-->

Com os 32 jogos da sétima rodada, o primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no domingo. Agora é hora de analisar alguns aspectos interessantes do torneio. Quem lidera o ranking é o estado de Pernambuco, que disputou 42 pontos com Retrô e Santa Cruz e venceu 29. Um aproveitamento de 69,05%. São Paulo ocupa a 11ª colocação, pois Santo André, XV de Piracicaba, Inter de Limeira e Ferroviária venceram 37 pontos dos 84 possíveis. Aproveitamento de 44,05%.

Com os 32 jogos da sétima rodada, o primeiro turno da Série D do Brasileiro chegou ao fim no domingo. Agora é hora de analisar alguns aspectos interessantes do torneio.

4º LUGAR – ANÁPOLIS-GO

Na última posição que garante o acesso, aparecia o Anápolis-GO, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar do Grupo A5, com 15 pontos. O time garantiu o posto de quarta melhor campanha por pouco, já que desbancou o Retrô-PE, líder do Grupo A4 apenas no saldo de gols (10 a 5). O time goiano é um dos apenas cinco invictos até agora. Fundado em 1946, participou da elite nacional em 1966, mas sua última aparição na Série C foi em 2008.

3º LUGAR – NACIONAL-AM

O Nacional-AM vem se destacando no Grupo A1 e lidera com 16 pontos. Fundado em 1913, seu auge foi a Série B, em que teve seis participações, sendo a última em 2001. Em 2007, fez sua última participação na Série C e não conseguiu retornar mais. O time voltou à Série D após dois anos ausente. Em 2020, foi eliminado ainda na fase preliminar para o Ji-Paraná-RO.

2º LUGAR – PORTUGUESA-RJ

Também com 16 pontos e com oito gols de saldo, a Portuguesa-RJ aparece na segunda colocação por conta de seu ataque, que marcou 17 gols contra 12 do Nacional-AM. O time carioca terminou na liderança do Grupo A6, que também conta com o paulista Santo André.

Fundada em 1924, o auge da Portuguesa foram as duas participações na Série C, em 2003 e 2004. O time estreou na Copa do Brasil na temporada passada e chegou às quartas de final na Série D. Ou seja, ficou apenas a uma fase do acesso. Foi eliminado pelo o Amazonas-AM após empate por 1 a 1 e derrota por 3 a 2.

1º LUGAR – FERROVIÁRIO-CE

O time com melhor campanha no primeiro turno foi o Ferroviário-CE com 19 pontos, líder do Grupo A2. O time estava 100% até a última rodada, mas empatou com o Maranhão. Fundado em 1933, o Ferroviário tem experiência na Série D, já que foi campeão em 2018. O time já teve seis participações na elite nacional, mas a última foi em 1984. Rebaixado na Série C de 2022, naturalmente chegou como um dos favoritos ao acesso.

Como seriam os confrontos da 2ª fase após o 1º turno:

Vale lembrar que dos duelos são definidos a cada dois grupos em cruzamento olímpico. Ou seja, o 1º colocado do Grupo A1 encara o quarto do Grupo A2, o segundo do Grupo A1 pega o terceiro do Grupo A2, o terceiro do Grupo A1 enfrenta o segundo do Grupo A2 e o quarto do Grupo A1 encara o líder do Grupo A2. Esse formato é repetido com Grupo A3 x Grupo A4, Grupo A5 x Grupo A6 e Grupo A7 x Grupo A8.

PAULISTAS

Entre os paulistas, apenas a Ferroviária ficaria fora. O time de Araraquara, porém, vem em evolução e ocupa o quinto lugar do Grupo A7 e tem tudo para terminar o segundo turno no G-4. Santo André, XV de Piracicaba e Inter de Limeira estariam classificados.

VEJA COMO FICARIAM OS CONFRONTOS:

GRUPO A1 X GRUPO A2

Nacional-AM x Tocantinópolis-TO

Águia-PA x Maranhão-MA

Tuna Luso-PA x Paranahyba-PI

Humaitá-AC x Ferroviário-CE

GRUPO A3 X GRUPO A4

Pacajus-CE x ASA-AL

Santa Cruz-PE x Bahia de Feira-BA

Sousa-PB x Sergipe-SE

Campinense-PB x Retrô-PE

GRUPO A5 X GRUPO A6

Anápolis-GO x Santo André-SP

União-MT x Democrata GV-MG

Ceilândia-DF x Athletic-MG

Operário VG-MT x Portuguesa-RJ

GRUPO A7 X GRUPO A8

Patrocinense-MG x Concórdia-SC

Crac-GO x Hercílio Luz-SC

XV de Piracicaba-SP x São Joseense-PR

Inter de Limeira-SP x Caxias-RS

Categorias: Futebol Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *