-->

São vários os responsáveis pelo clima de beligerância, tenso, insuportável e perigoso que o Brasil vive hoje. Não é só a postura destrambelhada de Bolsonaro, nem apenas a parcialidade deplorável da ‘grande imprensa’, muito menos as militâncias inflamadas das redes sociais. Esse é o assunto principal do Colunaço deste domingo, 31. Acompanhe outras ‘notícias’ e ainda os intrigantes Mistério do Dr. Pêta, como este: “Por que as mesmas pessoas que condenaram Flávio Dino nas redes sociais por ter decretado o lockdown na Ilha de São Luís agora estão ‘caindo matando’ nele por estar autorizando a retomada lenta e gradual das atividades econômicas???!!! Rapaz, ‘doidice’ pega”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Não é só a postura destrambelhada de Bolsonaro, nem a parcialidade deplorável da maioria da ‘grande imprensa’ brasileira, capitaneada pela Rede Globo, Folha de S. Paulo e Estadão, ou ainda a militância ultrabolsonarista inflamada nas redes sociais que se pode responsabilizar pelo clima de beligerância insuportável e perigoso que o país vive nesses momentos tão difíceis e graves!!! Muito se tem que atribuir, também, a posturas inconsequentes e até irresponsáveis de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), e de lideranças partidárias que, com certas atitudes, não deixam dúvidas de que não estão pensando no Brasil, mas, sim, em ver o ‘circo pegar fogo’, adotando a ‘velha’ e ultrajante “filosofia” do “quanto pior, melhor”!!! No dia 21 de maio, quinta-feira retrasada, os brasileiros conscientes, lúcidos, que pensam realmente no país e que torcem por uma união de todos para derrotar o coronavírus, animaram-se todos e se encheram de esperanças – mesmo os mais céticos – com o resultado da reunião por videoconferência entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores, com a participação dos presidentes da Câmara dos Deputados (Rodrigo Maia) e do Senado (Davi Alcolumbre)!!! Afinal, além do clima de cordialidade que reinou no encontro, o Brasil todo viu os dois mais ferrenhos adversários, hoje, – Jair Bolsonaro e João Dória – sendo corteses um com o outro e trocando expressões positivas em relação ao futuro da convivência!!! E vimos também outro adversário ferrenho do presidente, o governador maranhense Flávio Dino, classificar a reunião como “um sinal positivo”!!! E tinha sido mesmo!!!

*** Mas, ‘travestido’ de decano do Supremo Tribunal Federal, de lideranças políticas do PDT, PSB, PV e de jornalistas, o ‘capeta’ tinha que atentar e “jogar um balde de água fria” nesse fio de esperança que tinha deixado muita gente animada!!! No dia seguinte à reunião, o ministro Celso de Melo, inconsequentemente e sem pensar no país, determinou a liberação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril!!! Pautado pela ‘grande imprensa’, não resistiu à enorme pressão e liberou o vídeo, provocando uma ‘pandemia’ de confusão no país…, isso 24 horas depois de o Brasil ter respirado um pouco aliviado com a reunião do presidente com os governadores!!! Como se não bastasse, logo depois encaminhou à Procuradoria Geral da República, para apreciação, um pedido do PDT, PSB e PV para apreensão dos celulares de Bolsonaro!!! Bastou um encaminhamento com a recomendação de APRECIAÇÃO para jornalistas irresponsáveis levarem as redes sociais a deduzir que a Justiça estava prestes a apreender os telefones do presidente da República!!! Mais ‘doido’ ainda, o general Augusto Heleno, do GSI de Bolsonaro, dispara uma nota ameaçadora contra a democracia do País, levando todo tipo de adversário do governo às mais diversas manifestações!!! Resultado: governo e adversários ‘alopraram’ e voltou tudo à estaca zero!!! Do que se aproveitaram os IDIOTAS DESINFORMADOS, produtos do processo de ‘emburrecimento’ provocado pelas redes sociais, para bradarem: “Todos sabíamos que essa reunião era só jogo de cena”!!! Só o que faltava!!! Ora…, “vão tomar onde as patas tomam”, antes que eu me esqueça!!!

*** Raciocinem com Dr. Pêta!!! A desincompatibilização para quem está em cargo público e pretende concorrer a prefeito ou a vereador nas eleições deste ano deveria ser revista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)!!! A pandemia do coronavírus já afetou mecanismos legais, mexeu com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e gera uma situação completamente atípica no Brasil e no mundo!!! Por que não haveria de atingir as leis eleitorais com seus prazos e regras pré-estabelecidos!!! E se as eleições não puderem acontecer em 4 de outubro, se forem adiadas por 1, dois meses, como fica a desincompatibilização???!!! E se os mandatos municipais forem aumentados em dois anos para que tenhamos eleições gerais em 2022???!!! Nada está decidido e tudo pode acontecer…, inclusive nada!!! Portanto, seria interessante que partidos políticos e Justiça Eleitoral pensassem bem nisso!!! Ou não???!!!

*** Um questionamento sobre o seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) chegou ao conhecimento do Dr. Pêta!!! Para o cargo de Educador Físico, no resultado preliminar só houve um candidato classificado (com nota zero)!!! Segundo participantes do seletivo que fizeram o questionamento, o candidato classificado seria personal trainer de um secretário estadual!!! Os candidatos querem saber do secretário Lula Fylho quais critérios foram usados para classificar apenas um candidato…, com nota zero???!!! E onde estão os demais inscritos???!!! “Nenhum candidato conseguiu pontuação suficiente para figurar na lista, mesmo preenchendo todos os requisitos”, indagam???!!! Procurado por Dr. Pêta, o secretário Lula Fylho disse que iria pegar as informações exatas a respeito porque não se envolve em seletivo!!! Alertado que o seletivo não foi feito por empresa e sim com base em análise de currículo, de caráter emergencial, em que não se contrata banca, o secretário disse: “Tem comissão publicada, tem sistema que faz o cadastro e tem lista que será encaminhada ao Ministério Público. Todos são cadastros de reserva. Não temos que contratar se não for preciso. São contratações de três meses, tudo dentro da lei, conforme edital publicado em Diário Oficial”!!! Por fim, Lula Fylho explicou, já com as informações colhidas, que para o cargo de Educador Físico se inscreveram 104 candidatos, sendo 1 homologado com reserva e 8 classificados no resultado final!!! Acrescentou que no Edital consta que essas contratações são feitas para cadastro de reserva!!! Devolvida a ‘bola’ aos candidatos questionadores, estes fizeram outra indagação: “Se sabem que não vão chamar pra que abrem seletivo”???!!! Segundo Lula Fylho, chamar vão…, “de acordo com as necessidades!!! No caso questionado, homologamos 1, mas tem 8 classificados que podem ser chamados de acordo com as necessidades, e com acompanhamento do MP”, concluiu o secretário!!! A polêmica, então, fica resumida ao nome homologado até aqui, com nota zero: um personal de um secretário estadual!!!

*************************************************************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Primeira grande crise do governo Lula

ganhou repercussão no Jornal Pequeno

No dia 29 de maio de 2021, daqui a exatamente 1 ano, o Jornal Pequeno completará 70 anos desde a sua fundação, em 1951 pelo saudoso José Ribamar Bogéa, um jornalista incansável na defesa dos interesses maiores do povo do Maranhão.

Aproveitando o ensejo desta celebração, durante esses 12 meses o futuro JP SETENTÃO relembrará fatos que marcaram o repertório de reportagens ao longo de toda a sua história.

Fatos nacionais e locais norteiam essa história de lutas do “Órgão das Multidões”, assim batizado por seu fundador o matutino da Rua Afonso Pena, até hoje estabelecido no Centro Histórico de São Luís.

A GRANDE CRISE DO GOVERNO LULA – Em fevereiro de 2004, aconteceu a primeira grande crise do governo Lula. O Jornal Pequeno estampou na capa esta manchete: ‘Dinheiro sujo no Partido dos Trabalhadores. Escândalo envolve assessor da Presidência da República’.

Na época, precisamente no dia 13, quando o PT completava 24 anos, a revista ‘Época’ divulgou o conteúdo de um vídeo no qual Waldomiro Diniz, homem de confiança do ministro da Casa Civil, José Dirceu, aparecia extorquindo o bicheiro carioca Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira – que filmou o flagrante -, em 2002, quando presidia a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), no governo da petista Benedita da Silva.

Waldomiro Diniz foi demitido tão logo a revista chegou às bancas, mas o episódio representou o prólogo da derrocada de José Dirceu, até então o homem mais poderoso do governo Lula.

**************************************************************************************************************** O senador Weverton marcou um ‘gol de placa’, essa semana, ao aprovar o projeto que proíbe as empresas fornecedoras de energia elétrica e água de realizarem cortes nas sextas-feiras e vésperas de feriado!!! O senador maranhense mostrou uma grande capacidade de articulação!!! Com menos de dois anos de mandato pode já emplacar uma lei, o que parlamentares da casa mais antigos não conseguiram em muitos anos de mandato!!! Tem chamado a atenção a performance de Weverton em tempos de coronavírus!!! Além de acompanhar presencialmente todas as sessões do Plenário Virtual desde que começou a pandemia, o parlamentar do Maranhão assume a presidência da sessão toda vez que o presidente Davi Alcolumbre precisa sair!!! E como Alcolumbre tem se afastado muito para atuar como ‘bombeiro’ nas crises entre Bolsonaro e os outros poderes, Weverton assumiu a presidência da sessão praticamente todos os dias nas últimas duas semanas!!! Isso levou alguns jornalistas, inclusive, a o chamarem de vice-presidente, brincando que ele fica bem na cadeira!!! Tá com de ‘bola cheia’ o presidente do PDT maranhense!!!

*** O presidente Bolsonaro, que esbravejou na campanha que nunca faria acordo com a ‘velha política’, acaba de ceder mais um ‘tiquinho’!!! Deu a Gilberto Kassab, homem forte do PSD (Centrão) o comando da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde!!! A Funasa é responsável por ações de saneamento básico e prevenção e controle de doenças relacionadas à falta de esgoto e água potável!!! Tem um orçamento para 2020 de R$ 2,3 bilhões!!! A nomeação ocorre um dia após a votação, com resultado favorável para o governo, da MP que permite a redução de salários e sus- pensão de contratos!!! O Centrão ajudou a reduzir o impacto fiscal da proposta inicial do relator da medida provisória, reduzindo de dois para um ano a extensão da desoneração da folha de pagamento a empresas, medida essa para preservar empregos!!!

*** Os partidos do Centrão que se aproximaram de Bolsonaro, como PP, PL, PSD e Republicanos, já conseguiram emplacar algumas nomeações desde abril, em um ritmo lento de liberação!!! O governo tem justificado a demora nas nomeações, enviadas em abril, citando a análise das indicações pela Associação Brasileira de Inteligência (Abin)!!! O PSD, de Gilberto Kassab, emplacou na Funasa Giovanne Gomes da Silva, comandante da Polícia Militar em Minas Gerais!!! Giovannne substitui o maranhense Márcio Sidney, indicado anteriormente pela bancada evangélica!!!

*** Por sua vez, o PL conquistou uma diretoria no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)!!! O PP também encaminhou um nome para a presidência do órgão, ainda pendente!!! O FNDE tem orçamento de R$ 54 bilhões!!! Já o Republicanos conseguiu a Secretaria de Mobilidade do Desenvolvimento Regional; e o PP, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)!!! Os cargos negociados entre o governo Bolsonaro e partidos do Centrão, como PP, PL, Republicanos e PSD, têm um orçamento somado de R$ 86 bilhões, em 2020!!!

*** Meu amigo, a ‘quarentena’ num certo condomínio ali pras bandas da Península está parecida com a da Rua Grande após o lockdown!!! O inquilino, ‘massa’, desaliançado, tá ‘traçando’ até ‘jacaré’…, não respeita nem a quarta-feira para ‘estarrecer’ a noite dos moradores com altas orgias!!!

*** O deputado Duarte Jr exagerou na dose ao propor uma discussão sobre quatro meses de São João após a pandemia!!! Tirando o exagero do tempo, a ideia teria até algum sentido se o Maranhão, como todo o Brasil, não tivessem coisas muito mais sérias para tratar depois de derrotar o vírus, como a reconstrução econômica e os enormes prejuízos provocados por tanto tempo de Covid-19!!! Inicialmente até que a ideia caiu na ‘graça’, mas depois, quando a ‘ficha caiu’, ‘nego’ ‘partiu pra cima’ do deputado!!! Os adversários de Duarte, que não perdem uma oportunidade, esses, então, fizeram um verdadeiro ‘carnaval’!!! É… acontece!!!

*** Essa aqui Dr. Pêta leu essa semana “por aí”!!! O cinismo atual considera ‘liberdade de expressão’ o funcionamento, dentro do Palácio do Planalto, de um bunker digital, comandado pelo filho do presidente, Carlos Bolsonaro, e financiado por empresários e pelo próprio governo, o qual se especializou em produzir e espalhar ameaças, ofensas e calúnias contra políticos, autoridades, jornalistas, artistas e ministros do Supremo”!!!

*** E aquela empresa do setor de energia, com trabalhos realizados no Maranhão, que recebeu duas ‘boladas’ já durante o comando de Paulo Guedes na Economia!!! Pois é…, R$ 1 bilhão, financiamento do Basa firmado no início de 2020 (juros subsidiados – IPCA + 1,5013% ao ano – pelo Fundo Constitucional do Norte, com o valor superando 10% do total que o FNO tem disponível em 2020, podendo ser pago em até 16 anos!!! E R$ 843 milhões, via Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, em meados de 2019, com 17 anos para ser pago – o empréstimo cobra juros de IPCA + 1,938% ao ano!!!

*** E a Kátia Bogéa, hein!!! Pois é…, disse, com todas as letras, que Jair Bolsonaro (que a demitiu do Iphan) interferiu no órgão por interesse do empresário Luciano Hang!!! É, meu amigo, talvez isso tudo, essa nova situação dentro do Iphan seja uma ‘labareda’ para a resolução dos problemas daqui da ‘terrinha’ levantados pela Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão), que até hoje não teve respostas para os vários ofícios encaminhados ao instituto!!!

*** O fato veio à tona na reunião ministerial do dia 22 de abril, na qual Bolsonaro reclamou da atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e citou o dono da Havan, Luciano Hang, que teve uma obra parada no Rio Grande do Sul após consultoria encontrar vestígios arqueológicos no local!!! A ex-superintendente Kátia Bogéa comentou a declaração do presidente na reunião e disse ao jornal Folha de S. Paulo ter sido demitida após reclamação de Hang e do senador Flávio Bolsonaro!!! Segundo Kátia, a paralisação da obra ocorreu porque a empresa contratada por Hang reportou ao Iphan um achado arqueológico!!! “Ele criou esse escarcéu porque nem a mais simples das obrigações eles querem fazer. Estávamos ali para cumprir a Constituição. O que queriam é que não observássemos a lei”, afirmou Kátia Bogéa!!! Viuchi!!! Dr. Pêta está em busca de mais informações sobre o caso da Ademi!!!

*** Sem se deixar contaminar pelo clima beligerante que envolve instituições brasileiras hoje, o ministro Marco Aurélio, do STF, considerou imprópria a fala do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre a prisão de ministros da Suprema Corte na polêmica reunião ministerial de 22 de abril!!! Em entrevista ao Jornal Nacional, sábado retrasado, 23, o ministro disse que ele, pessoalmente, não considera um caso de ação penal, mas afirmou que se fosse o presidente Bolsonaro teria demitido o Weintraub!!! “Eu só posso atribuir a um arroubo de retórica, né? E cabia ao dirigente da reunião exercer o poder de polícia, evidentemente cortando a palavra dele e dizendo que a palavra em si era imprópria”, disse. “Se estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, evidentemente não teria o estilo do presidente, eu pediria a ele pra pegar o boné e ir pra casa. Eu acho que, principalmente, como ministro da Educação, ele ficou numa situação muito ruim. Que educação é essa”, concluiu Marco Aurélio!!! Enquanto isso, os ‘justiceiros’ querem ‘sangue’!!!

*** Fontes palacianas garantem que a anuência do governador Flávio Dino à pré-candidatura do deputado federal licenciado Rubens Jr a prefeito de São Luís se deu por conta dos resultados à frente da Secretaria das Cidades e dos números de uma pesquisa interna realizada nos últimos dias!!! O pré-candidato tem até a próxima quinta-feira (4) para se desincompatibilizar!!!

*** E pra fechar…

Finalmente, algo prático e honesto do Chefe da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland, EUA:

1. Talvez tenhamos que morar com a Covid-19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato.

2. Você não pode destruir os vírus C19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente – você só vai ao banheiro com mais frequência.

3. Lavar as mãos e manter uma distância física de dois metros é o melhor método para sua proteção.

4. Se você não tem um paciente C19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.

5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.

6. C19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o C19 seja transmitido solicitando alimentos.

7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico de C19.

8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranóia não é!

9. O vírus C19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato próximo.

10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins (apenas mantendo sua distância de proteção física), pelos parques.

11. É suficiente usar sabão normal contra C19, não sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.

12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no microondas, se desejar.

13. As chances de levar o C19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos – as infecções por gota não se espalham assim!

14. Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura.

15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-o apenas na multidão.

16. Usar luvas também é uma má idéia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente.

17. A imunidade é muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de sua casa para qualquer parque / praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas.

MISTÉRIO –

*** Por que as mesmas pessoas que condenaram Flávio Dino nas redes sociais por ter decretado o lockdown na Ilha de São Luís agora estão ‘caindo matando’ nele por estar autorizando a retomada lenta e gradual das atividades econômicas???!!! Rapaz, ‘doidice’ ‘pega’!!!

*** Quem é disseminador de fake News da ‘Grande Ilha’ que está ‘morrendo de medo’ de ser apanhado pelas investigações da Polícia Federal, mesmo sendo ‘alertado’ de que por enquanto elas não chegaram ao Maranhão???!!!

*** Por que certos políticos insistem no mise-en-scéne do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, quando, no fundo, no fundo, sabem que isso não vai a lugar nenhum, porque os próprios presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, já deixaram claro, nos bastidores, que não vão aprovar isso???!!! Por que em vez de perderem tempo e energia com uma ‘ideia’ sem futuro, não FOCAM no vírus mortal???!!! Ou o vírus mental não deixa???!!!

*** Quem é o dono da loja badalada da ‘Grande Ilha’ que alugou um ap ‘dos deuses’ na Península e tá estarrecendo a vizinhança com orgias e mais orgias???!!!

*** Quem são os jornalistas arrogantes e prepotentes, que “sextam” toda semana e ‘se danam’ a descarregar opiniões em grupo de ‘zap’ como se fossem os verdadeiros ‘donos da verdade’???!!!

*** Por onde anda certo causídico sem OAB???!!! Será que os pedidos do proprietário de um famoso bar e restaurante, no Centro Histórico, foram atendidos por meio das orações/preces dos seus ‘anjos da guarda’???!!!

*** Qual é o laboratório da ‘Grande Ilha’, situado em área nobre da cidade, que não atende exames de coronavírus pelos planos de saúde, mas somente particular???!!! Procon nele!!!

*** Por onde anda o ‘ex-garoto-empresário’ que nunca mais gravou aqueles vídeos que andavam divertindo demais a galera das redes sociais???!!!

*** E o ‘nanico’ por ele ameaçado, ‘mergulhou’ também ou está quieto aguardando apenas a oportunidade da ‘rebordosa’???!!!

***