-->

O Portal R7 e a Rede Record publicaram, nesta quarta-feira (30), que fontes ouvidas garantiram  que o ex-governador Flávio Dino (PSB) será o novo Ministro da Justiça. Essas mesmas fontes destacam que Dino deve ser o esclhido para a vaga de Rosa Weber, no STF. Weber deve se aposentar em 2023.

Na composição de uma nova estrutura para a Polícia Federal, Flávio Dino, também segundo o Grupo Record, defende o nome de Andrei Rodrigues para diretor-geral da corporação. Uma das medidas que estão sendo articuladas dentro da equipe de transição é a criação de uma diretoria especial para investigar crimes ambientais.

O ex-governador do Maranhão convenceu Lula e aliados de que a separação entre o Ministério da Justiça e da Segurança Pública enfraqueceria a pasta. Até então, o presidente eleito defendia a separação.

O entrave inicial ao nome de Dino seria o governo perder um nome forte no Senado, que terá mais parlamentes de direita e centro-direita em 2023. No entanto, dois fatores deixam Dino mais próximo do cargo de ministro: a suplente dele é do PSB, mesmo partido dele e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e Lula tem atuado para atrair o apoio de parlamentares do centro, o que equilibraria a decisão.

Caso o nome de Dino seja confirmado para o Ministério, deve ter como secretário-executivo o advogado Marivaldo Pereira.