-->

Os dois encontros de lideranças políticas que chamaram a atenção dos meios político e jornalístico, envolvendo Flávio Dino, Edivaldo Holanda, Márcio Jerry, Weverton Rocha, Othelino Neto e Osmar Filho, é um dos assuntos principais deste domingo do Colunaço do Pêta, que traz, também, mais um round da disputa Weverton-Brandão, desta feita em Colinas, o que faz o placar do ‘jogo’ ficar em 2 a 1 a favor do vice-governador; muito diferente, portanto, dos 3 a 0 que tentaram incutir no inconsciente da opinião pública. Confira, ainda, os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Dois encontros de lideranças políticas chamaram a atenção, sexta-feira, 22!!! Um deles, que teve como protagonista o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, lembrou a música “Tem quem queira”, do saudoso compositor maranhense Antônio Vieira: “Amigo se andas triste / Vai para uma brincadeira / Se tu não quer tem quem queira / Se tu não quer tem quem queira… Se é por falta de dinheiro / Te dou trabalho na feira / Se tu não quer tem quem queira / Se tu não quer tem quem queira”…, e por aí vai!!! Como todos sabem, Edivaldo tomou uma posição neutra nas eleições municipais e com isso facilitou as coisas para o então candidato Eduardo Braide, adversário do Palácio dos Leões!!! Logicamente, jogou contra os interesses do governador Flávio Dino, que, tão logo encerrou o primeiro turno, assumiu “de peito aberto” o apoio a Duarte Júnior!!! Dino ‘engoliu seco’, sem ‘passar recibo’!!! Com a ‘poeira baixada’, Dr. Pêta foi seguramente informado de que o ex-prefeito tentou conversar com Flávio Dino, mas não obteve êxito no seu propósito!!! O jeito, então, foi sair na foto com Weverton Rocha, Othelino, Osmar Filho…, e mandar o ‘recado’ ao governador na sutileza do sucesso de Antônio Vieira: “Se tu não quer, tem quem queira”!!!

*** O outro encontro aconteceu no Palácio dos Leões, também na sexta, entre Flávio Dino, Márcio Jerry e Weverton Rocha!!! “Como assim”, questionariam observadores mais atentos, admirados diante da foto estampada nas redes sociais de Jerry!!! Afinal, há pouco menos de dois meses, Weverton havia ‘desafiado’ Flávio Dino, provocando uma fissura considerável na base de apoio do governo ao ajudar o adversário de Dino a se tornar prefeito de São Luís!!! Difícil interpretar a foto Dino-Weverton-Márcio Jerry neste momento!!! As expressões, principalmente do governador e do senador, não traduzem o que o fato “quis dizer”!!! Qualquer observador com um mínimo de atenção percebe a cara de poucos amigos de Flávio e Weverton, contrastando com a expressão sorridente de Márcio Jerry!!! Nem a máscara escondeu!!! No entanto, o enigmático MJ deve saber muito bem o que está fazendo!!!

*** Aliás, saltam aos olhos as intenções apaziguadoras de Márcio Jerry!!! Não só dele como de outros integrantes do governo!!! O que os olhos não conseguem enxergar, porém, é o que realmente está por trás dessas intenções???!!! Manter a base unida para as eleições de 2022???!!! Como assim, se quem conhece tudo isso a fundo sabe as intenções do governador e tem certeza do que ele não quer???!!! Bom, o ideal, mesmo, é observar o desenrolar dos acontecimentos!!! Missão espinhosa para a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, que, para alívio de uns e desespero de outros, está por tudo que é canto!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E não é que por essa nem Dr. Pêta esperava!!! Pois é…!!! Instigado pelo Colunaço, no meio da semana um blog da cidade de Colinas deu mais uma apimentada nas ‘pelejas’ que envolvem Carlos Brandão e Weverton Rocha em relação às eleições de 2022!!! No contraponto ao que espalhavam aliados, correligionários e blogs ligados ao senador, dando a ele uma vitória de 3 a 0 sobre o vice-governador, Dr. Pêta ‘cravou’ que, ao contrário disso, o ‘jogo’ entre os dois, na verdade, está empatado: Brandão venceu Weverton no primeiro turno das eleições de São Luís ao levar Duarte Júnior para a disputa final com Braide, derrotando Neto Evangelista, e o presidente do PDT-MA saiu vitorioso ao eleger Erlanio Xavier para o comando da Famem!!! Porém, as notícias vindas de Colinas trazem à luz uma segunda vitória de Brandão sobre Weverton, na emblemática eleição para prefeito daquela cidade, o que, dessa forma, mexe no placar e aponta 2 a 1 em favor do vice!!!
Conforme essas notícias vindas de Colinas, por meio de um blog local, tudo começou em meados de setembro de 2020, quando Weverton deu a largada para a ‘guerra’ que hoje está sendo travada nos bastidores, apoiando o ex-prefeito Antônio Carlos contra a aliada de primeira hora e candidata de Brandão, a prefeita Valmira Miranda, que disputava a reeleição!!! Em Colinas, terra do vice-governador, Weverton pretendia impor a ele a primeira derrota de uma série que passava por sua cabeça!!! Tivesse conseguido, a vitória seria emblemática, na ‘casa’ do seu possível futuro adversário ao governo!!!

*** E escreveu o blog colinense: “Mesmo a prefeita Valmira e todo o grupo político ligado ao vice-governador tendo apoiado Weverton Rocha na eleição para o Senado, em 2018, dando-lhe a maioria absoluta dos votos – quase 10 mil -, nem isso demoveu o senador da ideia de pegar seu helicóptero e pousar na terra de Brandão para oferecer apoio ostensivo ao adversário Antônio Carlos. E fez isso por duas vezes; na convenção e na reta final da campanha. E o resultado da primeira disputa não poderia ser mais desastroso para Werverton: seu candidato foi derrotado com mais de 2.300 votos de diferença. Placar: Brandão 1 x 0 Weverton”!!!

*** E prossegue o blog: “Corta para São Luís. Na Capital se travava a segunda batalha entre Weverton Rocha e Carlos Brandão. O senador conduziu seu partido, o PDT, a uma aliança com o DEM, de Neto Evangelista, indicando como vice a militante pedetista Luzimar Lopes. Brandão, por sua vez, apoiava o companheiro de partido Duarte Júnior. Abertas as urnas do primeiro turno, Duarte Jr., apoiado por Brandão, derrota Neto Evangelista, apoiado por Weverton, e vai disputar o segundo turno com Eduardo Braide!!! Insatisfeito, Weverton Rocha tentou pegar carona apoiando Eduardo Braide, que venceu a eleição e deu ao senador e sua mídia a falsa sensação de vitória sobre Brandão!!! Mas a realidade é que o vice-governador impôs ao senador uma segunda derrota”!!!

*** “Perdendo de 2 a 0 e querendo equilibrar o jogo, Weverton espalha em sua mídia que a disputa pela presidência da Câmara de São Luís também era do interesse do vice-governador e que uma eventual vitória de Osmar Filho, seu correligionário, seria uma vitória sua e, consequentemente, uma derrota de Carlos Brandão, mesmo sem o vice-governador nunca ter demonstrado qualquer interesse na disputa. Osmar filho venceu, como se sabe, mas não foi nem uma derrota de Carlos Brandão. Por fim, a disputa da Famem. Deixando de fora da lista de disputas a eleição da Câmara de Luís, que nada teve a ver com o vice-governador, nos três casos – eleição em Colinas, eleição em São Luís e eleição na Famem –, a única vitória do senador foi sem dúvida na eleição da federação dos prefeitos, presidida por seu amigo e compadre Erlanio Xavier. Mas nem foi o que se poderia chamar de uma vitória bonita. Em campanha pela presidência da federação desde que se reelegeu prefeito da pequenina Igarapé Grande, Erlanio chegou ao mês de janeiro sem adversários e até falando em chapa única. Erlanio estava há dois anos em campanha pedindo voto para se reeleger a presidente da Famem. Carlos Brandão, no exercício do cargo de governador e vindo de duas vitórias sobre Weverton, teve apenas dez dias para viabilizar um nome para disputar com Erlanio. E o escolhido foi o bem avaliado prefeito da cidade de Caxias Fabio Gentil, que, em apenas uma semana de campanha, conseguiu arregimentar um grande número de prefeitos e competiu de igual pra igual com Erlânio. Perdeu, mas perdeu bonito; aliás perdeu por muito pouco…, por apenas 16 votos de diferença!!! Placar das três disputas travadas: Carlos Brandão 2 x 1 Weverton Rocha”, postou o blog colinense!!!

*** Falar em Brandão, viram aí a audiência dele, sexta-feira, com o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Trein, e o Diretor do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação Eduardo Soriano Lousada???!!! Pois é…, e na companhia do Edilson Baldez (presidente da Fiema) e Fernando Renner (Diretor da Federação das Indústrias)!!! Na pauta, as grandes possibilidades de desenvolvimento que o Maranhão tem com o Centro Espacial de Alcântara!!! Um ‘passarinho’ contou ao Dr. Pêta que Trein e Lousada saíram da reunião muito satisfeitos com o conhecimento do assunto demonstrado pelo vice-governador, e sua rapidez para tomar decisões, facilitando muito o estabelecimento de um espírito de colaboração mútua fundamental para o sucesso do trabalho da AEB!!! À noite, em jantar no Cabana, oferecido por Baldez, os dois mostraram-se muito satisfeitos pelos resultados obtidos aqui, principalmente pelo início de um entendimento com o Grupo Pensar o Maranhão, de cobrir todo o Estado com 5 a 6 nanosatélites que levarão internet a todos os cantos do estado, iniciando um processo de modernização aguardado por todos!!! Foi uma reunião histórica!!!

*** E essa dúvida aí sobre o carnaval, hein!!! Pois é…, na sexta, 22, quando meu chefe postou no blog O INFORMANTE que a realização do carnaval depende de liberação das autoridades sanitárias, conforme informara o secretário da Cultura, Anderson Lindoson, um leitor não perdeu a piada: “Rapaz, para ter carnaval basta o Covid tirar férias, como fez nas eleições agora”!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, as redes sociais continuam impagáveis!!! Agora com essa história da vacina, então…!!! É cada ‘tirada’!!! Olha essa: “Eu já disse: eu quero a vacina de Oxford em um braço, a da China em outro braço, a da Jhonson y Jhonson em shampoo, a da Rússia com vodka…, e se a Jamaica fizer uma, eu fumo ela”, hahahahahahahahaha!!!

*** E olha mais essa das redes sociais!!! “Quem inventou o melhor xarope foi minha mãe! Ela dizia: ‘Espera teu pai chegar que tu vais ver o que é bom pra tosse”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Alô, alô, prefeito Eduardo Braide!!! O relógio novo da praça João Lisboa, revitalizada e entregue há menos de um mês por Edivaldo Holanda Júnior, parou de funcionar!!! HORA de demandar!!!

*** E olha essa protagonizada por um “bandeiroso” do Poder Rangedor!!! Frequentador assíduo das “rodas” em shoppings, onde tem fama de dar “tchau de mão fechada”, o “dito-cujo” chamou um operário para fazer uma limpeza geral em seu apartamento, que está em reforma, e levou um susto com o valor cobrado: 250 reais!!! Dispensou o trabalhador e ligou para um amigo perguntando se conhecia alguém que pudesse fazer o serviço por um preço melhor!!! O amigo, então, indicou um jovem que cobrava 70 reais!!! “Negócio” fechado, dia marcado, o rapaz se dirigiu ao Ap do servidor do “Rangedor” e enfiou a “mão na massa”!!! Quando deu 4 da tarde, ele já se arrumando pra ir embora, o contratante pergunta: “Mas já???!!! Ainda são 4 da tarde!!! “Senhor, eu preciso ir agora”, disse o “operário”, levantando a “perna” da calça e mostrando uma “bruta” de uma tornozeleira eletrônica!!! Tá vendo o que dá contratar mão de obra barata, hahahahahahahahaha!!!???

*** E “Seu Lunga de saias”, gente!!! Pois é…, perdeu a prefeitura e agora anda nas secretarias pedindo ‘dindim’ para o seu município, no litoral maranhense!!! Marrapá…, teve quatro anos para fazer e não fez!!! Pirou de vez!!!

*** De um leitor do Colunaço, essa semana: “A política e a mídia são muito perversas quando querem ou lhes são convenientes. Donald Trump foi detonado todo esse tempo por defender o tratamento precoce da Covid19, ou seja, usar Ivermectina, Hidroxicloroquina e etc. Trump é ‘escorraçado’, Biden assume. No primeiro dia de mandato do novo governo, de maneira cínica, Biden, com o aval das mesmas autoridades que condenaram Trump, autorizam o protocolo de Hidroxicloroquina, Ivermectina e etc… De lascar”! É, meu amigo, o mundo político é feito de conveniências e hipocrisias!!!

*** E a ‘Bolívia Querida’ bateu na trave!!! Por pouco, muito pouco mesmo, o Sampaio Corrêa alcança o feito inédito de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro!!! Se olharmos pela óptica da realidade do futebol maranhense, seria uma conquista histórica, visto as condições com que a diretoria boliviana trabalha para colocar o time brigando em igualdade de condições contra adversários de maior poder de investimento e muito mais estruturados!!! Fica aquela “pontada de frustração”, sim; afinal, todos – ou não – queriam ver o Sampaio na vitrine do futebol brasileiro. Mas é preciso reconhecer e bater palmas, muitas, não são poucas, muitas palmas para a campanha da equipe na Série B!!! Sem apoio, patrocínios escassos, sem público, torcida de muita cobrança, mas pouca vontade de contribuir, o Tricolor de São Pantaleão, por detalhes, não chega à última rodada com chances de acesso!!! Coisas do futebol!!! Um destaque negativo para alguns setores da imprensa, que não deram o devido valor para a campanha do Sampaio!!! Ao contrário, “morderam-se”, secaram e tiveram orgasmos múltiplos quando o Juventude venceu o Figueirense, sepultando as chances de acesso!!! Um bando de “rasga mortalhas” que merece apenas desprezo, nada mais!!! Parabéns ao Sampaio, ao “louco” do Sérgio Frota, que sabe o caminho das pedras e entende que o sonho foi apenas adiado!!! Para quem o conhece, deve imaginar que muito em breve a ‘Bolívia Querida’ desfilará pelos gramados da Série A!!! O futebol maranhense agradecerá!!!

**************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Manoel Ribeiro fica durante 10

anos na presidência da Assembleia

O ex-deputado Manoel Ribeiro completou 73 anos de idade no dia 7 de janeiro passado. Começou a carreira política em 1976 ao ser eleito vereador de São Luís, sendo reeleito em 1982 e 1988.

Presidiu a Câmara Municipal de São Luís entre 1982 e 1989, assumindo interinamente a Prefeitura de São Luís durante a licença de Mauro Fecury entre 1983 e 1984.

Mas o seu reinado maior ocorreu na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde exerceu seis mandatos consecutivos. Conquistou o seu primeiro mandato de deputado estadual nas eleições de 1990, sendo reeleito em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Logo no primeiro mandato, na eleição da Mesa Diretora, conseguiu se eleger vice-presidente. Assumiu a presidência com a morte do então presidente Nagib Haickel, em setembro de 1993, elegendo-se seguidamente por quatro vezes. Comandou o Legislativo estadual até janeiro de 2003, totalizando 10 anos no comando do Parlamento maranhense.

Na disputa pela presidência da Alema, na eleição de fevereiro de 1995, Manoel Ribeiro derrotou Clodomir Paz. Derrotou duas vezes Arnaldo Melo, em novembro de 1996 e em fevereiro de 1999. Por fim, em agosto de 2000, impôs uma dura derrota em Joaquim Haickel.

Em 2002, dizia que seria eleito com 100 mil votos. Obteve 79.253 votos – um recorde no estado. O reinado de Manoel Ribeiro encerrou-se no dia 1º de fevereiro de 2003, data em que Tatá Milhomem conquistou a presidência da Assembleia com uma vitória consagradora, quase unânime: 40 votos.

No dia 1º de fevereiro de 2011, Manoel Ribeiro voltou a sentir o amargo gosto da derrota, diante da eleição de Arnaldo Melo como novo presidente da Assembleia Legislativa.

O deputado Manoel Ribeiro, por duas vezes, em 1995 e 1999, presidiu na Assembleia Legislativa do Estado a sessão de posse de Roseana Sarney Murad no cargo de governadora do Maranhão.

A última eleição que Manoel Ribeiro disputou foi em outubro de 2018, quando mais uma vez candidatou-se a deputado estadual, desta vez pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro), sem lograr êxito.

***************************************************************

*** E pra fechar…

Uma economia que maltrata, mata e destrói

Existe hoje no Brasil uma economia que maltrata, mata e destrói. No centro das coisas não está mais o homem e sim o dinheiro, com um conceito econômico diminuto. Não é justo submeter o Estado ao mercado. Quando é o mercado que governa, o Estado torna-se fraco e acaba submetido a uma perversa lógica financista e uma política fiscal fortemente contracionista.
O pacote dourado de produtos otimistas do plano econômico brasileiro não resistiu à realidade e sucumbiu. Nossa economia está na UTI e o Brasil está em rota de declínio. Enquanto não cumpre a promessa de desmontar a bola de neve do endividamento, o Poder estatal, com seus radares desajustados, faz da mentira sua principal qualidade e prossegue sua atrapalhada peregrinação, com a impiedosa ditadura de uma economia sem rosto e sem propósitos verdadeiramente humanos. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

***************************************************************

Uma dose de sensatez

Demorou, mais de cinquenta países chegaram na frente, mas finalmente o Brasil começou a campanha de vacinação contra a Covid-19. Sim, houve evidente disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro, totalmente equivocado no seu posicionamento, e o governador de São Paulo, João Doria, que merece elogios pelo seu. Há ainda, é verdade, insistentes ecos de vozes avessas à imunização e, claro, o processo está apenas começando – mas as doses de sensatez felizmente parecem estar fazendo efeito. Já era hora. Afinal de contas, apenas com a vacina o país poderá cuidar simultaneamente da saúde de seus cidadãos e da economia, com retorno à normalidade. Tal travessia será longa, mas não pairam mais dúvidas sobre a solução. Acima de todos os dogmas, de todas as ideologias, e apesar das dificuldades logísticas que se apresentam, este momento é de otimismo e… agulhas. “Não tenham medo”, disse a enfermeira paulistana Mônica Calazans, de 54 anos, a histórica pioneira da primeira agulhada. “Que a população acredite na vacina, estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra: acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos”.
A fala de Mônica, ao olhar com dor para o passado e com esperança para o futuro, serve de espelho para o modo como toda a sociedade deveria se comportar daqui para a frente. Há um único caminho: celebrar essa robusta vitória da ciência, que em menos de um ano produziu vacinas contra o coronavírus, usufruindo sua criação. Trata-se, por sinal, de uma oportunidade perfeita para a consagração de duas instituições brasileiras de respeito mundial – o Instituto Butantan, que em parceria com a chinesa Sinovac desenvolve a CoronaVac, e a Fiocruz, de mãos dadas com as britânicas Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Em sua própria gênese, tanto o Butantan como a Fiocruz lutaram contra o obscurantismo. Em 1899, um surto de peste bubônica, que se propagava a partir do Porto de Santos, levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro em um local então conhecido como Fazenda Butantan.
Houve muita reclamação, desconfiança descabida, mas o médico Vital Brazil, escolhido para liderar a empreitada, seguiu em frente. A Fiocruz nasceu em 1900, como Instituto Soroterápico Federal, dirigido pelo jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, de apenas 28 anos. Em 1904, ele enfrentaria a chamada Revolta da Vacina, deflagrada por camadas da população que não queriam receber a vacina contra a varíola. Brazil e Cruz não recuaram e, a partir deles, nosso país se tornou referência mundial em política de imunização coletiva. Assim deve ser, agora mais do que nunca – embora ainda existam vários desafios. (Mauricio Lima –
Diretor de Redação de Veja)

***************************************************************

MISTÉRIO –

*** Qual é o vice ‘fatal’ para Carlos Brandão se eleger governador do Maranhão em 2022???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quem são os figurões da ‘Grande Ilha’ que andam ‘furando a fila’ da vacinação da Prefeitura de São Luís, o que já levou o prefeito Eduardo Braide a acender a luz amarela e ficar atento à primeira denúncia comprovada para tomar providências???!!!

*** Quais foram os prefeitos que adoraram o decreto de Flávio Dino suspendendo o carnaval???!!! Pois é…, não tinham grana pra bancar e agora se ‘escundam’ no decreto governamental!!! É, meu amigo, pela primeira vez vão ser obedientes a um decreto!!!

*** Por que o vereador eleito, com cargo importante na recém escolhida mesa diretora da Câmara Municipal, que vive dando festa em bufê, ainda não ‘se coçou’ para pagar seus débitos???!!! “Será o impossível” que o ‘dito-cujo’ não se emenda???!!! Tá na hora do presidente Osmar ‘puxar as orelhas’ do ‘cabra’!!!

*** Qual foi o secretário de Educação da região dos Lençóis, professor de 1° Grau, que escreveu na lousa, aos seus alunos da noite, “monoçilaba, dissílaba e trissílaba”, durante uma aula de classificação das palavras, quanto ao número de sílabas???!!! É, ‘rapá’, isso é que dá acordos políticos!!!

*** Qual foi o ex-prefeito do litoral maranhense que, acompanhado da ‘cara-metade’, foi flagrado, aqui na ‘Grande Ilha’, vacinando-se com um atestado falso???!!! ‘Curuzes’!!!

*** Quem é o secretário que não está sendo mais convidado para inaugurações de quadras esportivas por ser bom de bola e ‘humilhar’ os colegas de pasta com suas ‘embaixadas’???!!!

*** Quem foi o empresário que levou uma ‘ninfeta’ para um badalado motel da área do Turu e quase era descoberto pelo ‘carinha-metade’ marrento da ‘gata’???!!! Foi por pouco!!!