-->

Colunaço do Pêta deste domingo, 16, traz uma história sinistra de manipulação psicológica protagonizada por um adversário do pré-candidato a prefeito de São Luís Duarte Jr, com o objetivo de tentar desconstruir um discurso seu, que agrada em cheio o eleitorado, de não pertencer a família de políticos. É de indignar. Dr. Pêta mostra também a postura do Jornal Pequeno diante dos governos Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior, além de outros assuntos da semana e os intrigantes Mistérios, como esse: “Quem foi a ‘cara-metade’ de deputado, enciumada até da própria sombra, que ‘azucrinou’ tanto com uma parlamentar da ‘Grande Ilha’, achando que ela queria alguma coisa com o ‘dito-cujo’, que a bela pensou até em registrar um BO para resguardar sua integridade física???!!! Antes disso, deveria ver bem se o ‘cara-metade’ anda seguindo os dez mandamentos, recebidos no Monte Sinai, principalmente o 10º: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Rapaz, viram aí a mais nova do Edivaldo…, esse pacote de obras a serem inauguradas, anunciado nessa sexta-feira, 15???!!! O ‘cabra’ está ‘virado na serpente’…, e não é candidato a “porra nenhuma”!!! Depois ficam falando do meu chefe, por defender um prefeito que agora está realmente trabalhando pela cidade, sem qualquer pretensão política!!! Ao menos nas eleições deste fim de ano!!! O mesmo “meu chefe” que o criticou tantas vezes, no primeiro mandato (e parte do segundo), por não fazer nada pela cidade…, por ‘mergulhar’, por ‘sumir’…, a ponto de companheiros do próprio Palácio dos Leões torcerem para que o mandado dele acabasse logo!!! Não vou nem entrar no mérito das explicações dos assessores de Edivaldo, de que não fez nada na época por falta de recursos e outra série de impedimentos, mas a verdade é que AGORA Edivaldo está trabalhando muito por São Luís, com obras para tudo que é canto da cidade!!! Só não vê quem não quer!!! Aceita, que dói menos!!! Aí vem um leitor, com posições políticas suspeitas, escondido no anonimato, identificando-se como “Oh pai ó”, esculhambar meu chefe no Instagram do JP, afirmando: “Surpreende ZERO pessoas esse tipo de matéria vindo de um blog liderado por um cupincha descarado de Flávio Dino e seus seguidores. Lourival, vc deveria ter vergonha. Vc FOI um jornalista. FOI. Hoje o JP é um pasquim vendido. Mas ñ te critico não. Dinheiro fala mais alto. O dinheiro compra até quem a gente um dia pensou ser igual ao pai”!!! Bom, o blog é O INFORMANTE, editado por meu chefe, o Lourival (Marques Bogéa), que vem defendendo e divulgando as atuais ações de Edivaldo em São Luís!!! Só para ficar bem claro: o JP apoia o atual governo do Maranhão, ressalvadas as posições ideológicas do governador, que considera equivocadas, principalmente na defesa do PT e do ex-presidente Lula, porque acredita na determinação e no espírito público de Flávio Dino!!! Porque acredita na mudança da cultura política do “toma-lá-da-cá” e dos conchavos políticos que ele impôs no Maranhão, razão pela qual não é bem ‘acolhido’ pela classe política!!! Sem falar no combate à corrupção…!!! Ao menos que Dr. Pêta desconheça, não se ouve falar em casos de corrupção hoje no Governo do Estado, o que era frequente em outras épocas!!! São esses os motivos que nos fazem apoiar a atual gestão estadual, porque o governo Flávio Dino, de tratamento, mesmo, com o Jornal Pequeno, por toda a sua história, pela contribuição que já deu e continua dando ao Maranhão, deixa muito a desejar!!! Mas o legado altruísta deixado por Ribamar Bogéa, nosso saudoso Zé Pequeno, não nos permite colocar o Jornal Pequeno acima do Maranhão!!! É isso!!!

*** Que em eleição ‘rola’ muita ‘sujeira’ pelos ‘subterrâneos’, isso todo mundo está ‘careca’ de saber!!! O ‘pior’ é que os protagonistas das tramas diabólicas subestimam a inteligência alheia e acham que vão dar vazão às suas ‘maquiavelices’ sem serem descobertos!!! Ledo engano!!! Agora mesmo, na pré-campanha para as eleições na Ilha de São Luís, Dr. Pêta descobriu uma trama diabólica e deplorável em andamento para tentar prejudicar um potencial pré-candidato à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior: o deputado estadual Duarte Júnior, do Republicanos!!! A trama visa desconstruir um dos principais discursos e ponto forte de Duarte nesta pré-campanha: o de não fazer parte de família de políticos!!! E o que fez um certo pré-candidato a prefeito, principal agente das forças ocultas que pretendem arrancar Duarte Júnior da vice-liderança que ocupa hoje em todas as pesquisas de intenção de votos???!!! Simplesmente se aproveitou da boa fé do pai do deputado do Republicanos, um senhor de 70 e poucos anos, trabalhou o seu psicológico, manipulando-o de forma mais vil que se possa imaginar e o ‘envenenou’ contra o próprio filho, a ponto de levá-lo a tomar a decisão de concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar!!! Na trama diabólica, foram feitos, inclusive, milhares de folders do pré-candidato, com a apresentação: “DUARTE PAI”!!! E qual seria o objetivo do maquiavélico pré-candidato e também deputado estadual???!!! Incutir no inconsciente da população que Duarte Jr é de família de político, com um pai disputando uma cadeira de vereador em Paço do Lumiar!!!

*** Quanta canalhice!!! Quanta sujeira!!! Dr. Pêta teve acesso a várias mensagens de Whats App enviadas pelo deputado e pré-candidato a prefeito de São Luís ao pai de Duarte Júnior, que ele conheceu há pouco tempo, depois de armar uma situação para que isso acontecesse!!! São mensagens inacreditáveis, que mostram a que ponto chega um homem quando está obcecado em tentar destruir a imagem de um adversário!!! E quando faz isso a serviço de ‘superiores’, unindo o útil ao agradável… ou o inútil ao desagradável!!! Enquanto existir o Jornal Pequeno, a luta para livrar a política maranhense do seu lado mais obscuro e podre não vai parar, podem ficar certos disso todos os conterrâneos que acreditam num Estado melhor!!!

*** Uma iniciativa da Escola do Ministério Público estadual está sendo questionada por integrantes do parquet que primam pela correção das ações e que absorvem o espírito da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), agora sob a nova administração de Eduardo Nicolau!!! Com os melhores propósitos, acredita-se, a escola está fechando com a UNDB (Universidade Dom Bosco) um curso de mestrado na área de Direito, no valor de R$ 4 mil mensais, e arcando com 50% desse valor!!! Ate aí, tudo bem!!! No entanto, sabe-se que tem na cidade instituições oferecendo mestrado na área de Direito com valores inferiores, a exemplo da Fucape (Fundação Instituto de Pesquisa), Ceuma, Fundação Sousândrade, CECGP (Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública)… Não seria de bom alvitre uma consulta aos preços???!!! Até para evitar comentários como de um certo integrante do MPE que disse: “não vi eira bem beira nessa iniciativa!!!

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

2004 – Tadeu Palácio é eleito prefeito de

São Luís com 50,20% dos votos válidos

Nas eleições de 3 de outubro de 2004, seis candidatos disputaram a Prefeitura de São Luís: Tadeu Palácio (PDT), João Castelo (PSDB), Ricardo Murad (PSB), Helena Barros Heluy (PT), Edivaldo de Holanda Braga (PTC) e Luís Carlos Noleto Chaves (PSTU).

Foi uma eleição cheia de expectativas. O ano de 2004 começou com um pré-candidato apontado como favorito absoluto: Ricardo Murad, investido no cargo de Gerente Metropolitano. Ele viria com ‘força total’, apoiado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney, e pela senadora e ex-governadora Roseana.

Mas, antes mesmo do início da campanha, aconteceu um episódio inesperado: o rompimento político do governador José Reinaldo Tavares com o senador José Sarney. Foi um fato que mudou drasticamente o cenário e o desfecho da disputa tanto na capital quanto em todos os demais municípios do Maranhão.

Resultado: o prefeito Tadeu Palácio, apoiado pelo governador Zé Reinaldo e pelo ex-prefeito Jackson Lago, venceu logo no primeiro turno, com 50,20% dos votos válidos, confirmando as previsões de todos os institutos de pesquisas.

Ricardo Murad (com 7,7%), declaradamente apoiado pela senadora Roseana Sarney, ficou na terceira colocação, perdendo também para o candidato João Castelo, que obteve 33,59% dos votos válidos.

O resultado oficial foi conhecido por volta das 0 hora desta segunda-feira e foi recebido com muita festa pela coligação “São Luís no Rumo Certo”, formada por 13 partidos: PDT, PP, PSL, PTN, PCB, PPS, PAN, PRTB, PHS, PMN, PRP, PCdoB e PT do B. Os líderes desta coligação reuniram a militância na Praça Maria Aragão e comemoraram até o dia amanhecer.

José Reinaldo diz que a presença de

Roseana nas eleições foi desastrosa

O Jornal Pequeno estampou esta manchete na capa: ‘Tadeu Palácio leva no primeiro turno’. Foi a vitória da campanha sem baixarias e sem agressões. O governador José Reinaldo Tavares comemorou, no Palácio dos Leões, o resultado das eleições municipais no Maranhão.

Para ele, o pleito realizado em todos os 217 municípios do Estado foi uma grande vitória da democracia, porque as eleições ocorreram num clima de paz e, além disso, o resultado das urnas foi muito bom para as forças que apoiam o seu governo.

Para o governador, a presença da senadora Roseana Sarney nessas eleições foi desastrosa. José Reinaldo fez questão de salientar a importância da reeleição do prefeito Tadeu Palácio, logo no primeiro turno.

Além da reeleição de Tadeu Palácio em São Luís, José Reinaldo também festejou a vitória de outros aliados, entre os quais o deputado estadual Humberto Coutinho, em Caxias, e Biné Figueiredo, em Codó.

“Em todos os municípios do Maranhão, nós obtivemos grandes vitórias”, ressaltou o governador Zé Reinaldo.

*** “Entre o PT e o Brasil, o PT sempre ficou consigo mesmo, é o vetor da divisão na esquerda. Não estaremos com ele em lugar nenhum nestas eleições”!!! A declaração de Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, partido do ‘nosso’ Bira do Pindaré’, feita ao jornal O Estado de S. Paulo, é de uma lucidez elogiável!!! O PSB não fará alianças com o PT em 2020, garante Siqueira, numa postura que deve impactar diretamente a pré-candidatura de Bira do Pindaré, que, afinal, esperava contar com o apoio do partido de Lula para concorrer à prefeitura de São Luís!!! Postura idêntica deveria ter sido adotada pelo governador Flávio Dino, que insiste em defender um partido e um presidente que tanto mal fizeram ao Brasil!!! Por mais que acredite na inocência de Lula, como fala com frequência, por mais que, na condição de legalista, acredite que os processos foram manipulados para prejudicar o ex-presidente e beneficiar Jair Bolsonaro, Flávio Dino não pode deixar de atentar para um detalhe: vamos admitir que Lula não roubou!!! Ok!!! Mas qual crime se poderia atribuir a ele por PERMITIR tanta roubalheira descoberta no seu governo???!!! O próprio Flávio Dino há de convir que isso jamais aconteceria aqui no Maranhão, onde ele tem o governo ‘nas mãos’, sob o seu inteiro controle!!! Então, no mínimo, mesmo admitindo que ele não roubou, o ex-presidente Lula merecia uma ‘boa cadeia’ por ‘CRIME DE RESPONSABILIDADE’, por permitir acontecer tudo que aconteceu e o que se viu no Brasil nos últimos anos, principalmente na Petrobras!!! De um jeito ou de outro, a prisão – ou mesmo um impeachment – seria o caminho mais justo para o ex-comandante da nação brasileira!!! Não pode o governador do Maranhão ignorar toda essa imensa roubalheira que vimos no país nos últimos anos!!! Não tem fatia de votos que justifique!!! O PT e Lula não têm defesa!!! Essa é a grande verdade!!!

*** Viram aí o grupo Mateus protocolando oferta de ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para captar R$ 5 bilhões???!!! Pois é…, na noite dessa sexta-feira, 14, o humilde e gigante empresário maranhense, que iniciou com um simples supermercado em Balsas e que hoje comanda o ‘potentoso’ grupo Mateus, protocolou na CVM, na noite dessa sexta-feira (14), o prospecto preliminar de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês)!!! A varejista maranhense tentará captar R$ 4,1 bilhões em uma oferta primária (dinheiro indo pro caixa da companhia) em outubro, podendo chegar a R$ 5 bilhões caso os lotes adicional e suplementar forem vendidos!!! Pènse!!!

*** Corre à boca pequena em Caxias que tem um certo causídico que seria o mais rico do Maranhão!!! Ele contesta e diz que ninguém ganha dinheiro onde não corre dinheiro!!! Marrapá…, de onde saiu essa fake news, hahahahahahahahahaha???!!!

*** Rapaz, e quem ‘destrinchou’ bem esse importante programa ‘Avança Maranhão’, que contempla recursos da ordem de R$ 30 milhões, foi o presidente da Fiema, Edilson Baldez!!! Em artigo publicado na edição desse sábado, 15, do Jornal Pequeno, Baldez destaca a importância do Plano de Retomada das Atividades Econômicas lançado quinta-feira, 13, em São Luís!!! O plano une as entidades empresariais maranhenses com ações importantes para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado!!! “O plano busca mitigar os danos causados pela pandemia no setor produtivo do estado que afetou as empresas e seus trabalhadores”, ressaltou o empresário!!! Estão envolvidas as principais entidades empresariais do Maranhão: Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-MA, todas presentes no lançamento do Avança Maranhão!!! Conforme Edilson Baldez, o programa contempla um conjunto amplo de ações (o maior da história das instituições idealizadoras) formulado pelas entidades com o propósito de uma atuação firme na reconstrução da economia local, fortemente impactada pelos efeitos da crise do coronavírus!!! A iniciativa conjunta vai contribuir para a mitigação dos impactos econômicos e sociais gerados nos últimos meses, além de deflagrar uma estratégia de auxílio à retomada progressiva e segura de todas as atividades produtivas e de circulação econômica, propiciando apoio emergencial às empresas, particularmente aos pequenos negócios – que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do novo coronavírus!!! Pense num programa ‘porreta’!!!

*** E pra fechar…

Guarda-chuva de práticas ilícitas

Muitos políticos brasileiros não têm uma percepção de si mesmos como potenciais infratores da lei e – em tempos de moral social degenerada – querem se tornar invisíveis aos olhos da Justiça, imitando Giges, personagem do livro “A República”, do filósofo da Grécia Antiga, Platão.
Na obra, Platão narra que, após um tremor de terra, abriu-se uma enorme cratera, onde Giges, um camponês, olhou o cadáver de um homem com um anel em um dos dedos. Rapidamente ele se apossou do anel e fugiu do local.
Na sequência, colocou o anel no dedo ficando imediatamente invisível. Admirado com a descoberta e seguro de si, dirigiu-se, sem titubear, ao Palácio, onde seduziu a rainha, assassinou o Rei, usurpou o trono e deu início a sua longa dinastia, cometendo inúmeros crimes.
É assim que muitos políticos se comportam, favorecendo-se da invisibilidade que a imunidade parlamentar lhes oferece, fazendo dela um “guarda-chuva” de práticas ilícitas generalizadas.

(Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MENTIRAS

Mentem nacionalmente

Mentem institucionalmente

Mentem descaradamente

Mentem sinceramente

Mentem politicamente

Mentem religiosamente

Mentem socialmente

Mentem sofisticadamente

Mentem canalhamente

Mentem plenamente

Mentem convictamente

Mentem cinicamente

Mentem criminosamente

Mentem egoistamente

Mentem supostamente

Mentem hipocritamente

Mentem profissionalmente

Mentem costumeiramente

Mentem diariamente

Mentem semanalmente

Mentem cientificamente

Mentem sazonalmente

Mentem matutinalmente

Mentem vespertinamente

Mentem noturnamente

Mentem urbanamente

Mentem educadamente

Mentem convencionalmente

Mentem internamente

Mentem externamente

Mentem whatsappiamente

Mentem internetiamente

Mentem mentem mentem

É assim a nossa civilização.

(Relembrando Affonso Romano de Sant’Anna)

(Pedro Henrique Miranda Fonseca – Grajaú / Rio de Janeiro)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem foi a ‘cara-metade’ de deputado, enciumada até da própria sombra, que ‘azucrinou’ tanto com uma parlamentar da ‘Grande Ilha’, achando que ela queria alguma coisa com o ‘dito-cujo’, que a bela pensou até em registrar um BO para resguardar sua integridade física???!!! Antes disso, deveria ver bem se o ‘cara-metade’ anda seguindo os dez mandamentos, recebidos no Monte Sinai, principalmente o 10º: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”!!!

*** Qual é o empresário nordestino, da área de pavimentação, que corre o risco de levar uma grande ‘rasteira’ no Maranhão???!!!

*** Qual foi a autoridade em exercício da ‘Grande Ilha’ que recebeu quase 10 milhões e meio para o combate à Covid-19, contratou a mesma empresa alvo da PF em cidades da ‘terrinha’ e agora está em apuros???!!! Eita município que não dá um passo no rumo certo!!!

*** Qual é o hotel da ‘Grande Ilha’ que anda sendo usado para ‘encontros secretos’ entre um auxiliar de gestão pública e um representante de empresa de construção civil???!!!

*** Qual ‘prefeito grandão’ teria transferido ‘dindim’ de conta específica da Covid para a conta única do fundo municipal de saúde, d ificultando a fiscalização???!!! Exemplos dessa prática ilegal seriam 143 transferências bancárias realizadas, de janeiro a abril de 2020, entre as contas do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e do Tesouro, totalizando R$ R$ 2.227.453,48!!! Para o MPMA, a limitação de operações bancárias, a partir de determinados valores, levou a transferências de contas específicas para “contas de passagem”, como a do Tesouro Municipal!!! A mistura de recursos torna quase impossível identificar a origem dos valores!!! Pense num esperto!!!

*** Quem é o pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’ que está jogando sujo e perseguindo a família de um adversário para tentar desconstruir o seu discurso de não pertencer a família de políticos???!!! Pense num manipulador!!!

*** Por que a blogosfera quase toda – a que tem ‘voz’ – está contra Rubens Júnior???!!! Diacho de ‘encantado’ foi esse que baixou nessa galera???!!! Eu, hein, hahahahahahahahaha!!!

*** Quem é o parlamentar da bancada federal maranhense que anda ‘voando baixo’, de olho em 2022???!!! Pense num cabra determinado e disposto!!!

*** Quem é o blogueiro que corre o risco de encrencar e de ser envolvido num processo de pedofilia???!!!

*** Por que a prefeitura fez acordos com uma PJ no caso em frente ao Barramar e fizeram a urbanização, e outra PJ entrou com uma ação pra demolir tudo???!!! Meio ambiente virou um ‘achismo doido’!!!

***