-->

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também reagiu ao pronunciamento feito, na noite dessa terça-feira, 24, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Pelas redes sociais, o titular da Seduc disse que “após esse pronunciamento do senhor presidente, não há que se falar em impeachment; há que se falar em internação judicial compulsória com camisa de força”.

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Bolsonaro defendeu a reabertura do comércio e das escolas, e o “fim do confinamento em massa”. As medidas têm sido utilizadas no combate ao novo coronavírus, que já deixou 46 mortos no país.

Alcolumbre – Uma das primeiras manifestações contra o pronunciamento de Jair Bolsonaro foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. “O Brasil precisa de liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da população”, disse Alcolumbre em nota, que também é assinada pelo vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia.

Secretários de Saúde do Nordeste – Depois veio a reação de secretários de Saúde do Nordeste, por meio de uma carta postada após o pronunciamento, na qual se mostraram “estarrecidos” com a fala do presidente. Afirmaram que o pronunciamento “desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus”.

“Não nos parece que a posição exposta pelo presidente seja a do Ministério da Saúde, que tem conduzido tecnicamente”, diz a carta dos secretários, que afirmam, ainda, que percebem “com espanto os graves desencontros entre o pronunciamento do presidente e as diretrizes cotidianas do Ministério da Saúde. Essa fala atrapalha não só o ministro, mas todos nós”.

“Sabemos que iremos enfrentar uma grave recessão econômica, mas o que nos cabe lidar diretamente é com a grave crise sanitária”, prossegue a carta. E encerra: “Vamos continuar tocando a vida com decisões baseadas em evidências científicas, seguindo exemplos bem sucedidos ao redor do mundo. A grande maioria dos países ocidentais e orientais já firmaram seu curso no combate ao vírus e é este curso que o nordeste brasileiro seguirá. Que Deus abençoe cada um de nós que pouco temos dormido”.