-->

 

O ‘cruzado de esquerda’ de Flávio Dino no senador Weverton Rocha, o grande impacto do pré-sal do Maranhão, o fake do iate de 20 milhões e a desinformação de Roberto Rocha são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Dr. Pêta traz, ainda, outras ‘notícias picantes’ e os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Qual é o pretenso pré-candidato a governador que anda dizendo que enquanto o senador Weverton quer o Maranhão Mais Feliz, ele quer o Maranhão com mais emprego”???!!!. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Já encerrando a semana política sem maiores novidades no front, o governador Flávio Dino, numa jornada oficial pelo município de São Domingos do Maranhão, nessa sexta-feira, 24, protagonizou uma situação que pode ser interpretada como ‘fato político importante’ para o atual cenário!!! Durante inaugurações e anúncios de obras em São Domingos, Dino deu um verdadeiro ‘cruzado de esquerda’, que, nitidamente, foi ‘endereçado’ ao senador Weverton Rocha!!! Visto hoje como pré-candidato irreversível ao governo do estado, Weverton começa a despertar no Palácio dos Leões, agora mais acentuadamente, um sentimento nada bom para o futuro do grupo político, liderado por Flávio Dino, que destronou o império Sarney no Maranhão!!! E foi provavelmente incorporado desse espírito que o governador disparou a ‘direta’: “Poder e dinheiro passam, e por isso poder e dinheiro não têm a menor importância perto da honra, perto do respeito das pessoas, perto do carinho. E eu aprendi com meu pai, como o Brandão aprendeu com o dele, que o nome da gente é a coisa mais importante”!!! Quem estava presente contou ao Dr. Pêta que o semblante de Weverton, integrante da comitiva, mudou de cor!!! Teria sido visível o desconforto do senador com as palavras de Flávio Dino, como se uma faca amolada lhe perfurasse as vísceras!!! E com a disposição do presidente do PDT maranhense que tornou praticamente irreversível a sua presença na disputa pelo Governo do Maranhão, em 2022, a tendência é de que episódios como esse se tornem frequentes!!! E aí cabe a Weverton decidir se continua ou não participando das comitivas governamentais pelo interior maranhense, porque os constrangimentos e desconfortos serão inevitáveis: é mais forte do que podemos imaginar!!!

*** Mais intenso do que podemos imaginar, também, é o jogo de xadrez que envolve essa situação; afinal, nenhum dos lados quer tomar a desgastante decisão do rompimento, sob pena de levar a pecha da traição!!! Muito menos Weverton Rocha, que, apesar dos quase dois milhões de votos que obteve nas eleições de 2018 para o Senado, tem plena consciência da extrema importância do governador Flávio Dino nesse êxito!!! Como foi o chefe do executivo maranhense decisivo, também, na eleição de Eliziane Gama, no mesmo ano, e de Roberto Rocha, em 2014!!! A grande expectativa é de como se comportará Weverton Rocha quando Flávio anunciar oficialmente o candidato do grupo, que, obviamente, não será ele!!! Talvez será mais fácil Dino explicar a escolha, com base nos critérios que estabeleceu há meses, do que Weverton ‘engolir’ o inevitável!!! De qualquer forma, o pedetista segue determinado, com a faca nos dentes, trabalhando incansavelmente para se viabilizar, convicto de que terá apoio político para mudar esse cenário em relação ao governador, que hoje lhe é inteiramente desfavorável!!! ‘Nuvens carregadas’ à vista!!!

*** E dando sequência aos temas relacionados aos grandes projetos para o Maranhão, o Colunaço do Pêta fala, hoje, sobre o pré-sal maranhense, que pode ter grande impacto no desenvolvimento do Estado!!! Pois é…, um estudo inédito indica que um único poço aumentará em 20% o PIB estadual!!! Divulgado agora, na sexta-feira, esse estudo mostra os impactos econômicos que o início da atividade petrolífera pode trazer aos estados do Maranhão e Pará, onde se localiza a bacia “PAMA”, que contém estimados 20 a 30 bilhões de barris de petróleo em águas profundas e ultraprofundas!!! Um mega poço com 400 milhões de barris de petróleo recuperáveis poderia render, em 30 anos, R$ 14 bilhões para a economia maranhense, o equivalente hoje a 20% do PIB estadual!!! E na experiência internacional da atividade petrolífera, um mega poço nunca vem sozinho, mas acompanhado de outros, o que dá dimensão do potencial existente!!!

*** É o que mostra a Nota Técnica “Estudos sobre impactos do início da atividade petrolífera no Arco Norte Brasileiro”, elaborada pelos professores Luís Eduardo Duque Dutra, da UFRJ; e Ronaldo Gomes Carmona, da Escola Superior de Guerra (ESG)!!! Carmona – também professor do mestrado em engenharia aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – foi có-autor de estudo anterior, publicado em janeiro, que estimava a existência do novo “pré-sal”, com base em estudos sísmicos conduzidos pelo renomado geólogo Pedro Zalan!!! No estudo que acaba de ser divulgado, os números mostram que há fortes indícios de que ocorra no litoral do Pará e Maranhão um “espelhamento geológico”, replicando o sucesso observado na Guiana, e, do outro lado, em Gana, em ambas as margens equatoriais do oceano Atlântico, que vem observando gigantescas descobertas nos últimos anos!!!

*** Ainda é inédita a perfuração de poços em águas profundas e ultraprofundas no Maranhão!!! Até agora, todas as campanhas foram direcionadas às águas rasas, de baixo potencial, ao contrário das localizadas a aproximadamente uma centena de quilômetros da costa!!! Segundo o professor Ronaldo Carmona, por razões geopolíticas e estratégicas, é necessária a exploração da margem equatorial brasileira, especialmente na Bacia do Pará-Maranhão (PAMA)!!! A atividade petrolífera, diz ele, pode gerar um boom de desenvolvimento para a região!!! “Estamos falando de um estado de enormes riquezas potenciais não realizadas, o que reflete no desenvolvimento relativo ainda baixo do Maranhão, se comparado ao centro-sul industrial do país!!! Mas aqui as riquezas potenciais são muito maiores, como mostra a questão do petróleo”, ressaltou, em contato com o Jornal Pequeno, por meio do Colunaço!!!

*** O autor da Nota Técnica, que conversou com o JP, também destacou que “os investimentos em energias renováveis é estratégico para o longo prazo, mas “o Maranhão não pode se dar ao luxo de abandonar no mar dezenas de bilhões de barris de petróleo, que poderiam multiplicar as riquezas do estado e de seu povo, além de desenvolver uma pujante cadeia produtiva e estrutura logística associada a este desafio”!!! No estudo, observa-se que “a transição energética em curso tem duração incerta, razão pela qual nenhum ator relevante – seja de planejamento energético de agências e Estados, seja das Big Oils – trabalha com um cenário de ruptura com perda da importância do petróleo e de seu valor de mercado num horizonte de décadas”!!! Portanto, “mesmo com a transição, o petróleo não irá perder tão cedo seu papel no desenvolvimento energético global”!!! Mas é forte esse nosso Maranhão!!!

*** Rapaz, pense num mal entendido que envolveu o nome do ‘professor-assessor-alado’ ali “pras bandas” da “Casa de Manoel Bequimão”, no Parque Rangedor!!! Tudo começou com um ‘balacobaco’ entre os deputados Rafael Leitoa e Henrique Lula, aliados do ex-prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa; e Marcos Play, ligado ao atual prefeito Bruno Silva!!! Leitoa e Lula acusaram Bruno de “encher” de ‘gafanhotos’ a folha de pessoal da prefeitura…, ‘gafanhotos’ que ‘comiam’ tudo e não deixavam nada pra ‘seu ninga’!!! Afetado, ‘Play’ partiu ‘pra cima’ e disse que em Coelho Neto não tinha ‘gafanhoto’ como na época do ex-prefeito!!! Amigo do ‘professor-assessor-alado’, o deputado Hélio Soares, diante da citação do nome de ‘Gafanhoto’, ‘mandou bala’: “Gafa é meu amigo, é um homem sério e ninguém fala dele na minha frente”!!! Por fim, ânimos acalmados, Hélio Soares foi cumprimentado pelo ‘assessor-alado’, que ameaçou pedir indenização pelo uso indevido do seu nome em plenário, hahahahahahahahaha!!!

*** “Tudo em família! Em Arame, Pedro Fernandes nomeia filho para cargo de secretário de Obras” disparou um blog da ‘Grande Ilha’, essa semana!!! Aí você vai no texto e depara com o próprio ‘sensacionalista’ afirmando que “essa prática não caracteriza nepotismo”!!! E que, “segundo entendimento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, cargos de natureza política, como de secretário de estado ou municipal, não se submetem às hipóteses da Súmula Vinculante 13, que veda a prática do nepotismo na administração pública, proibindo parentesco na gestão, mas é livre para secretários”!!! Resumindo: o escriba sabe que a prática é legal, sabe que o prefeito Pedro Fernandes não cometeu nepotismo ao nomear o filho, mas, como integra um ‘exército’ adversário do prefeito ‘aramense’, posta a incongruência!!! Só muita ‘borracha’!!!

*** Só esse e um outro que postou, nessa sexta, 24, que havia chegado ao Porto do Itaqui um iate de 20 milhões de reais (em média) encomendado, segundo “fontes fidedignas”, por um “famoso deputado maranhense”!!! E que o luxuoso iate “já estava a caminho do rio Preguiças, em Barreirinhas”!!! Aí o leitor vai atrás da verdadeira informação e constata que a notícia é mais um dos inúmeros ‘fakes’ da incorrigível blogosfera tupiniquim maranhense!!! E quem mostra a verdade dos fatos é o próprio presidente da Emap (Porto do Itaqui), Ted Lago, numa curtida de uma postagem nas redes sociais que mostra a foto da vistosa lancha (Iate): “BELA LANCHA DE PASSAGEM, HOJE, PELO ITAQUI. VEIO DE ‘CARONA’ NO NAVIO QUE TROUXE TRILHOS DE AÇO. O NAVIO E A LANCHA SEGUEM PARA ITAJAÍ (SANTA CATARINA). BONS VENTOS E MARES TRANQUILOS”!!! Não foi à toa que o deputado licenciado Márcio Jerry – aliás, a quem adversários, baseados na postagem inverídica, atribuíram, em grupos de zap, a compra do iate – usou a expressão ESGOTOSFERA para classificar blogs sem escrúpulos que envergonham a comunicação maranhense!!!

*** Rapaz, o senador Roberto Rocha, que anda mais polêmico e virulento do que nunca, agora dá mostras de que necessita de uma assessoria mais atenta às suas manifestações!!! A última, por exemplo, mostrou completa desinformação!!! Depois de se exceder no Twitter, ofendendo um secretário de Estado ao usar, de forma chula, uma expressão que, na melhor das hipóteses, poderia ser utilizada tecnicamente como “madeira de movimentar excrescência”, o senador foi alvo de críticas, agora, não só por ferir o vernáculo como por se mostrar totalmente desinformado!!! Essa semana, ele usou as suas redes sociais para falar de um assunto que provavelmente não conhece a fundo!!! Afirmou que em Alcântara “está projetado um porto” para receber grandes máquinas, mas “ocorre que um porto tem que ESTÁ (sic) ligado a uma ferrovia e vice-versa”…, e que “esse é um bom problema”!!! “Jesus/Maria/José”…, minha nossa senhora da língua portuguesa, meu Olavo Bilac das canetas Bic: “camões chorou no exílio amargo”!!! Aí são dois “pobremas”: a lesão na língua e a falta de conhecimento mais aprofundado sobre o tema”!!! As características do projeto e o imenso volume de cargas a ser utilizado exigem um ramal ferroviário para atender a demanda!!! São cargas consolidadas – minério de ferro, especificamente –, o que torna economicamente inviável o transporte por caminhões, como sugere o senador com a construção da ponte dos seus sonhos!!! Não tem rodovia que aguente, mesmo porque as demandas triplicariam o número de caminhões transitando em tal ponte!!! Já temos o trecho ferroviário até Açailândia e o Pedido de Autorização assinado pela GPA (Grão Pará Multimodal) é para a construção de um ramal ferroviário de 520 quilômetros que estende essa ferrovia até Alcântara!!! O estudo de viabilidade econômica, ambiental e técnica para o trecho Açailândia-Alcântara já está sendo realizado pela GPM, empresa que construirá o Terminal Portuário de Alcântara!!! Temos, portanto, o trecho Porto Franco-Açailândia (Norte/Sul), e em Açailândia existe um entroncamento que liga essa ferrovia à Ferrovia Carajás!!! O Pedido de Autorização assinado há duas semanas em Brasília pela GPM viabiliza a construção do trecho até Alcântara que dará acesso ferroviário à Norte Sul e Estrada de Ferro Carajás!!! Pior: dentre todas essas colocações do senador, a mais estapafúrdia delas dá conta de que o investimento no TPA daria para construir duas pontes dos sonhos dele!!! O que tem a ver o ‘fiofó’ com as calças se a cueca está no meio???!!!

