-->

Variedade de cultivo, fertilidade do solo, clima favorável e inúmeras comunidades produtoras fazem do Maranhão, um potencial mercado da produção de frutas. Um espelho do que é o país que figura em terceiro lugar entre os maiores produtores de frutas do mundo. Consciente dessa potencialidade, o Governo do Maranhão, por meio Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), contribui com o fortalecimento do setor, apoiando uma série de projetos e pesquisas, tirando as ideias do papel e impulsionando o avanço destes negócios na capital, e também, interior do Estado.

A fruticultura é fator que impulsiona o comércio e gera renda nas pequenas comunidades produtoras familiares de vários municípios maranhenses, nos quais esta atividade agrícola tem encontrado condições favoráveis para seu desenvolvimento. Em consequência, possibilitado o crescimento destes grupos produtores. Com o apoio do governo à produção e às pesquisas, novos e potenciais produtos estão em desenvolvimento, vislumbrando melhor aproveitamento e potencializando as culturas.

Uma nova bebida mista com probióticos (alimentos que contém micro-organismos vivos, cuja ingestão faz bem à saúde) está em estudo e pretende ser alternativa mais inclusiva no comércio de alimentos que contêm este item. A base do suco é o açaí e partes da vinagreira, alimentos bem característicos do Maranhão. O estudo impacta na vida dos produtores agrícolas, que terão a possibilidade de beneficiamento dos itens cultivados.

Em Belágua, pesquisa trabalha forma de ampliar o cultivo de mudas de plantas frutíferas. O estudo vai impactar na redução de variação genética destas espécies, aumento de espécies nativas, além de garantir economia de água, melhor aproveitamento de áreas de plantio e produção mais precoce de mudas. A descoberta terá impacto direto na qualidade de vida dos pequenos produtores da zona rural do município, proporcionando trabalho e aumento de sua renda.

Para além do cultivo de fato e do manuseio da terra, a inovação também avança no cenário das pesquisas voltadas à fruticultura. Em Imperatriz, a startup ‘Frutimatec: conhecimento e segurança para o fruticultor’, orienta o produtor sobre como explorar melhor as espécies e obter mais itens de mais qualidade e maior rendimento. É a tecnologia levando informação à área rural.

Estas, e muitas outras pesquisas são possíveis, com o apoio da FAPEMA e podem mudar a vida de centenas de maranhenses, que têm na produção agrícola de frutas, o seu sustento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *