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O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Industria e Comércio do Maranhão – Seinc,  juntamente com o Porto do Itaqui, recebe, nesta quinta-feira, 14, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o presidente nacional do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. Com o governador Carlos Brandão, ele participará da abertura do evento “Maranhão de Oportunidades: seminário para atração de investimentos”, em que o governo do Maranhão apresentará a investidores e à direção do Banco do Nordeste todo seu potencial de crescimento, sua infraestrutura e seu ambiente de negócios favorável àqueles que querem investir no estado.

Nesse âmbito, perpassam os resultados de todo trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc) e, igualmente, pelo Porto do Itaqui, considerado o segundo melhor em gestão portuária do país e o maior do Norte/Nordeste

Na oportunidade, o Banco do Nordeste vai apresentar ao governo do estado e aos empresários linhas de crédito capazes de financiar novos projetos. Neste momento, o BNB explicará os caminhos de como os empresários podem se candidatar aos financiamentos. O Banco do Nordeste anuncia condições diferenciadas de crédito para investimentos em empreendimentos produtivos e projetos de infraestrutura, especialmente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado com exclusividade pela instituição financeira. O BNB é responsável, atualmente, por 63% dos financiamentos realizados no Maranhão, de acordo com dados do Banco Central do Brasil.

Além de empresários, instituições como Sebrae, Fiema e Fecomércio estarão representadas no evento.

Potencialidades do Porto do Itaqui – Algumas potencialidades fazem do Porto do Itaqui um importante hub logístico e um elo fundamental na cadeia de abastecimento do Brasil, contribuindo significativamente para o comércio internacional e o desenvolvimento econômico da região.

Conheça parte dessas potencialidades:

Localização estratégica: O Porto do Itaqui está estrategicamente localizado próximo à região Nordeste e ao Norte do Brasil, bem como à rota de navegação que liga a costa leste da América do Sul à Europa, Estados Unidos e outros destinos internacionais. Isso o torna um ponto de entrada e saída importante para o comércio internacional.

Profundidade natural: O porto possui uma profundidade natural adequada para receber navios de grande porte, incluindo navios porta-contêineres, graneleiros e petroleiros. Isso facilita o transporte de grandes volumes de carga, incluindo commodities como minério de ferro, soja, milho, combustíveis e ainda, a celulose.

Terminais especializados: O Porto do Itaqui possui diversos terminais especializados, como o Terminal de Grãos (TEGRAM), que é um dos maiores terminais de exportação de grãos do Brasil, e o Armazém da SUZANO, COPI e áreas de tancagem de combustíveis.

Corredor de exportação: O porto é parte integrante do corredor de exportação do Centro-Norte do Brasil, o que o coloca em uma posição estratégica para escoar a produção agrícola e mineral da região para o mercado internacional. A intermodalidade também é um fato preponderante para que o Porto do Itaqui seja um porto competitivo no mercado nacional e internacional. O sistema intermodal é o mais evidente do país, com três importantes ferrovias com ramais até a faixa de cais, além do duto vias e rodovias

Investimentos em infraestrutura: Nos últimos anos, foram realizados investimentos significativos em infraestrutura no Porto do Itaqui para expandir e modernizar suas instalações, tornando-o ainda mais competitivo no mercado global. Investimentos como a chegada do TEGRAM – Terminal de Grãos, investimentos em novos ramais ferroviários, possibilitando a logística mais eficiente.

Conectividade logística: Além da infraestrutura portuária, o Porto do Itaqui possui conexões ferroviárias e rodoviárias eficientes, facilitando o transporte de cargas para o interior do país e para outras regiões.

Sustentabilidade ambiental: O porto tem adotado medidas para minimizar seu impacto ambiental, incluindo programas de gestão ambiental e a busca por práticas sustentáveis em suas operações. Além disso, em breve, o Porto vai elaborar o Plano de Descarbonização, por meio de contrato para cooperação técnica com a Fundação Porto de Valência. A parceria é estratégica para promover os avanços necessários de melhoria contínua na gestão do meio ambiente do Itaqui, que já é reconhecida pela ISO 14001:2015.  De acordo com o contrato, o trabalho conjunto começará com um mapeamento inicial das emissões de gases de efeito estufa, abrangendo caminhões e veículos que circulam na poligonal do porto, navios e todos os equipamentos portuários. Com base nesse estudo será elaborado o plano de descarbonização, instrumento que vai orientar ações e investimentos com base em um direcionamento mais preciso, objetivo e estratégico.

Ship To Ship: é uma manobra de transferência de carga entre dois navios em mar aberto ou em áreas portuárias. Eficiência logística ao permitir a transferência de carga entre navios, economizando tempo e combustível. A operação ship to shipaconteceu recentemente no Porto do Itaqui, oferece flexibilidade na distribuição de carga, reduz custos, evitando taxas portuárias e outros custos associados a portos, maximiza a eficiência operacional, pois reduz o tempo de espera.

 

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