*** Ainda sobre a infeliz (e arrependida) declaração do senador Weverton Rocha sobre os vices, que agitou a semana retrasada, um líder político sertanejo assim se manifestou: “siô, ele devia lembrar que era suplente de deputado federal e só assumiu pela primeira vez porque o Carlos Brandão tirou licença”!!!

*** Lembra aquela empresária, atriz, e repórter que ficou conhecida depois de ser hostilizada por colegas de universidade por usar um vestido curto???!!! Pois é…, a ‘famosa’ veio até a ‘Grande Ilha’ para ser a musa de uma badalada festa de aniversário, mas parece que andou desvirtuando um pouco a ‘missão’!!! Fontes ‘ferinas’ do Dr. Pêta informaram que a ‘dita-cuja’ está ‘a tiracolo’ com uma apresentadora local que vem lhe dando uma devida ‘assessoria’ em “cooptações clientelísticas” para ‘aventuras extra-evento’!!! E, de acordo com a própria apresentadora, o valor do ‘ploc’ chega a ‘mil e quinhentas pilas’!!! Vixi, mas ‘caiu’ muito!!!

*** E pra fechar…

Mais debates aprofundados; menos

palavras de baixo calão

Um clima de ‘guerra’ desnecessário tomou conta dos debates na Câmara dos Deputados, na quinta-feira, 23, quando a Comissão Especial da Reforma Administrativa se reuniu para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20!!! Na ocasião, deputados maranhenses que integram a Comissão se manifestaram com visões divergentes sobre o tema da reforma.

A edição do JP deste domingo, 26, traz avaliação desses parlamentares. Centrado e coerente, o deputado Aluísio Mendes elogiou o “equilíbrio e moderação” na condução dos trabalhos da Comissão. “Precisamos vencer essa disputa, que é democrática, e apresentarmos ao País um projeto que vise única e exclusivamente modernizar o serviço público brasileiro”, disse Mendes, ao defender a correção de algumas distorções na PEC, segundo ele. Para Aluísio, o projeto vai modernizar nos próximos 20 anos o serviço público no País. O mesmo não se pode dizer de outro deputado, que, ao contrário da coerência de Mendes, mostrou despreparo ao se posicionar.

Sempre que edito um texto, faço isso com prazer; gosto de deixá-lo ‘redondo’, sem truncagens, de fácil leitura, e, principalmente, com um Português claro (informação deve ser clara, objetiva). Isso é cuidado com o leitor.
Cabe ao editor cortar gorduras desnecessárias, corrigir erros ortográficos, deletar palavras de baixo calão de determinados parlamentares (me deixa extremamente envergonhada o nível de alguns deles), entre outros pontos. E foi isso que senti ao editar a matéria especial que trata do tema. “Quem está mentindo aqui?”; “Isso é covardia… foram algumas das expressões utilizadas.

O Congresso Nacional deveria ser um local de debates aprofundados, de críticas construtivas, votações de temas relevantes; mas, infelizmente, muitas reuniões viram uma ‘guerra’ desnecessária que em nada resolve o problema da sociedade. Parlamentares de baixo clero, principalmente, nunca passarão e nunca sairão da velha política. Continuarão inexpressivos! (Letícia Bogéa, jornalista e editora do Jornal Pequeno)

**********

Bolsonaro já admitiu que aumento da gasolina é culpa da Petrobras

Embora venha culpando governadores pelo aumento do preço da gasolina, o presidente Jair Bolsonaro já admitiu em público que a subida dos preços segue uma política adotada por ele na Petrobras.

“Os caras querem que eu tome medidas de imediato. Dá um tempo. Dá aí uns dois, três dias para a gente. Dá um tempo. O que aconteceu de imediato: você quer a gasolina mais barato não quer? Álcool, gás, isso tudo está indexado no preço do dólar”, afirmou o presidente em live para explicar que a Petrobras segue os preços internacionais.

live foi exibida nas redes do próprio presidente no último dia 10. A Petrobras usa o dólar para definir o preço da gasolina.

