-->

O São João é uma das mais belas manifestações culturais do Brasil. No Maranhão, se coloca como parte da identidade social e referência na formação do povo da região. Nesse cenário, o bumba meu boi é visto pelos estudantes maranhenses como a mais importante, relevante e de impacto, na série elementos da cultura popular do Estado. A constatação foi observada pela professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, na pesquisa ‘Ressignificação: identidade, tradição e a valorização educacional do festejo junino maranhense’. O estudo contou com apoio do Governo do Estado por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Pesquisa apoiada pela FAPEMA trabalha valorização social dos festejos juninos no ambiente escolar

O trabalho foi desenvolvido no município de Caxias, com mais de 250 estudantes dos Centros de Ensino Médio Cesar Marques e Santos Dumont, com foco na promoção da valorização da identidade cultural, a partir da pesquisa e formação na própria unidade escolar.

“Este é um dos projetos apoiados pela FAPEMA que destaca uma das mais importantes manifestações da cultura do nosso estado, que é o São João. E sobretudo, por disseminar essa rica manifestação aos jovens estudantes, que são o futuro e podem perpetuar essa história e saberes. Parabenizamos a pesquisadora pela sensibilidade em elevar essa cultura popular a outros patamares e mostrar o Maranhão em sua mais rica manifestação”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall. Ele acrescentou que o Governo do Estado apoia anualmente milhares de pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento e em diferentes regiões do Maranhão, sendo está uma orientação do governador Carlos Brandão.

Pesquisa apoiada pela FAPEMA trabalha valorização social dos festejos juninos no ambiente escolar

A pesquisa foca na observação do bumba meu boi no ambiente escolar e seu reflexo na educação das crianças e jovens que participam das apresentações. Em vários aspectos, esta presença funciona como forma de conhecimento e perpetuação desse saber para as novas gerações. Franc-Lane do Nascimento relata que o interesse em desenvolver o projeto de pesquisa surgiu de suas reflexões e inquietações em sala de aula. Ela é professora e pesquisadora, atuando nas áreas da Educação Básica, Ensino Superior e pós-graduação. Paralelamente, ressaltou as leis nº 11.645/2008 e nº 10639/2003, que determinam a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, no currículo oficial da rede de ensino.

“Estas leis objetivam mudar o foco etnocêntrico, marcado de raiz europeia para o africano e indígena, ampliando os currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica. Sendo responsabilidade das escolas de Educação Básica incluir atividades envolvendo a cultura e a história dos povos indígenas, descendentes de asiáticos e as raízes africanas e europeias”, explica Franc-Lane do Nascimento.

Pesquisa apoiada pela FAPEMA trabalha valorização social dos festejos juninos no ambiente escolar

Ela destaca que o estudo do São João tem sua importância por ressignificar a cultura popular em vista da reconstrução da identidade, tradição e valorização social do festejo junino maranhense. “Isso possibilita o desenvolvimento de conhecimentos, através das danças, comidas, músicas e brincadeiras típicas dessa festa. O Brasil é um país diverso em acervo cultural, sendo de grande importância conhecê-los, enquanto identidade de um povo, pois, estas manifestações, a exemplo do São João, mantêm vivas as tradições e costumes, preservando a identidade para as novas gerações”, frisa.

O trabalho foi desenvolvido no município de Caxias, com 272 estudantes dos Centros de Ensino Médio Cesar Marques e Santos Dumont, com foco na promoção da valorização da identidade cultural, a partir da pesquisa e formação na própria unidade escolar. “Queríamos proporcionar aos estudantes o conhecimento da sua origem dos símbolos e valores, por meio da manifestação junina. Diante disso, foi possível compreender suas percepções sobre cultura popular e a importância desse saber para a formação cidadã. Esse conjunto integra um processo de ressignificação da cultura e da apropriação de saberes e fazeres sociais, e constituem como referência sociocultural. Portanto, consideramos oportunas que sejam executadas mais atividades juninas para que os estudantes conheçam as festas tradicionais maranhense e os símbolos santos”, reforça.

Foi solicitado aos alunos que citassem as danças e manifestações artísticas e culturais, que, em suas percepções, fossem as mais importantes no festejo junino. As mais apontadas foram o bumba meu boi, cacuriá, quadrilha, baião, reisado, caretas, dança portuguesa, dança do Lili, tambor de crioula, dança de São Gonçalo, reggae e capoeira. Nesta perspectiva, ela observou que a cultura popular caxiense é tradicional e manifestada nas histórias, lendas e brincadeiras aos santos juninos. O bumba-meu-boi do município tem como uma das indumentárias o boi de cofo – artesanato da região, fabricado pelos agricultores e extraído da palha do coco babaçu. “Isso, pelo fato do cofo já ter o formato do corpo de um boi”, complementa.

Apoio

A pesquisadora submeteu o trabalho ao edital Com Ciência Cultural, da FAPEMA, que apoia projetos artísticos e culturais nas escolas estaduais do Maranhão. Neste caso, foi desenvolvido com estudantes do Centro de Ensino Médio César Marques, no município de Caxias. “As ações desenvolvidas foram fortalecidas com a parceria entre FAPEMA e UEMA, integração importante para assegurar a continuidade das atividades culturais e artísticas na escola”, pontua.

Pesquisa apoiada pela FAPEMA trabalha valorização social dos festejos juninos no ambiente escolar

Franc-Lane do Nascimento reitera que “o apoio da FAPEMA é sempre importante para o financiamento, efetivação e acompanhamento de pesquisas, tendo em vista a produção e socialização do conhecimento científico no estado do Maranhão”. O apoio da fundação possibilitou a publicação dos resultados do estudo em livros e artigos científicos, e em revistas qualificadas nas áreas da Educação e História.

“Seguimos com projetos de pesquisas e extensões sobre a cultura popular e a interculturalidade, participando de editais da universidade, e ainda, na orientação de trabalho de conclusão de cursos da graduação e dissertações de mestrado e pós-graduações”, reforça a pesquisadora sobre os rumos do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *