-->

Evento marcou a apresentação da Carta Maranhão DTI, resultados do programa Rede de Agentes de Roteiros Turísticos e do catálogo “Vivências Turísticas do Maranhão, contemplando roteiros estaduais.

Encontro DTI Maranhão contou com presenças de parceiros do Turismo maranhense

Esta semana, o Sebrae Maranhão reuniu equipe técnica eparceiros institucionais, como gestores públicos, universidades, lideranças empresariais e membros de Instâncias de Governança dos polos estaduais, para o primeiro Encontro Maranhão DTI: Destinos Maranhenses rumo ao Turismo Inteligente.

O encontro marcou o lançamento do ciclo 2024 da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, do catálogo “Vivências Turísticas do Maranhão” e da “Carta Maranhão DTI: Destinos Maranhenses rumo ao Turismo Inteligente“. A iniciativa da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos e docatálogo foi apresentado pela gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, enquanto acarta foi lida pelos presidentes das Instâncias de Governança – IGR Lençóis e Delta, Patrick Araújo, e Grajaú, Daniely Gaspar.

Encontro marcou divulgação da Carta Maranhão DTI

O ciclo 2024 da Rede de Agentes registra um incremento com relação a 2023, Neste ano, no Maranhão, em açõesprevistas para o período de julho a dezembro, estarão em campo sete Agentes de Roteiros Turísticos, atuando em seis polos turísticos (São Luís, Lençóis & Delta, Munim, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Serras Guajajara Timbira & Kanela), alcançando 46 municípios e contabilizando 23 novos produtos/roteiros.

Germana Magalhães, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, destacou o trabalho do núcleo de turismo com a implementação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes – DTI em todo o Brasil e a atuação do Sebrae Maranhão nesta nova estratégica para o turismo, além do papel dos Agentes de Roteiros Turísticos.

“O Maranhão está na vanguarda com as principais atividades sendo trabalhadas na ótica de modernização e reforço da governança. No Brasil, temos 900 municípios sendo beneficiados pelo trabalho dos Agentes de Roteiros Turísticos, e esse trabalho tem acelerado os resultados daspequenas empresas do turismo. Nosso foco é transformar esse produto em produto nas prateleiras regional, nacional e internacional”, afirmou.

A gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia, durante a fala de abertura do encontro, classificou o momento como um “marco para o turismo” e “um novo posicionamento” do turismo maranhense, agora voltado à sustentabilidade e ao envolvimento com as comunidades, valorizando experiências e a gestão inteligente.

“É um turismo preocupado em trazer benefícios para todos os envolvidos, e que busca uma gestão cada vez mais profissional, amparada em dados. A Carta representa a voz de quem faz o turismo no estado, os empresários, comunidades e parceiros. Queremos cada vez mais transformar o nosso Maranhão em um destino mais atraente para as pessoas”, destacou a gerente.

Presidentes e representantes das IGR’s dos polos São Luís,Munim; Lençóis & Delta; Serras Guajajara, Timbira e Kanela, apresentaram suas boas práticas em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s), que envolvem roteiros inovadores como a experiência que une contemplação, astronomia e vivências em comunidades indígenas.

A professora doutora Monica Araujo, chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão  – UFMA, aproveitou a apresentação dos polos para pontuar a parceria da UFMA e se colocar sempre disponível para estreitar os laços e desenvolver o turismo maranhense, além de ter expressado felicidade por vários ex-alunos seus estarem entre os presentes na reunião.

“O Sebrae está de parabéns pelo trabalho e pela iniciativa. Eu fico cheia de orgulho de ver ex-alunos junto desse trabalho. A Carta é um direcionamento também para a academia, sobre como podemos atuar para que os objetivos se concretizem”, disse.

Abav Expo 2024 – A presença do Maranhão na Abav Expo 2024 foi tema da fala do subsecretário de Turismo do Governo do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes. Ele e a equipe da Setur apresentaram o projeto do estande maranhense no evento e também destacou a boa nova do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural, ressaltando a responsabilidade que coloca em toda a cadeia do turismo no estado. “O reconhecimento da Unesco nos coloca em níveis internacionais e nos dá uma enorme responsabilidade em receber da melhor forma as pessoas de outros países que virão aos Lençóis”, ressaltou.

A gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae, Flávia Nadler, destacou todo o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos e a evolução da abrangência dos ciclos anuais, além da nova fase com os Agentes de Roteiros Turísticos, que tem como foco o fortalecimento da governança e dos produtos turísticos maranhenses, e o papel do DTI no cenário estadual.

Gestora estadual de Turismo e Cultura, Flávia Nadler, apresenta catálogo Vivências Turísticas do Maranhão

“O DTI é um convite ao turismo profissional. Devemos praticar o turismo com gestão, de forma atenta ao mercado, garantindo também que o produto esteja preparado para o turista que busca destinos pelo meio digital. Nosso papel também é capacitar e levar conhecimento de vanguarda aos pequenos negócios para que o Maranhão se torne mais competitivo no mercado turístico”, explicou Nadler. Ela completou apontando que agora “nosso foco será fortalecer os roteiros já existentes, o que não nos impede de identificar novas possibilidades”.

Apresentação da Carta Maranhão DTI fechou o encontro

O encontro contou ainda com representantes do poder público municipal, e do consultor em Reposicionamento Estratégico, Formação de Liderança e Governança, Ricardo Cerqueira. O catálogo “Vivências Turísticas do Maranhão”, abrange 05 polos turísticos, 21 roteiros nos segmentos da Cultura (7), Ecoturismo (13), Agroturismo (1), Sol & Praia (1) e estará disponível nos próximos diasna loja virtual do Sebrae Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *