Em ano de eleição o clima não poderia ser outro: mudanças e mais mudanças. Uma troca de lideranças de importantes partidos alteram o cenário da disputa pela Prefeitura Municipal de Caxias.
O prefeito Fábio Gentil perdeu o controle do Republicanos (seu próprio partido) para o deputado Paulo Marinho Jr. (PL). Mas, conseguiu ganhar o PSB do opositor Adelmo Soares, ex-deputado estadual.
O Republicanos, que tem como presidente nacional o deputado Aluísio Mendes, tem agora liderança compartilhada entre Marinho e Catulé Jr., que ainda mantém vínculos com o PP e deverá indicar um aliado para liderar o partido no município.
Fábio Gentil prepara o sobrinho Gentil Neto para lhe suceder, mesmo sem definir o nome de um vice para compor a chapa. Nesse sentido a pressão é grande por parte de vereadores para incluir Ricardo Rodrigues (PT), presidente da Câmara e aliado do vice-governador Felipe Camarão (PT).
Ocorre que, como a ex-deputada Cleide Coutinho declarou apoio a Gentil Neto, a vaga de vice-prefeito já teria sido oferecida à família Coutinho.
Por outro lado Fábio Gentil prometeu ao governador Carlos Brandão que o vice na chapa de seu sobrinho seria do PSB. No entanto, os Coutinhos são filiados ao PDT, partido do senador Weverton Rocha.
Os opositores Paulo Marinho Jr. (PL) e o vereador Daniel Fiscal do Povo (PRD) também ainda não chegaram a um consenso sobre quem vai disputar a prefeitura da princesa do sertão maranhense com Gentil Neto.