-->

A ‘plantação’ de João Santana na Folha, o recado de Zé Reinaldo e a foto de Weverton com Lula que faz lembrar Waldir Maranhão são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, que traz, ainda, outras ‘notícias’ que dominaram a semana e os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Quem é o político poderoso que, embora aqueles que conhecem os bastidores garantam que Roseana Sarney não disputará o governo do estado, é da opinião de que ela pode ser candidata ao Palácio dos Leões, sim, que só pensa nisso e que só está esperando a oportunidade aparecer”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

*** “Lula acena para PDT no Maranhão, afronta Ciro e chacoalha base de Flávio Dino – Ex-presidente participou de jantar com o senador pedetista Weverton Rocha, pré-candidato ao governo maranhense”, disparou o jornal Folha de S.Paulo, em sua edição desse sábado, 08!!! E disse a Folha: “Quando o ex-presidente Lula fechou o punho e mirou em direção ao senador Weverton Rocha (PDT-MA), as fotos registraram apenas um reencontro entre dois parceiros políticos. O gesto de Lula, porém, foi cercado de simbolismos. O ex-presidente participou de um jantar na última terça-feira (4) em Brasília com senadores petistas e apenas um único político de um outro partido —Weverton. Lula sinalizou um possível apoio à candidatura de Weverton ao Governo do Maranhão, demonstrou força frente ao presidenciável Ciro Gomes (PDT) em uma de suas bases mais promissoras e chacoalhou o núcleo político do governador maranhense, Flávio Dino (PCdoB). Ambos travam uma disputa velada sobre quem irá unir a heterodoxa base de Dino, que inclui partidos que vão do PT ao DEM, na sucessão de 2022. O governador trabalha pela composição com todos, mas, mesmo que não consiga a unidade, caminha para ser o único candidato ao Senado dessa base, tendo apoio tanto de Weverton como de Brandão. Dino também mantém negociações para uma possível migração do PCdoB para o PSB. Outro nome que se coloca como pré-candidato ao governo é o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Localmente, ele integra o grupo de Dino, mas nacionalmente aproximou-se do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos últimos meses, Dino tem indicado a aliados querer construir a unidade em torno do nome de Brandão. Atuou para que seu vice deixasse o Republicanos, partido alinhado a Bolsonaro, e voltasse para o PSDB, legenda pela qual foi eleito vice-governador em 2014. Também estreitou as relações com os tucanos localmente. O movimento mais recente foi a reaproximação com o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB), indicado para uma diretoria no Porto de Itaqui. Do outro lado, Weverton acelerou as tratativas com partidos da base aliada em torno do seu nome”!!!

*** Não deu meia hora de ‘investigação’ para Dr. Pêta descobrir as ‘digitais’ na matéria da Folha de S.Paulo!!! Na verdade, uma ‘plantação’ do marqueteiro João Santana, contratado pelo PDT para fazer o marketing do presidenciável Ciro Gomes e dos candidatos a governador do partido!!!  Simples assim!!!

*** “Os incomodados que se mudem”!!! O ‘velho ditado’ reflete o que disse o ex-governador José Reinaldo Tavares (hoje diretor de relações institucionais da Emap), na entrevista que concedeu, quinta-feira, 6, ao telejornal ‘Bom Dia Mirante’ (TV Mirante)!!! Questionado pelo jornalista Clóvis Cabalau sobre a sucessão estadual de 2022, Reinaldo afirmou: “quem não aceitar o projeto do grupo, que se afaste, pois não terá espaços”!!! Reaproximado recentemente de Flávio Dino, Zé Reinaldo, na verdade, disse o que o governador ainda não afirmou claramente, mas já sinalizou por várias vezes: o candidato da sua preferência para encabeçar a chapa de 2022 é o vice Carlos Brandão!!! Jamais deu qualquer sinal de que poderá ser o senador Weverton Rocha!!! E é aí que reside o grande problema, porque o presidente do PDT maranhense está decidido a disputar a cadeira número 1 do Palácio dos Leões!!! Como Dino não está disposto a cometer o erro das eleições de São Luís, quando o grupo governista lançou mais de um candidato a prefeito e acabou derrotado por Eduardo Braide, a situação cria um dilema para Weverton; e isso já foi dito aqui, por Dr. Pêta: ou ele acata a sutil sugestão da reunião com Brandão e Flávio Dino, de um entendimento para 2026, ou vai para um arriscado, caro e perigoso ‘tudo ou nada”!!! Não existe outra hipótese!!!

*** Na entrevista à Mirante, Zé Reinaldo ressaltou que a preferência por Brandão para encabeçar a chapa de 2022 mostra o grau de confiança que Flávio Dino tem no seu vice e na sua capacidade de unir todo o grupo!!! “E vai pesar o fato de assumir o cargo de governador exatamente no ano eleitoral”, enfatizou Zé Reinaldo, citando seu próprio exemplo: foi vice de Roseana Sarney, sucedeu-a no cargo por nove meses e depois se elegeu governador!!!

*** Falar em Weverton, o senador esteve com Lula no hotel onde o ex-presidente está hospedado, em Brasília, e que virou destino de ‘romaria de políticos’ de todos os partidos!!! E garantiu que tratou da construção de candidaturas, o que, de alguma forma, foi visto como tentativa de gerar um fato político!!! Depois do encontro, em declaração à blogosfera, disse que tinha telefonado ao ‘pré-candidato’ do seu partido, Ciro Gomes, e ao presidente do PDT, e que eles sabiam do encontro!!! Falou, também, que pretendia apoiar dois candidatos à presidência, os quais seriam Ciro e Lula, alegando que isso já havia sido feito no passado com o grupo de Flávio Dino apoiando vários candidatos ao Palácio do Planalto!!! Todavia, o impetuoso Weverton esqueceu que essa ‘engenharia’ só pode ser feita por meio de coligações estaduais, e, no caso, juntariam na sua coligação majoritária, para governador e senador, PDT e PT, pois, caso contrário, não poderia falar em Lula nem usar fotos ou gravações!!! Bom…, nesse caso, se a escolha do candidato do governador Flávio Dino for Brandão, como parece ser a tendência, o PT não estaria na coligação com o PCdoB de Dino, que hoje tem uma relação de confiança com Lula, forjada e demonstrada na luta contra a condenação do ex-presidente!!! E, também, Lula estaria negando ouvidos ao ex-presidente José Sarney, por quem nutre sólida relação pessoal e política, como acabou de demonstrar ao visitá-lo para almoço em sua residência!!! Ou seja, para o senador pedetista realizar os seus planos Lula teria que virar as costas para dois de seus mais confiáveis amigos!!! Só assim abraçaria as causas de Weverton, que acabou de conhecer!!! Será que ‘rola’???!!!

*** Essa história tá muito parecida com uma de anos atrás, que entrou no folclore político do estado!!! Waldir Maranhão queria muito construir uma candidatura em 2014 para concorrer ao governo do estado!!! Lula era o presidente, fortíssimo politicamente no Maranhão!!! Destemido, Waldir foi à luta para obter o apoio precioso do então presidente!!! Primeiro, conseguiu o apoio da bancada federal do PT, e depois, precisando de uma foto que comprovasse o apoio de Lula, arranjou para que lhe permitissem abraçar o líder petista e tirar a preciosa foto no palanque!!! Lula estava na Paraíba inaugurando a chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao interior da Paraíba!!! Waldir, batalhador, conseguiu a foto, e, feliz, iniciou negociações com o PT do Maranhão!!! Foram para um café da manhã, mas aí, meu amigo, o resultado não foi nada bom para as pretensões de Maranhão, que com isso não foi para o PT e resolveu ser candidato a deputado federal, vendo ir por água abaixo as possibilidades de ser governador do estado!!! Portanto, senador, devagar com o andor, que o santo é de barro!!!

*** Nada de mais emocionante na reunião de quarta-feira, 5, no Palácio dos Leões, entre o governador Flávio Dino e o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto!!! Olhares mais atentos aos bastidores políticos chegaram a imaginar que a conversa poderia descambar para 2022; afinal, Othelino hoje é um aliado em potencial do senador Weverton Rocha, pretenso candidato a governador do Maranhão, e a preferência de Dino, embora ainda não manifestada de forma enfática, é por seu vice Carlos Brandão!!! No entanto, fontes palacianas confirmaram o que a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta captou na ‘espionagem’ que fez durante o encontro: os dois falaram apenas dos projetos do executivo encaminhados ao poder legislativo e sobre as emendas do presidente Othelino…, e nada mais!!! “Nada de emocionante nessa reunião”, disse a fonte, que não é do Bispo nem do Ribeirão, mas é forte!!!

*** Rapaz, o ambiente na emissora ‘debaixo da ponte’ tensionou essa semana depois que o novo comando disparou uma ‘pérola grave’ que atingiu em cheio o ‘sentimento’ das jornalistas e demais funcionárias da ‘casa’!!! A galera já estava até se acostumando com os ‘minicultos’ matinais, inclusive com ‘sessões de descarrego’ (sério!!!), realizados com toda a equipe…, mas na última quarta-feira o novo comando extrapolou!!! Depois das orações e da ‘sessão de descarrego’, atingiu em cheio as ‘meninas’ da ‘casa’, afirmando mais ou menos assim: “… e quero avisar às mulheres daqui que não adianta ir até a minha sala com segundas intenções para obter privilégios porque não vai rolar”!!! ‘Ui, ui’…!!! “Jesus/Maria/José”…, nem nos tempos de Luiz Moura se via isso com as detentas, hahahahahahahahaha

*** Esse ‘Sensacionalista”, da Veja…!!! “Teich passou mais tempo dando depoimento à CPI da Covid do que sendo ministro da Saúde”, hahahahahahahaha!!!

*** Essa é ‘quente’!!! Lembram o ‘prefeito camisinha’ do litoral maranhense…, aquele que aprovou um pregão para comprar 15 mil caixas de preservativos???!!! Pois é…, Dr. Pêta foi informado de que só de assessoria jurídica o ‘dito-cujo’ tá pagando mais de ‘cinquenta  mil pilas’!!! Pior é que ainda tem um procurador que recebe diárias e não viaja!!! ‘Rapá’…!!!

*** Vale a pena conferir essa que o JP publicou na sexta, 6, sobre os sete ‘pecados capitais’ do presidente Jair Bolsonaro já detectados pela CPI da Covid!!! “O que saltava aos olhos, ano passado, na área da saúde do país, foi confirmado, agora, com os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich à CPI da Covid: os ex-auxiliares do presidente Jair Bolsonaro não possuíam autonomia para exercer o cargo e não conseguiam atuar tecnicamente devido à existência de um ministério paralelo que boicotava as ações de distanciamento, de uso de máscara e, ainda por cima, sabotava a autoridade dos dois!!! Disse Mandetta, para perplexidade da maioria das pessoas que lhe assistiam, que o objetivo desse ‘ministério’, que agia nas sombras, era acelerar a contaminação para alcançar o que mais o presidente queria: a ‘imunidade de rebanho’, o que, conforme Mandetta, explicaria o incentivo a aglomerações”!!!

*** “Na quarta-feira, 5, parlamentares de oposição apontaram o que seriam os sete ‘pecados capitais’ de Bolsonaro, até agora depreendidos dos depoimentos já colhidos!!!

– O ministério “paralelo” de Saúde não seria um mero órgão de aconselhamento!!! Ele produzia documentos, como a proposta de alteração da bula da cloroquina, e determinava a produção da droga pelo Exército, sem passar, por exemplo, por Nelson Teich;

– Bolsonaro teve acesso a todas as informações sobre os cuidados que deveriam ser tomados!!! Foi alertado mais de uma vez sobre a gravidade da pandemia e do perigo de seguir o caminho que havia decidido!!! Ignorou todos os alertas e preferiu ouvir o ‘ministério paralelo’!!!

– Com a posse de Eduardo Pazuello, o ‘ministério paralelo’ virou o ministério oficial do governo;

– O governo Bolsonaro teve três ministros antes de Queiroga e apenas uma vacina ‘sua’: a da AstraZeneca!!! Não havia vacina no tempo de Mandetta, que, consequentemente, nada podia fazer!!! Em sua curta gestão, Nelson Teich autorizou a AstraZeneca a fazer testes no Brasil em troca de prioridade em uma futura compra!!! O que aconteceu depois disso é o que a CPI quer entender!!! A gestão Pazuello recusou oficialmente 11 ofertas de vacinas!!! Pode ser uma pista!!!

– Não seria só ‘birra’ ou ‘guerra ideológica’ com a China!!! Existe um ato de ofício!!! Mandetta foi avisado de que o embaixador da China não poderia ir ao Palácio do Planalto para tentar destravar a importação de equipamentos e de medicamentos!!!

– O Brasil vive num regime em que os filhos de Bolsonaro participam de reuniões onde são tomadas importante decisões!!!

– “A ‘tropa de choque’ do governo é uma espécie de WhatsApp da família, cheio de ‘tiozão da cloroquina’, aquele que fala bobagem com pose de dono da verdade”, interpretou o jornalista Octavio Guedes, ao confirmar com parlamentares da CPI estes sete ‘pecados capitais’ de Bolsonaro”!!!

*** Um buraco grotesco vem causando transtorno aos moradores da Península, especialmente àqueles que transitam pela Rua dos Junquilhos e precisam entrar com o carro no prédio. A cratera já tem mais de dois meses, e, nesse período, procurado por moradores, o Jornal Pequeno acionou a Prefeitura e a Caema, no intuito de solucionar o problema que tanto incômodo causa a essas pessoas. De dirigentes dos dois órgãos, tanto municipal quanto estadual, o JP ouviu que a situação seria encaminhada aos respectivos departamentos competentes para solução. Essa semana, o JP voltou a procurar Prefeitura e Caema para saber se havia alguma previsão para tapar o buraco. A resposta foi desanimadora: “Não tem previsão. Na hora que vamos tentar fazer o serviço a máquina quebra, o asfalto não dá certo. Estava tudo certo para ser colocado na quinta-feira, mas aí choveu e o asfalto não prestou, a base não estava boa porque pegou chuva e aí não botaram. Mas daqui para a outra semana vai ter que colocar, nem que seja colocando uma nova base”, disse um funcionário que está empenhado em tentar resolver o problema. Enquanto isso, fica a pergunta: Quando mesmo que a Prefeitura de São Luís e/ou a Caema vai/vão resolver isso?

*** Essa aqui foi enviada, ‘prontinha’, por um Pêtanauta inteirado!!! Um Pêtanauta, gente!!! Dr. Pêta só colocou ‘no tom’, hahahahahahahaha!!! “Gente contando ninguém acredita…, só ouvindo mesmo!!! Tem uma ‘bancada de analistas políticos’ que até o início de 2021 dizia pra tudo quanto é canto, e ao vivo, que ‘Don Bigodon’ “já era” politicamente, pois estava ‘empijamado’ e sem força política nenhuma, e que só alguns da família é que o ouviam!!! Pois não é que agora esses ‘analistas’ não fazem um ponto nem uma virgula sem tecer elogios ao ex-presidente…, elogios estes que começam em Caxias, vão a Presidente Dutra, Imperatriz e, pasmem, até o ‘embaixador correspondente’ em Brasília, que acha o ex-presidente hoje um grande estadista!!! A ‘rasgação de seda’ é tão grande, que até os pratos feitos pela ‘ex’ e postados no ‘Tik Tok’, os ‘analistas’ andam sentindo o cheiro, hahahahahaha!!! Não duvidem se o ‘analista pastor’ não estiver levando as fotos do ex-presidente para orações!!!

*** E pra fechar…

Um governador de respeito

 Zé Reinaldo é uma dessas pessoas predestinadas, que chegam ao mundo com uma nobre missão para cumprir. Formou-se, ainda jovem, em Engenharia Civil, na Universidade Federal do Ceará, e, não demorou muito, já despontava no mundo público, assumindo uma  diretoria do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), do Maranhão. Outro dia, visitando a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), olhei uma placa de parede que registrava a passagem dele como superintendente da casa; noutra, via-se a placa de Zé Reinaldo como secretário de Viação e Obras do Distrito Federal. Assumiu ainda o cargo de diretor-presidente do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DOS), foi  superintendente da Sudene, e daí passou a transitar na alta esfera ministerial, sendo nomeado ministro dos Transportes no governo do então presidente José Sarney. Foi um pulo para entrar no mundo político partidário. Elegeu-se deputado federal, em 1989, e se tornou vice-governador do Maranhão e depois governador do estado.

Sempre digo que, tanto na vida privada quanto da vida publica, Zé Reinaldo se notabilizou como um construtor de pontes. Como engenheiro, atuou na ponte José Sarney, a velha ponte do São Francisco, em São Luís. Em Brasília, construiu a ponte Costa e Silva. Na vida pública sempre foi tido como um político conciliador e extremamente inteligente e estrategista.

Lembro que em 2002, quando concorreu ao governo do estado, disputando com Jackson Lago, começou com pouco mais de 2% e conseguiu ganhar a eleição ainda no primeiro turno. Tive a honra em servi-lo como subgerente de Desenvolvimento Energético do seu governo e participar do nascedouro do Programa Luz Para Todos, concebido e implantado por ele, com esse nome mesmo, que permitiu levar centenas de quilômetros de redes de energia elétrica para o interior do Maranhão, que naquela época ainda tinha quase 400 mil domicílios sem energia.

Em 2004 Zé Reinaldo me nomeou diretor geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos e pude ajudá-lo a fazer o Maranhão a entrar firme no Programa Federal criado por Lula, que, espertamente, manteve o mesmo nome do programa estadual criado por Zé Reinaldo. Eu ria com as paredes, de felicidade, vendo a capacidade do nosso governador sendo reconhecida nacionalmente pelo presidente Lula, num programa que tirou o Maranhão da era das lamparinas.

Ainda em 2004 se deu o rompimento com o grupo Sarney. Acompanhei o reflexo dessa briga na área de infraestrutura do estado. Vi então o engenheiro largar as ferramentas e as grandes obras de engenharia e assumir a defesa intransigente do povo pobre do Maranhão, iniciando um combate institucional à pobreza e criando o Fumacop, alimentado por generosas verbas do erário. Zé se mostrou um liberal extremamente incomodado com a injustiça social. Seu secretário de planejamento, Simão Cirineu, só não dizia “não” para as obras sociais de Zé Reinaldo.

Zé ajudou a eleger o Dr Jackson Lago, abraçando a bandeira das esquerdas em nosso estado, e foi o primeiro responsável pela ascensão das esquerdas no Maranhão. Zé Reinaldo, para atingir esse objetivo, foi para o sacrifício, ficando até o fim do governo e sem mandato. Zé foi preso, humilhado, mas voltou ao cenário político em 2014, sendo eleito deputado federal em 2014, onde se destacou em sua luta para o engrandecimento do CLA de Alcântara.

Diante disso, eu não posso me conformar em ver a imprensa marrom tentando desqualificar esse homem de valor pelo simples fato dele defender a candidatura natural do seu aliado histórico Carlos Brandão. Zé Reinaldo é um homem de grupo, de união, um construtor de pontes, um fazedor de amigos. Sua biografia fala mais alto do que todas essas vozes obscuras que tentam reduzi-lo ao lugar comum dos políticos que pouco ou nada fizeram de especial pelo Maranhão e pelo Brasil.    

(Engenheiro Francisco Soares, conselheiro federal suplente do Confea, assessor Especial da Secid –DF)

********************

Herança maldita
Sucessivos governos orientados pelos gurus autoritários da economia não conseguiram, ao longo dos anos, colocar o Brasil numa trajetória sustentável de desenvolvimento, com vícios cruéis, alimentando uma herança maldita ancorada em freios ancestrais que impedem a implementação de políticas efetivas de distribuição equitativa de renda.
Quem somos? De onde viemos? Onde estamos? Aonde queremos chegar? Quais os motivos que levam as políticas econômicas e de desenvolvimento serem frequentemente néscias e iníquas? Como romper as maldições do passado?
As anomalias vêm de longe. A máquina pública nacional é uma deformidade de origem da qual o país ainda não se curou. Se estabeleceu no Brasil um fosso eterno entre as elites dominantes e a volumosa massa populacional, com a ausência de transferência de recursos para a implementação de políticas públicas promotoras de justiça distributiva, exigindo dos atuais governantes mudanças institucionais profundas. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o político poderoso que, embora aqueles que conhecem os bastidores garantam que Roseana Sarney não disputará o governo do estado, é da opinião de que ela pode ser candidata ao Palácio dos Leões, sim, que só pensa nisso e que só está esperando a oportunidade aparecer???!!!

*** Qual é o ex-chefe de poder executivo que anda falando que, depois de ‘ouvir Deus’, está pensando em ser candidato a governador, como alternativa da terceira via???!!! Tá bom de convidar Jomar Fernandes para vice, hahahahahahaha!!! ‘Rapá’…, Deus falou: “faz por ti, que eu te ajudarei”…, mas ‘nego’ já quer é que Deus faça tudo…, aí fica difícil!!!

*** Qual prefeitura do litoral aqui da ‘terrinha’ que, só de assessoria jurídica, paga mais de 50 mil ‘pilas’ por mês, e tem também um procurador que recebe diárias e não viaja???!!! ‘Rapá’, essa conta já ta saindo muito ‘salgada’!!!

*** Por que a bancada maranhense no Congresso não se movimenta com mais eficiência, determinação e foco para resolver as importantes questões relacionadas a ferrovias que trarão grandes benefícios para o Maranhão???!!! Taí uma boa missão para o ‘nosso JR-7’, agora credenciado pelo governo do Maranhão!!! Em tempo: “JR-7” é uma alusão ao Cristiano Ronaldo; portanto, o “CR-7” maranhense!!! Pronto, o ‘criador’ d’A Grande agora está ‘criando’ o “JR-7”, hahahahahahahahaha!!! Esse meu chefe inventa coisa…!!!

*** Por que Flávio Dino e Othelino não conversaram sobre política, muito menos sobre 2022, no encontro que tiveram, essa semana, no Palácio dos Leões???!!! Rapaz, esse governador é sutil demais da conta…!!!

*** Qual é o auxiliar estadual que anda ‘correndo pelas beiradas’ na tentativa de “entrar no jogo”???!!! Simples assim!!!

*** Por que Lula não mencionou o senador Weverton Rocha nas postagens que fez em suas redes sociais sobre o jantar na residência do senador petista Paulo Rocha, essa semana???!!! Deveria ter feito isso: afinal, até foto com Weverton ele tirou!!! Bicho ingrato!!!

*** Quais são os assessores (entorno) que andam empolgadíssimo com a possibilidade de verem o chefe (ou ex-chefe) sair candidato a governador como terceira via???!!! Já mostraram até pesquisa em que ele aparece na segunda colocação…!!!

*** Qual é o prefeito que andava super empolgado com a desenvoltura de um pretenso candidato a governador e que agora, depois da reviravolta Flávio-Zé Reinaldo, puxou o ‘freio de mão’???!!!

***