-->

O Maranhão se prepara para mais uma edição da maior vitrine da ciência e pesquisa do estado. Considerado o ‘Oscar da ciência maranhense’, o Prêmio FAPEMA ganha ainda mais relevância, ao homenagear o ilustre e advogado, jornalista, etnógrafo, teatrólogo e poeta maranhense, Antônio Gonçalves Dias, neste que é o ano do bicentenário de seu nascimento. Realização do Governo do Estado, sob coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), há 18 anos, a premiação confere visibilidade, destaca, reconhece e valoriza os pesquisadores do nosso estado.

Celebrar o bicentenário do poeta é uma oportunidade para reafirmar a importância da cultura, da literatura e das artes do Maranhão. A poesia de Gonçalves Dias ressoa até os dias atuais, conectando o passado e o presente, e inspirando novas gerações de escritores e pesquisadores. Figura central na literatura brasileira, lembrado por obras marcantes como Canção do Exílio e I-Juca Pirama, ele capturou a essência do Brasil em sua diversidade, destacando a natureza exuberante, a cultura indígena e a rica miscigenação do país. Na homenagem ao poeta, o prêmio vai destacar a impactante e eloquente obra, evidenciando o bicentenário de seu nascimento.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destaca uma das características notáveis do Prêmio FAPEMA, que é ter reflexo na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. O incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento é fundamental para impulsionar a região e seu potencial nas mais diversas áreas, pontua. Além disso, prossegue Waal, o prêmio estimula a formação de novos pesquisadores e o fortalecimento das instituições acadêmicas locais, contribuindo para a expansão do horizonte intelectual do estado.

O edital da premiação já está disponível e detalha categorias, critérios de avaliação e procedimentos para inscrição. Os trabalhos podem ser submetidos em diversas áreas, como ciências sociais, naturais, humanas, tecnológicas e da saúde. Esta ampla variedade de categorias reflete a abrangência do prêmio, que busca reconhecer e incentivar, não apenas a excelência acadêmica, mas também a inovação e a relevância social dos projetos de pesquisa desenvolvidos no estado. A data limite para a inscrição de trabalhos é até 1º de setembro. O edital está disponível no endereço www.fapema.br.

No ano em que celebramos os 200 anos de nascimento do poeta, o Prêmio FAPEMA presta homenagem mais que justa, ao ícone literário, reconhecendo sua contribuição para a cultura e a identidade maranhense, e mais, brasileira. A cerimônia de premiação será dia 5 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *