Internado em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro passará hoje por uma bateria de exames clínicos e laboratoriais e deve prosseguir com tratamento clínico conservador, com remédios e hidratação. A realização de uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal foi descartada neste momento. O quadro de Bolsonaro é considerado estável.
Antes de ser internado ontem, Bolsonaro já havia procurado o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, no domingo. Após ser medicado na ocasião, o presidente dormiu por dez horas seguidas. Nos últimos dias, ele se queixou de um soluço persistente. Bolsonaro está acompanhado pelo cirurgião gástrico Antonio Luiz de Macedo, que o operou em 2018, após a facada.
Para entender – Obstrução intestinal é um bloqueio de parte do intestino (grosso ou delgado) que impede o funcionamento normal do sistema digestivo ou a passagem das fezes. Isso pode ser provocado por questões de saúde mais graves, como tumores, ou brandas, como desdobramentos de cirurgias abdominais. Nesse caso, o problema se assemelha a uma cicatriz na área intestinal. Segundo especialistas, a obstrução diagnostica em Bolsonaro pode ser fruto das operações às quais foi submetido após levar uma facada. (Essencial Globo).