-->

A agência Moody’s afirmou por meio de um relatório, que a chegada do Open Banking deve estimular o crescimento e aumentar a participação das fintechs de crédito no mercado.

De acordo com a Moody’s, as fintechs de crédito já se preparam para crescer com mais força, estimuladas pela chegada do open banking. O crescimento tende a ser principalmente em nichos que não são atendidos pelos bancos tradicionais.

“Na maioria dos casos, o desempenho dessas empresas em 2020 foi bom, mas à medida que essas fintechs de crédito continuam se expandindo, o sistema regulatório do Brasil, que é aplicado proporcionalmente às instituições reguladas dependendo de sua importância sistêmica, ficará mais apertado”, afirmou a Moody’s em relatório.

Isso também pode levar a novas mudanças para essas empresas de crédito online, tipicamente com menor requerimento de capital. Além disso, o ambiente regulatório mais focado em promover a concorrência e inovação também já começa a mudar a estrutura tradicional de rentabilidade dos bancos.

“Os principais bancos tradicionais com maior parte do mercado continuam acelerando a transformação digital e alguns estão até mesmo mirando oportunidades que provavelmente os levarão além do serviço bancário”, disse a agência.

Segundo a companhia, o número de novos entrantes no sistema financeiro aumentou, graças a um sistema concentrado, ao alto custo dos serviços bancários e ao apoio da regulamentação.

(Com informações da Folha de São Paulo)