-->

Uma análise acurada da entrevista de Flávio Dino à revista VEJA, a hipocrisia do brasileiro, as falas destrambelhadas, mas corretas, de Paulo Guedes; um sério problema da feirinha da Benedito Leite e o projeto JP no Congresso que começa a despertar a mídia no Maranhão são alguns dos principais assuntos do Colunaço do Pêta deste domingo. E tem, ainda, os intrigantes Mistérios de Dona Milu, como este: “Quem foi o “dotô” que teve mais CONTRAS do que PROS com um vídeo “amalucado” que espalhou nas redes sociais essa semana, contrariando vários mandamentos da Tábua de Moisés”???!!! Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** “Flávio Dino, nova estrela da esquerda, não brilha no governo do Maranhão”!!! O título da entrevista que a revista VEJA fez com o governador Flávio Dino já mostra o que seria o texto: isento e jornalístico, para alguns; mais ‘político’ do que jornalístico para outros: desonesto, até, para poucos, por não retratar realmente o que o governador falou e explicou, conforme fontes consultadas pelo Dr. Pêta!!! “Ao fim e ao cabo”, restou, patente, o reconhecimento da VEJA aos avanços do Governo do Maranhão em Saúde, Educação e Segurança Pública!!! “Em meio à crise econômica, elevou consideravelmente os gastos públicos. Concedeu aumentos substanciais aos professores, reformou escolas, inaugurou hospitais e, principalmente, manteve o pagamento dos servidores em dia. A política surtiu efeitos positivos importantes. O Maranhão viu melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os indicadores de educação (O Ideb – Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica – subiu de 3,8%, em 2013). A morte de mulheres após o parto caiu, assim como os homicídios”!!!

*** E aí a VEJA ‘descobre’ que o Maranhão existe, que o Maranhão faz parte do Brasil, e que por isso desemprego e pobreza aumentaram!!! Só que isso aconteceu em TODOS os estados do Brasil… todos, sem exceção!!!

*** Flávio Dino já falou à exaustão sobre déficit público e, com toda certeza, deve ter repetido ao repórter da VEJA, ao ser questionado sobre o tema, que aumentou despesas estaduais para combater a crise, e que agora a trajetória é de redução do déficit. Mas, pelo visto, não houve uma compreensão clara do jornalista!!! Ora, qual é o governo que não lida com déficit hoje???!!! Começa do governo federal, como todos sabemos!!! O que importa é que o Maranhão está cumprindo as metas da Secretaria do Tesouro Nacional… e todos os anos!!! Anualmente, a STN impõe uma meta, e nos cinco anos do governo atual essa meta fiscal foi cumprida, como é notório para quem acompanha mais de perto esse tema!!!

*** Os indicadores do IBGE mostram que, por conta da recessão de 2015 até hoje, o desemprego e a pobreza aumentaram em todos os estados, sem exceção!!! O Maranhão, por sua vez, até tem números bons, se comparamos com as demais unidades da Federação!!! O próprio Caged, órgão do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, mostra que o Maranhão tem saldo positivo de empregos formais há três anos consecutivos: 2017, 2018 e 2019!!! Nesse sábado, por exemplo, uma matéria do jornal O Estado de São Paulo (Veja a íntegra na página 3 desta edição) mostra que a taxa de emprego ficou estável em 18 estados e no Distrito Federal, nos últimos três meses!!! “Dos 18, em 15 a taxa de desocupação está acima da média nacional. A situação melhorou no último trimestre, na comparação com o mesmo período em 2018, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Amapá. Em Goiás, o desemprego subiu 2,20%”, destacou a Folha!!!

*** Como podemos ver, diminuiu a desocupação no Maranhão, que aparece entre sete estados onde o desemprego caiu!!! Lógico que o Maranhão faz parte do Brasil e, portanto, a economia do nosso estado não é absolutamente autônoma…, a não ser que fôssemos outro país!!! E Dr. Pêta acredita que não é o caso de proclamarmos a nossa Independência às margens do Rio Anil!!! Faltaria até o Dom Pedro para tanto!!!

*** Índices de saúde, segurança e educação dependem, sobretudo, do governo do Estado!!! Políticas mais locais do que nacionais – índices de desemprego – dependem mais de políticas nacionais do que locais!!! Política macroeconômica é feita pelo governo federal; estados possuem menor força, porque não controlam juros, câmbio e moeda!!! É isso aí!!!

*** Novamente, “ao fim e ao cabo”, fica a dúvida: a entrevista foi política ou isenta???!!! Quem conhece a linha da VEJA sabe que ela “não quer Bolsonaro”, mas também não quer um quadro novo na (ou da) esquerda!!! Mas, pelo ‘andar da carruagem’, Flávio Dino caminha para ser o “Zico”: meia esquerda!!! Talvez isso é o que esteja incomodando!!! Na quarta-feira, por exemplo, Dino falou em São Paulo para importantes líderes empresariais…, e a convite deles!!! Aí começa a ficar difícil para eventuais adversários, principalmente para aqueles que torcem pela continuação da polarização Direita-Esquerda no Brasil, o que é muito mais interessante para os direitistas, já que a Esquerda agoniza!!!

*** Quem são Dr. Pêta, para ensinar, e meu chefe para dar conselho a Flávio Dino!!! No entanto, o importante, nesse momento, para enfrentar ataques, é sabedoria e serenidade!!! A missão é difícil; afinal, não se tem notícia no Brasil de presidentes que não se reelegeram, e é muito difícil evitar a reeleição de Bolsonaro!!! O próprio governador sabe…, e talvez tenha sido por isso que Dino deixou a ‘deixa’ na mesma entrevista à VEJA: “Uma candidatura à Presidência poderá se colocar se houver um conjunto de forças me apoiando. Se não houver, serei candidato ao Senado”!!!

*** “O Brasil é um país hipócrita”, costuma dizer meu chefe, com toda razão!!! Não só o Brasil, mas o Maranhão também!!! O problema do ministro Paulo Guedes é o destempero, a forma como fala; fruto, talvez, da sua convivência com o presidente Jair Bolsonaro, outro atrapalhado com as palavras, e useiro e vezeiro em disparar bravatas, como a mais recente, de zerar os impostos dos combustíveis!!! Guedes tem absoluta razão quando fala dos parasitas no serviço público!!! Só muita hipocrisia para não admitir que os órgãos públicos federais, principalmente nos estados, têm parasitas “pra dar e vender”!!! Daí a generalizar é um erro imperdoável do ministro bolsonarista, porque, do mesmo jeito que têm parasitas, os órgãos públicos brasileiros estão repletos de bons e ótimos servidores!!! Quanto à declaração polêmica sobre a possibilidade de empregadas domésticas viajarem à Disney, com o real valorizado, mais uma vez Guedes está correto, mas ‘escorregou’ na ‘força de expressão’ que não consegue medir por colocar o ‘fígado’ acima da razão!!! Quanta hipocrisia atacar o ministro pelo cerne da questão!!! E empregada doméstica, com o salário que recebe, tem lá condições de ir para a Disney???!!! NÃO TEM!!! Problema é a forma como Guedes fala!!! É o ‘destrambelho’ dele que ‘despeja’ preconceito, levando-o a perder a razão!!! Mas, no cerne da questão, está correto!!! Mas a hipocrisia do brasileiro jamais vai admitir!!!

*** A hipocrisia do brasileiro é um dos assuntos do Colunaço deste domingo!!! Uma das notas menciona falas do ministro Paulo Guedes que causaram muita polêmica nesta semana!!! No entanto, apesar de atabalhoadas, as declarações refletem verdades incontestáveis!!! Pois bem…, vamos agora à hipocrisia de maranhenses; mais precisamente, de ludovicenses!!! Na sexta-feira foi anunciado um reajuste de 30 centavos no preço da passagem de ônibus em São Luís, a vigorar a partir deste domingo!!! Pronto, foi o bastante para o “mundo vir abaixo” nas redes sociais!!! Aumenta salário de tudo; de professor, de juiz, de desembargador, conta de energia, estacionamento, combustíveis, motoristas e cobradores, piso do jornalista, do deputado, do senador…, mas a passagem de ônibus, quando é reajustada, o mundo vem abaixo!!! Essa imagem ‘rolou’ ontem nas redes sociais, e mostra tudo isso!!! O ‘X’ da questão é: REAJUSTE DE PASSAGEM!!! Fosse um reajuste de 1 centavo, a reação seria a mesma!!!

** O que precisa ser visto é se houve aumento acumulado acima da inflação!!! Se houve, que a Prefeitura de São Luís reveja e ‘trabalhe’ em cima do que diz o Código do Consumidor!!! Só que, como Dr. Pêta disse acima, o reajuste pode ser de 1 centavo que a ‘gritaria’ de quem se aproveita dessas situações e das ‘Marias vão com as outras” será a mesma!!! O usuário do transporte, mesmo, é o que menos reclama, no caso de um reajuste de acordo com a inflação!!!

