-->

Em uma demonstração de valorização e comprometimento com o serviço público, o governador do Maranhão Carlos Brandão anunciou, no Dia do Servidor Público (28), aumento linear de 11% aos servidores públicos estaduais ativos e inativos, que têm paridade de vencimento. O reajuste para todas as categorias foi aprovado pela Assembleia Legislativa e passará a valer a partir de janeiro de 2024.

Carlos Brandão agradeceu a aprovação do projeto de lei pela Assembleia e ainda deixou em aberto a possibilidade de mais implementos. “Agradeço à Assembleia pela aprovação do PL que concede reajuste linear de 11% e outros benefícios aos servidores públicos. Fizemos um esforço de contingenciamento para assegurar essa valorização. E nada impede que, mediante melhorias orçamentárias, mais avanços sejam garantidos”, destacou.

O governo do Maranhão deixa claro que o pagamento será feito de forma escalonada, atingindo os 11% em 2025, de maneira progressiva. Outros estados adotaram essa mesma forma para garantir valorização dos servidores em meio à crise de arrecadação do ICMS que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos, além da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Carlos Brandão também destacou que todas as promoções, progressões, adicionais e titulações serão reajustados e estão garantidos os auxílios suspensos, como natalidade e funeral.

O próprio governador recebeu representantes da Polícia Civil para tratar dos reajustes para a categoria, algo inédito no Maranhão, segundo os próprios agentes.

No caso dos peritos, investigadores, escrivães e auxiliares da Polícia Civil, o reajuste será maior, devido à defasagem salarial sofrida nos últimos anos e seguem o reposicionamento nacional dessas categorias.

Já para os delegados, a novidade é a retribuição por cumulação de titularidade, conhecida por respondência, além da retribuição para exercício de atividade de direção.

Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) receberão o aumento de 11% anunciados por Carlos Brandão, além de aumento nas progressões e titulações. Especialistas passam a receber 30%; mestres, 40%; e doutores, 60%, para os profissionais da Uema e Uemasul.

Os professores da educação básica já foram contemplados com um aumento salarial neste ano para ativos, inativos e aposentados, seguindo estritamente os parâmetros definidos do piso do magistério e o equilíbrio das contas públicas do estado.

Com os 11%, o Maranhão é dono do terceiro maior aumento para servidores entre os estados que anunciaram reajuste, ficando atrás apenas do Acre (20,32% escalonado até 2026) e do Distrito Federal (18% escalonado até 2025). A média anunciada pelos estados é de cerca de 5%, menos da metade a ser paga para os servidores públicos maranhenses e, ainda assim, serão pagos de maneira escalonada.

Veja abaixo a lista dos estados que concederam reajustes escalonados aos seus servidores:

Acre – 20,32% (escalonado até 2026)
Distrito Federal – 18% (escalonado até 2025)
Maranhão – 11% (até 2025)

Estados que concederam reajuste “linear”:

Amapá – 5,60%
Bahia – 4%
Ceará – 5,80%
Espírito Santo – 5%
Goiás – 5,93%
Mato Grosso – 5,79%
Mato Grosso do Sul – 5%
Paraná – 5,79%
Rio de Janeiro – 5,9%
Roraima – 5,79%
São Paulo – 6%
Sergipe – 10%
Tocantins – 5,93%

Alguns estados não anunciaram reajuste ou deram aumento apenas para determinadas categorias, como os casos de Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Equilíbrio fiscal – Em um cenário econômico que ainda apresenta efeitos negativos da pandemia do coronavírus e com a queda de arrecadação do ICMS e do FPM, o Maranhão dá uma grande demonstração de equilíbrio fiscal para que a máquina pública siga trabalhando com valorização, atendendo todos os anseios da população.

 

3 thoughts on “Maranhão garante um dos maiores aumentos para servidores públicos do Brasil

  1. Grande mentira desse desgoverno Brandão, onde a oligarquia se alojou novamente. Todos os estados brasileiros vinham dando aumentos anuais, ao contrário do Maranhão que está há vários anos sem nenhum aumento. Governo de mentiras…

  2. Mentira tem perna curta. O Maranhão tem os piores salários do funcionalismo público no Brasil. Esse desgoverno Brandão tem também os tentáculos da oligarquia que mandou muitos anos no Maranhão. Tomara que não sejam pautas do atraso e da corrupção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *