-->

Durante um ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo nesta quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024, que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Ele reafirmou a promessa de isentar do pagamento do imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil mensais até o final de seu mandato em 2026.

“Esse país vai tratar com muito respeito 203 milhões de homens e mulheres que moram nesse país. A economia brasileira já voltou a crescer, o salário já voltou a crescer, o imposto de renda eu prometi para vocês que até o final do meu mandato, até R$ 5 mil as pessoas não pagarão imposto de renda. E estou dizendo para vocês a palavra continua em pé”, disse Lula, destacando a articulação de seus ministros com o Congresso Nacional na aprovação de medidas de interesse do governo.

Durante o evento, Lula também assinou o decreto de promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos.

No entanto, o presidente aproveitou o discurso para criticar a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, afirmando que “não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”.

No fim do ano passado, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei da desoneração que prorroga, até 2027, a troca da contribuição previdenciária por uma alíquota sobre a receita bruta de empresas de 17 setores da economia. Para Lula, a medida não garante a geração de empregos e não pode haver desoneração da folha de pagamento de empresas sem contrapartida aos trabalhadores.

Durante seu discurso, Lula comentou sobre o esvaziamento do evento e cobrou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais. O ato foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na zona leste da capital paulista.

Pelo sexto ano seguido, os atos políticos do Dia do Trabalhador em todo o país são organizados pelas centrais sindicais, com o tema “Por um Brasil mais Justo”.

One thought on “Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda e critica desoneração da folha de pagamento

  1. A respeito da comemoração do Dia do Trabalho, pelas centrais sindicais, o que se viu foi total fracasso de adesão, o que motivou puxão de orelha de Lula nos organizadores do evento pelas autoridades. Como é sabido, adeptos de manifestação sindicalista, só comparecem quando há transporte gratuito, alguns ‘trocados’ é pão com mortadela.
    Daí, o fracasso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *