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Sete dos 20 clubes brasileiros da Série A se transformaram em SAF (Sociedade Anônima do Futebol): América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá, Vasco, Coritiba. O Redbull Bragantino tem uma modalidade de gestão diferente – é um clube empresa – mas, de qualquer forma, não adota o mesmo modelo de clube associativos como nos moldes antigos. O Atlético-MG abriu negociações neste sentido e até mesmo o Flamengo, um dos mais estruturados clubes brasileiros do ponto de vista financeiro, não descarta a possibilidade.

Botafogo lidera o campeonato – algo impensável anos atrás – o Bragantino está entre os primeiros colocados. Os demais estão lutando em posições intermediárias na tabela,mas conseguiram realizar contratações importantes na última janela de transferências. A interação em alguns casos é tão grande que, para celebrar a parceria com o Bahia, o Manchester City promoveu um show do cantor Carlinhos Braun no Eithad Stadium, em Manchester.

Além disso, no início de agosto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou um parecer com orientações para as SAFs (sociedades anônimas de futebol) acessarem o mercado de capitais. Entre as possibilidades para clubes com esse modelo de gestão captarem recursos estão IPOs, debêntures-fut, crowdfunding de investimento, fundos de investimento e securitização.

Neste cenário, como as empresas patrocinadoras, clubes e profissionais do mundo do futebol podem potencializar seus investimentos no mundo do futebol? Como tornar suas marcas mais próximas das torcidas, de consumidores, numa forma de gestão dos clubes no Brasil

Para entender um pouco mais desse cenário, a ESPM organiza, no início de outubro a terceira edição do curso Gestão de Marcas no Esporte. As aulas acontecerão de 5 a 7 de outubro e os interessados podem participar de maneira online ou presencial.

Nos encontros serão abordados a importância da estratégica do marketing e direito desportivo com foco na prevenção de riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, bem como conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais.

O curso será ministrado pelos professores Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo.

Gustavo Cesário é doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e bacharel em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP. Esteve à frente dos departamentos de comunicação de marketing da Pirelli, Case New Holland e Mongeral Aegon onde implementou e gerenciou grandescontratos de patrocínio no futebol e automobilismo.

Roberta Ferreira Severo é mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Gestão, Marketing e Direito do Esporte pela FGV/FIFA/CIES. Especialista em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes – AVM. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD. É Auditora da 3ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ do Futebol.

Inscreva-se em: https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/trends/gestao-de-marcas-no-esporte-os-impactos-da-saf-e-das-mudancas-na-lei-pele/

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