirido com recursos do Governo do Estado e compartilhado com secretários municipais e com quase 90 empresários do setor. O atendimento recebeu visitantes de todo o país e do Mercosul, tanto de forma presencial como on-line. Foram quase 15 mil participantes e 187 expositores.

A feira também contou com espaço para palestras, oficinas, coletivas e capacitação dos destinos como a ministrada pelo secretário adjunto da Setur, Hugo Paiva Veiga, que abordou com detalhes as regiões mais visitadas do Maranhão.

O evento contou com reunião do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, para definição de pauta conjunta como voos regionais, planejamento de campanhas e participação coletiva em feiras de turismo.

Destaque para a eleição da nova diretoria e reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), nas quais o Maranhão também esteve presente nesse espaço de construção de estratégias e políticas públicas para o turismo no país.

Maranhão: Paraíso do Kitesurf – Além das campanhas promocionais dos polos indutores (Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas e São Luís), a Setur deu início a promoção segmentada, como a recém lançada “Maranhão: Paraíso do Kitesurf”, pelo governo estadual. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da atividade turística por meio da prática do esporte com foco em cidades como Tutóia, Atins, Santo Amaro e São Luís, conhecida como melhor local para velejo urbano no Brasil. “Mistura perfeita entre amplo litoral, ventos, natureza e esporte”, definiu Cristiane Muller, superintendente de Promoção, Eventos e Marketing da Setur/MA.

“No início, quando lançamos a campanha Maranhão terra de encantos focamos no destinos para consolidar as imagens e agora na renovação estamos focando em nichos. Estamos passando por uma renovação na nossa comunicação e começamos a lançar o kite surf e em breve ampliaremos para segmentos como cultura e natureza”, explicou Muller.

A estratégia tem como base o bom momento vivido pelo estado na retomada, despontando como um dos destinos mais procurados no turismo de lazer, com 100% de ocupação hoteleira na temporada de inverno e 85% neste mês.

A realização de presstrips, capacitações e investimentos de dezenas de milhões em infraestrutura turística com o programa Destino Lençóis e Delta estão entre as estratégias utilizadas para alavancar o Maranhão na vitrine do turismo.