-->

Triunfo, cidade do sertão paraibano, enfrenta uma crise financeira que levou o prefeito Espedito Filho a tomar uma medida drástica: a demissão de todos os servidores contratados e comissionados do município. A decisão foi anunciada por meio do Decreto 037/2023, publicado na última sexta-feira (01), e inclui a rescisão de contratos por excepcional interesse público, exoneração de ocupantes de cargos em comissão e a retirada de gratificações dos servidores efetivos.

A razão por trás dessa ação enérgica é a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está afetando gravemente as finanças de Triunfo e diversos outros municípios brasileiros. Com reduções que chegam a até 34%, as prefeituras enfrentam dificuldades para cumprir suas obrigações financeiras e manter o funcionamento regular das cidades. Além disso, obras essenciais para o crescimento e desenvolvimento das comunidades também sofrem atrasos.

O prefeito Espedito Filho expressou sua preocupação com a situação, destacando que a redução no FPM não afeta apenas a gestão pública, mas também impacta o comércio local e, em última análise, toda a população. Com menos recursos disponíveis, áreas críticas como educação, saúde e infraestrutura sofrem cortes, comprometendo a qualidade de vida dos cidadãos.

Outro fator agravante é a falta de pagamento da maior parte das emendas parlamentares desde o início do ano, contribuindo para a crescente crise financeira enfrentada por Triunfo e outras cidades. A situação ressalta os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros e a necessidade de soluções que garantam o bem-estar das comunidades em tempos de dificuldades econômicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *