Meio-campista do Manchester City quebra jejum de 64 anos da Espanha e desbanca atacante brasileiro do Real Madrid, apontado como favorito e ausente na cerimônia
A espera do Brasil continua. Depois de 64 anos, um espanhol é coroado como o melhor jogador do mundo. O meio-campista Rodri, do Manchester City, desbancou o favorito Vinicius Junior e ganhou a Bola de Ouro de 2024. O campeão da Euro pela Espanha, de 28 anos, é o vencedor na primeira edição com parceria da Uefa e a revista France Football, organizadora do evento.
O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini Jr., no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007. Antes do atacante do Real Madrid, o melhor desempenho no período foi de Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017.
Ausente na premiação, Vinicius se manifestou nas redes sociais com uma mensagem enigmática:
Rodri é o terceiro espanhol a ganhar a Bola de Ouro. Antes, apenas o argentino naturalizado espanhol, Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960) haviam vencido a premiação, em uma época na qual apenas europeus concorriam.
Em seu discurso, Rodri citou outros ídolos da Espanha e disse que sua coroação é uma vitória do futebol do país. Ele reiterou que o prêmio é uma forma de reconhecer a importância de outras posições em campo.
— Carvajal, que sofreu a mesma lesão que eu, merecia estar aqui. Lamine Yamal, no futuro vai ganhar. Você tem o futuro pela frente. Não é uma vitória apenas minha, mas do futebol espanhol. Uma recompensa a jogadores que nunca ganharam. Xavi, Iniesta, Busquets. Uma vitória do futebol espanhol — discursou Rodri.
Apontado como favorito à conquista antes da premiação, o atacante Vini Jr. não compareceu à cerimônia. Segundo o geapurou, o Real Madrid soube nos bastidores que o brasileiro não seria o coroado, e nenhum indicado do time esteve presente. Oficialmente, o clube afirmou que “não vai onde o Real Madrid não é respeitado”.
Perguntado sobre os concorrentes, em especial Vinicius Junior e Bellingham, que formaram o Top-3, Rodri evitou comparações. E agradeceu a quem votou no espanhol. (GE)