-->

Nas eleições municipais deste ano, 103 dos 5.569 municípios brasileiros poderão realizar um segundo turno para a escolha do prefeito, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da votação. O primeiro turno está agendado para o próximo dia 6 de outubro.

Conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Resolução TSE 23.734/2024, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar têm direito a essa segunda etapa. Nos municípios que não atingirem esse número, o candidato que obtiver a maior quantidade de votos válidos no primeiro turno será eleito.

Para os locais que exigirem um segundo turno, os eleitores voltarão às urnas no último domingo de outubro, dia 27, de acordo com os resultados da primeira votação. Com a exceção do Distrito Federal, todas as 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de passar por essa etapa adicional.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 103 municípios que poderão realizar o segundo turno possuem, juntos, cerca de 60,5 milhões de eleitores, representando 38,8% do eleitorado nacional. No total, o Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano.

Entre os municípios com maior número de votantes, destacam-se São Paulo (SP), com 9,3 milhões de eleitores, Rio de Janeiro (RJ), com 5 milhões, e Belo Horizonte (MG), com 1,9 milhão. Em contraste, Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as cidades com os menores números de eleitores que poderão participar do segundo turno, com 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores, respectivamente.

São Paulo lidera a lista de estados com mais municípios elegíveis para o segundo turno, totalizando 30 cidades com mais de 200 mil eleitores. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 11 municípios, seguido por Minas Gerais, com oito.

Nos últimos quatro anos, nove cidades aumentaram seu eleitorado para mais de 200 mil: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO). Por outro lado, o número de eleitores caiu em algumas cidades, como Governador Valadares (MG), que viu sua população de eleitores cair de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024.

No total, o Brasil tem mais de 155,91 milhões de eleitores cadastrados para as eleições municipais de 2024, que prometem ser um importante momento de decisão para a política local em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *