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“O Terminal Portuário de Alcântara e a Estrada de Ferro do Maranhão têm o potencial de revolucionar a logística de transporte de cargas do Brasil, o que vai trazer benefícios não só para o estado, mas para todo o país”. A declaração foi feita pelo ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Reinaldo Tavares. e ratificada pelo diretor executivo da Grão Pará Multimodal, Paulo Salvador, na reunião, por videoconferência, promovida, essa semana, pela Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que incluiu na pauta temas como o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) e a Estrada de Ferro do Maranhão (EF-317).

Paulo Salvador considera a estrada de ferro do Maranhão um importante empreendimento para transformar a logística do Arco Norte.

Paulo Salvador com o secretário José Reinaldo Tavares

Sobre o Terminal Portuário de Alcântara, ele disse que a profundidade do TPA será de 25 metros e a ligação Ferroviária EF-317, do TPA até Açailândia (MA), terá 520km, permitindo a redução de custo de transporte em até U$S 15 por tonelada para produtos enviados à Ásia.

A assessora técnica da CNA, Elisangela Pereira Lopes. disse que o projeto é bem-vindo do ponto de vista da CNA, inclusive para os estados que compreendem a região. “Estamos à disposição para contribuir com a implantação desse projeto, que é uma prioridade para o setor, já que possibilita a chegada de maiores embarcações que resultam na redução de custos ao produtor”.

Elisângela ressaltou a necessidade de uma infraestrutura que acompanhe a evolução do setor agropecuário e destacou o crescimento das exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte. “A produção quase dobrou e a exportação triplicou nos últimos 10 anos, mas a infraestrutura não acompanhou esse crescimento”, disse a assessora.

José Reinaldo presente – O ex-governador do Maranhão e secretário de estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, também participou da videoconferência. Reinaldo tem se manifestado, publicamente, em defesa da criação de um ambiente de atração de investimentos para o estado, considerado por ele como um dos mais favoráveis dos últimos tempos. Ele considerou da maior importância a pauta do evento, que incluiu temas como o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) e a Estrada de Ferro do Maranhão (EF-317).

Após o debate, o secretário obteve como êxito a prioridade dada pela CNA aos projetos que devem gerar 100 mil empregos e um impacto de 3,2 bilhões de reais na economia maranhense.

Impacto econômico – Com o Governo Brandão determinado a inserir o Maranhão na rota definitiva do desenvolvimento, o ex-governador Tavares faz a defesa permanente de que “governo não gera emprego, mas sim as empresas”.

 

 

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