*** A historiadora Lígia Teixeira perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada, no início da semana, ao tuitar que “os principais jornais impressos não cobriram a desfiliação do deputado Duarte Júnior, do PCdoB”, e que “esses jornais do Maranhão são estranhos demais”!!! Antes de lembrá-la que Duarte Jr não apenas se desfiliou do PCdoB como se filiou ao Republicanos, fato importante que ela, estranhamente, ignora na postagem, talvez Teixeira não saiba, mas a desfiliação do deputado do PCdoB e sua consequente filiação ao Republicanos aconteceram num horário adiantado e incompatível com o fechamento dos jornais impressos!!! O próprio JP, um dos últimos a encerrar as suas edições do dia, não teve como noticiar os fatos!!! Outro detalhe que a historiadora talvez desconheça é que o atraso da desfiliação foi provocado pela demora da presidência do PCdoB em liberar a segunda e correta Carta de Anuência para Duarte Júnior, porque a primeira deixava margem para certas ‘politricas’ que poderiam prejudicar o pré-candidato a prefeito de São Luís!!!

*** Há um ano, o Jornal Pequeno iniciou um projeto em Brasília para destacar a Bancada Nacional Maranhense!!! Com um trabalho dedicado, arrojado e eficiente do jornalista Gil Maranhão, o projeto prosperou, ganhou a confiança dos nossos deputados, dos senadores e hoje os maranhenses sabem diariamente, por meio do JP, o que a Bancada Federal do Maranhão faz e produz no Congresso Nacional, e que não é pouca coisa!!! Nunca os nossos parlamentares federais foram tão divulgados como hoje!!! É um trabalho de fôlego, que está chamando a atenção dos demais veículos maranhenses!!! A TV Mirante, por exemplo, já está fazendo algo parecido!!! No início dessa semana, no bloco político do Bom Dia Maranhão, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes, já se viu matérias com atuação de deputados nossos em plenário, como Márcio Jerry, Juscelino Filho e outros!!! É de trabalhos como esse que o Maranhão está precisando!!! O nosso Estado precisa ser priorizado, colocado acima de interesses menores!!!

*** E olha só o que uma assídua leitora do JP mandou para o Dr. Pêta nesta semana!!! “Eu vendo Slice Cake na feirinha da Benedito Leite. Lá é uma feira que foi feita pelo município para ajudar os pequenos produtores a vender seus produtos, dando também ênfase à cultura local; uma iniciativa, aliás, super bacana. Só que a feira tomou proporções maiores do que todos nós esperávamos, e hoje em dia vende “de um tudo”, sem organização e sem critério. Domingo passado, um permissionário pegou um choque em um carrinho que vende batata frita, devido a uma extensão toda remendada usada pelo dono do carrinho, que coloca, ainda, uma fritadeira em cima de uma placa de inox. A vítima do choque levitou e só caiu após ser empurrado por outra pessoa, que o tirou do ponto a descarga elétrica. Na hora, nós não tínhamos ninguém para prestar os primeiros socorros; não tinha ambulância, os policiais que estavam lá se negaram a prestar socorro, a coordenação da feira fez pouco caso e também não prestou socorro. Resolveram, então, ligar para o Samu, que só chegou uma hora e meia depois do acidente. Falamos, reclamamos e só recebemos esse comunicado: “Pessoal, quem utilizar energia na Feirinha São Luís precisa fazer manutenção de sua extensão e equipamento elétrico. Hoje um permissionário pegou um choque elétrico porque se encostou num carrinho de batata frita onde a fritadeira fica em cima de uma bancada de inox”! Quem leu ficou perplexo com esse comunicado. E se tivesse sido com um visitante? E se esse permissionário tivesse falecido? E se fosse com uma criança, um idoso…? Qualquer pessoa que se dispuser a fazer uma visita à feirinha verá que não tem o padrão mínimo de segurança. Tem uma moça que vende pastel com aquelas fritadeiras, e aí, quando dá uma rajada de vento, cai a água, que fica retida no plástico da tenda; espirra óleo quente para todo os lados…, é uma loucura! Enfim…, eu já achando esse acontecido bem grave, e aí, na terça-feira, um permissionário foi ‘desligado’ da feirinha por não aceitar que a coordenação desse valor ao seu produto. Ele vendia um salgado a R$ 1 e eles queriam que ele aumentasse para R$ 5, pois todos que estavam ali vendiam salgado por esse valor. Ou ele aumentava ou sairia da feirinha: ele saiu. Disse que não queria fazer parte desse cartel, já que ele que produz o produto dele e sabe que vale o que ele cobra. E ainda completou falando que nós éramos extorquidos, pois pagamos uma taxa para está lá e nós sabemos que tudo já está pago em folha. Agora, recebemos outro comunicado: “Voltamos a repetir que o Projeto Feirinha São Luís, pertencente à Prefeitura de São Luís, tem normas para serem cumpridas. Os permissionários que não concordarem com as normas serão simplesmente afastados. Esperamos que todos trabalhem em harmonia, o que será muito bom pra todos nós”. Bom, mas, para isso, precisa que passem as normas e regras, pois até hoje elas nunca foram passadas.

*** Atenção, bancada federal do Maranhão, no Congresso Nacional!!! O estado do Rio de Janeiro vai ganhar um Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial: o Hub.Rio!!! Liderada pela Coppe e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituições que abrigam os mais potentes computadores de alto desempenho do País, a iniciativa, apresentada, dia 6 de fevereiro, pelo professor Guilherme Horta Travassos, da Coppe/UFRJ, integrará as principais instituições de C&T fluminenses como UFRJ, UFF, PUC-Rio, Faperj, Fiocruz, dentre outras!!! O Hub.Rio tem como proposta reunir e alavancar ativos do estado para ofertar soluções tecnológicas contemporâneas ancoradas em Inteligência Artificial!!! Guilherme destacou que o estado do Rio de Janeiro reúne os elementos necessários para seguir o exemplo de outras localidades no mundo que construíram sólidos ecossistemas de inovação tecnológica!!! “As cidades que criaram hubs de inovação bem-sucedidos contavam com fatores críticos de sucesso: instituições educacionais fortes; empresas pioneiras, líderes; investidores que apoiam a inovação; tradição e relevância histórica. O Rio de Janeiro reúne todos esses fatores de sucesso”, ressaltou o professor da Coppe. Saiba mais no Planeta Coppe Notícias: https://bit.ly/37o9VpT

*** E pra fechar…

A caravana vai passando…

Analistas de conveniência há anos erram em seus prognósticos na política maranhense. Mas continuam soberbamente adivinhando tudo que virá. São tão ridículos!
Além dos analistas de conveniência, há também os “analistas” disseminadores de fracassadas tentativas de cizânias. “Analisam” e “informam” com a grandiloquência dos imbecis imodestos, querendo dividir forças que se uniram estrategicamente e não apenas para atravessar uma chuva.
Enquanto eles “analisam” e, com frequência, decretam fracassos do campo progressista, o movimento segue seu curso normal. As mudanças seguem, a política se renova, novos atores políticos se projetam.
Muitos diziam, com ar de absoluta e arrogante verdade, que Flávio Dino jamais seria governador. Que tinha muito talento, capacidade, currículo, mas que lhe faltava apoio da “classe política” e poder econômico para vencer. A despeito de todas as profecias, Flávio Dino venceu, em 2014 e em 2018, com o mesmo patamar de votos.
Não contavam com a gestão política habilidosa, que foi capaz de unir o povo em torno de um projeto que está e continuará em curso. Contavam menos ainda com as habilidades de gestão, que são marca desde o primeiro ano do Governo.
Num rasgo de incontida sinceridade oligárquica, José Sarney disse que o Senado Federal não era para “qualquer um’, depreciando as candidaturas de Weverton e Eliziane. Com apoio de Flávio Dino, estes se tornaram senadores e representam muito bem o Maranhão.
O Maranhão mudou e seguirá mudando. Guiado por um projeto amplo e sólido, focado no fortalecimento da democracia e dos direitos fundamentais. Da população e do progresso de nosso estado.
Ou como imortalizou Chico Buarque e Pablo Milanês… “A História é um carro alegre, cheio de um povo contente, que atropela indiferente, todo aquele que a negue”.

Marcio Jerry – Deputado Federal, vice-líder do PCdoB na Câmara Federal

********************

Renúncia

Em muitas circunstâncias da vida a renúncia, ao contrário do que muitos pensam, não é um ato de covardia, e sim de bravura.
Sim, de bravura, onde temos a compreensão que a renúncia é a melhor atitude a se tomar diante de uma situação que favorecerá a muitos, mesmo que, com a visão imediatista que temos, só vejamos dor e sofrimento, porque abrimos mão de algo que julgávamos nos fazer felizes, mas o tempo passa e compreendemos que na verdade não é sacrifício renunciar uma suposta felicidade, se futuramente poderemos desfrutar a paz de espírito e certificarmos que fizemos a coisa certa pelas pessoas que amamos.
Como disse André Luiz nas psicografias do saudoso Chico Xavier, “renúncia é o amor que se depura”.
Tal escolha exige coragem quando se trata de renunciar um amor em detrimento do outro… Um amor de uma vida inteira por outro amor pra vida inteira, incondicional, insubstituível. O mais bravo dos homens foi quem teve a maior capacidade e renunciar. Jesus veio à Terra como homem, renunciando sua divindade. Veio pobre, renunciando sua realeza, e por fim renunciou a própria vida para que tivéssemos o exemplo que renúncia é um ato nobre e bravo de amor. Só é capaz de renunciar quem ama, e quem ama nem por um instante vacila diante da escolha.
Renuncie, sofra, chore… Mas nada como a sensação da atitude certa a ser tomada para aliviar o coração que agora sangra, mas um dia há de se restaurar, porque tudo passa… Só o que fica são as atitudes que fazemos sem nos arrepender por aqueles que amamos.
Por isso Jesus é inesquecível e renunciar foi uma das suas mais edificantes lições. (Cris Neris – Escritora)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem foi o “dotô” que teve mais CONTRAS do que PROS com um vídeo “amalucado” que espalhou nas redes sociais essa semana, contrariando vários mandamentos da Tábua de Moisés”???!!!

*** Por que o pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr, recebeu duas cartas de anuência para poder se desligar do PCdoB e se filiar ao Republicanos???!!! Qual teria sido o problema da primeira carta???!!!

*** Rapaz, qual será ou quais serão os alvos de Márcio Jerry no artigo “A Caravana vai passando”, que Dr. Pêta publica aí no final do Colunaço???!!!

*** Qual foi o ‘ponto’ da entrevista de Flávio Dino à revista VEJA, se bem lida, que pode ter deixado o Othelino com uma pulga atrás da orelha???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham!!!

*** Quem são os deputados, ex-deputados e ex-prefeitos que estão aderindo ao já ‘batizado’ “Moral da BR”, hahahahahahahahaha???!!! Rapaz, que ‘botija’ será essa de ‘Moral’???!!!

*** Quem foi a professora que flagrou o “cara-metade” militar com uma crush, num bar da Litorânea, domingo passado, e “caiu de catitipapos” nos dois???!!!

*** Qual cidade da ‘Grande Ilha’ que não tem sorte com os gestores, e quase todos os auxiliares são ‘alienígenas’???!!! Pois é…, o de Finanças, por exemplo, sobrinho de parlamentar, é dos Cocais e, depois que assumiu, já colocou tanta gente da ‘Princesa’ que agora quer ser até prefeito???!!! “Vê se pode, Arnaldo!!!

*** Qual é o empresário da construção civil que está correndo risco de ir para a cadeia por conta de uma ação de pensão alimentícia que a ex-“carinha metade” está entrando na justiça???!!!

*** Qual é a pré-candidata a prefeita de cidade maranhense com nome de poeta que tá prometendo a ‘Deus e o mundo’ resolver qualquer pendência de eleitor na justiça por meio do seu ‘papi’???!!! Pois é…, por conta disso, já tem adversário querendo denunciar no CNJ (Conselho Nacional de Justiça)!!! Pense num ‘zumzumzum…!!! ‘Nego’ já tem até imagens do ‘papi’ em evento político apoiando a filha!!! Essa não é “flor que se cheire”!!!

*** Qual é o grande folião que vai desfalcar o Blocão do MR 02, porque está entregue ao “departamento médico” do clube da pontinha da Ponta da Areia???!!! Pior que o hospital fica ali pras bandas da Rua do Passeio, bem pertinho do circuito!!! Já pensou se “assessor-parlamentar-inseto” se interna também???!!! Aí, já era Blocão… a ‘fuga’ será inevitável!!!

*** Qual foi o órgão público que recebeu, na segunda-feira chuvosa dessa semana, a ‘ilustre visita’ do torcedor símbolo do Flamengo, o urubu???!!! Pois é…, e fotografaram a ave na sacada do prédio, toda ‘posuda’, em verdadeira posição de ‘sentido’, quase ‘batendo continência’, hahahahahahahaha!!!