-->
Onça sussuarana foge no Zoobotânico de Teresina e equipes realizam buscas (Foto: Lucrécio Arrais)

Uma onça suçuarana (Puma concolor) fugiu no bioparque Zoobotânico de Teresina, localizado na zona Leste de Teresina. Equipes da Polícia Ambiental realizando buscas na tentativa de capturar o animal, que foi visto e está na imediação interna do local.

O Meionorte.com apurou que durante a chuva da noite de ontem, uma árvore de grande porte caiu e atingiu o recinto do animal, que acabou fugindo.

“Devido às chuvas e forte ventania, caiu uma árvore sobre o recinto dela. Teve um defeito e ela saiu. No entanto, a situação está controlada, ela está na área interna do parque. Estamos com uma equipe monitorando ela. É questão de tempo para capturar. Já estamos com armadilhas no local e ela está sendo visualizada. Ela não saiu da área interna e que ela tem conhecimento, onde ela fica. Até o anoitecer a gente captura ela”, disse o tenente F. Oliveira, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Em nota enviada ao Meionorte.com, a Administração Bioparque Zoobotânico informou que desde a ciência do ocorrido, todas as medidas e procedimentos necessários para capturar a onça estão sendo realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais. Além disso, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

Veja a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Bioparque Zoobotânico Piauí vem, por meio desta, informar que devido as fortes chuvas da noite de ontem (02/02/2023), uma árvore de grande porte atingiu o recinto da suçuarana e este foi danificado,  permitindo a sua fuga.

Imediatamente as autoridades competentes foram acionadas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR-PI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí- IBAMA-PI e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque.

As autoridades e a equipe do Bioparque Zoobotânico estão, desde a ciência do ocorrido, realizando todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais do Bioparque.

Por fim, a concessionária informa que a situação se encontra sob controle e que, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

Teresina-PI, 03 de Fevereiro de 2023.

Administração Bioparque Zoobotânico Piauí

A onça-parda ou onça suçuarana é um felino forte e ágil. Mede entre 1,5 e 2,75 m de comprimento, do nariz à cauda. Desse comprimento, 63-96 cm é composto pela cauda. Os machos pesam entre 53-100 kg. As fêmeas pesam normalmente entre 29-64 kg. O tamanho da onça-parda que habita próxima a linha do Equador é menor, e maior em direção aos pólos.

O tenente explicou ainda que as equipes já a avistaram e ela está sendo monitorada. O animal está próximo de uma armadilha com comida. (Victor Melo e Gabriel Bonfim – Meio Norte.com)