Além disso, a própria Petrobras, quando comunica o aumento do combustível, atribui a alta ao mercado internacional. O mesmo já fez o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Como a moeda brasileira é muito baixa frente ao dólar, os brasileiros acabam pagando mais pelo combustível.

Dados oficiais mostram que o fator que mais contribuiu para o aumento do preço nos últimos meses foram os reajustes feitos pela Petrobras. No acumulado deste ano até agosto, o preço da gasolina já subiu 31,09%. Nessa quinta-feira (16), o governador Flávio Dino (PSB) usou as redes sociais para desmentir a informação de que o aumento da gasolina é culpa do ICMS. Dino afirmou que “não existe tabelamento de preços” sobre os combustíveis e que a gestão estadual não tempo “poder de fixar preços” sobre a gasolina. “Criminosos estão espalhando que eu autorizei aumento de alíquota de imposto sobre gasolina no Maranhão. Isso é MENTIRA. Coisa de bandidos. Problema de preço de combustíveis é nacional”, disse Flávio Dino. “Criminosos que estão mentindo sobre aumento de combustíveis no Maranhão deveriam saber que não existe “tabelamento de preços” de combustíveis. O governo do Estado não tem poder de fixar preço de combustíveis. O imposto previsto na Constituição incide sobre o preço de mercado”, acrescentou. (JP dessa semana)

**********

MISTÉRIO –

*** Por que o senador Weverton Rocha estava puxando o vice-governador Carlos Brandão para dentro de uma câmara fria durante uma visita da comitiva governamental a uma fábrica de polpa de frutas, sexta-feira agora, no município de São Domingos do Maranhão???!!! Rapaz, foi preciso uma pronta intervenção de Flávio Dino: “Deixa Brandão fora dessa câmara”, hahahahahahahahahahaha!!! Quase o vice entra numa ‘fria’!!!

*** Qual é o pretenso pré-candidato a governador que anda dizendo que enquanto o senador Weverton quer o Maranhão Mais Feliz, ele quer o Maranhão com mais emprego???!!!

*** Qual foi o blogueiro, bem acessado, que “exagerou que exagerou” no ‘12 anos’ e mandou a secretária postar no blog da ‘cara-metade’, sem a ‘dita-cuja’ saber, que havia entrado para o time dos solteirões da ‘Grande Ilha’???!!! Imagina as ressacas (moral, inclusive), quando se deu conta, no dia seguinte, da ‘despirocada’!!!

*** Qual empresária, atriz e repórter de renome nacional veio para São Luís para ser a musa de uma badalada festa de aniversário e desviou um pouco a ‘missão’ na companhia de uma conhecida apresentadora???!!! Só ‘ploc doido’!!!

*** Qual foi o shopping de São Luís que desligou todo o seu sistema de refrigeração em plena noite da última sexta-feira???!!! Pense num ‘caldeirão’!!!

*** Qual é o prefeito, ‘fechado’ com Carlos Brandão, que está sendo ‘severamente’ assediado pelo grupo do senador Weverton Rocha, mas permanece firme e forte com o vice-governador???!!!

*** Qual foi o adversário de Márcio Jerry que espalhou nas redes sociais que ele havia comprado uma lancha de 20 milhões de reais, sem se dar conta de que a inverdade seria desmascarada em dois tempos???!!! “Não compro nem canoa, que dirá”, brincou Jerry!!!

*** Qual é a ‘facção’ que quer porque quer fazer acreditar que o MDB vai fazer acordo com o PSD no Maranhão???!!! ‘Rapá’, larga senha alheia…!!!

*** Qual é a prefeita da ‘Grande Ilha’ que estás vendo ‘alma de bigode’ com uma recente decisão da justiça que a obriga substituir servidores contratados por concursados???!!!

*** E qual é o prefeito da região metropolitana que continua querendo distância de jornalistas, colocando todos no ‘pandeiro de farinha’ dele???!!!

*** Qual é o blogueiro que anda loucamente apaixonado, a ponto de não conseguir mais esconder as suas emoções???!!! Pense num ‘cabra’ corajoso!!!

***