-->

O Governo do Maranhão, ciente da importância do comércio internacional para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, tem se dedicado ativamente a promover iniciativas que capacitam e qualificam as empresas locais para atuarem no mercado exterior. Uma dessas ações de destaque é o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), executada, no Maranhão, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Para impulsionar este programa, o governador Carlos Brandão esteve reunido com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, em Brasília, na segunda, 17, buscando projetos conjuntos para atração de investimentos e avanço na capacitação de empresas maranhenses para exportação. Uma integração que se mostra promissora e vislumbra oportunidades para o crescimento econômico do Maranhão, com a inserção de produtos e serviços maranhenses em mercados internacionais. Com a parceria, o Maranhão pode prospectar mais investimentos estrangeiros e impulsionar setores estratégicos da economia. O presidente da ApexBrasil demonstrou entusiasmo com as propostas do Governo do Estado e expressou o comprometimento da agência nacional em colaborar com o Maranhão.

A inserção das empresas no comércio exterior tornou-se fundamental para ampliar a competitividade e garantir sustentabilidade a longo prazo. Nesse sentido, o PEIEX MA é uma estratégia inovadora, que estimula o crescimento das empresas maranhenses nos mercados internacionais. O programa garante suporte técnico e consultoria especializada a empresas, para enfrentar os desafios e atuar no mercado internacional. A iniciativa proporciona, ainda, que as empresas estabeleçam uma rede de contatos e trocar experiências.

O PEIEX MA está em sua segunda edição no Maranhão, tendo como novidade, o polo de Imperatriz. Terão início, no próximo dia 31/07, as capacitações coletivas, num total de 24. O programa prevê também um Comitê Consultivo formado por entidades públicas e privadas do estado, que possam contribuir com ações para inserir as empresas maranhenses no mercado internacional, de forma planejada e segura. Atualmente, somam 21 empresas já inseridas no programa, sendo 16 no núcleo sediado em São Luís e cinco no polo de Imperatriz . A meta é capacitar 75 empresas nesta edição do Programa.

Na busca desta e outras parcerias, o Governo do Maranhão demonstra grande consciência sobre a importância do comércio internacional como um impulsionador do desenvolvimento econômico e da geração de empregos. Diante disso, tem se empenhado, ativamente, em promover iniciativas que capacitam e qualificam as empresas locais para ingressarem e prosperarem no mercado exteriora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *