-->

O Instituto Federal do Maranhão (Ifma) iniciou as inscrições para o Processo Seletivo 2025 dos cursos técnicos de nível médio.

Os candidatos têm até o dia 21 de outubro para se inscreverem, exclusivamente pela internet.

A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 30.

O ifma divulgou o resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa. Aqueles que obtiveram a isenção confirmada estão automaticamente inscritos no processo seletivo.

Já os candidatos que tiveram o pedido negado podem recorrer nos dias 19 e 20 de setembro, por meio da área do candidato no site do IFMA.

Ao todo, estão disponíveis 6.110 vagas distribuídas em 29 campi de 27 cidades maranhenses, incluindo Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

PROVAS E INSCRIÇÕES

A seleção ocorrerá por meio de uma prova no dia 24 de novembro. Os candidatos deverão responder a 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, com quatro alternativas cada, das quais apenas uma estará correta.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário on-line, gerando um boleto de R$ 30, que pode ser pago via PIX ou boleto em qualquer banco ou correspondente.

O prazo para o pagamento da taxa é até 22 de outubro, e a inscrição será homologada apenas após a confirmação do pagamento.

Nos campi do IFMA, computadores com acesso à internet estarão disponíveis para quem precisar realizar a inscrição.

O serviço funcionará das 8h às 12h e das 14h às 18h, com auxílio de servidores da instituição.

MODALIDADES DE CURSOS

Os candidatos podem optar por três modalidades de ensino: integrada, concomitante e subsequente.

Na modalidade integrada, os estudantes cursam o Ensino Médio regular junto com a formação técnica.

A modalidade concomitante é para quem já está matriculado no Ensino Médio em outra instituição e deseja cursar apenas o curso técnico no IFMA.

Já a subsequente é voltada para quem já concluiu o Ensino Médio.

COTAS

No mínimo, 50% das vagas em cada curso são reservadas para estudantes que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio em escolas públicas.

Metade dessas vagas é destinada a quem tem renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita, enquanto a outra metade atende a estudantes de qualquer faixa de renda.

Além disso, o sistema de cotas garante 79,84% das vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, 9,10% para pessoas com deficiência e 3,97% para quilombolas.

Independentemente dos cálculos de reserva de vagas, será assegurada pelo menos uma vaga em cada grupo de cotas por curso e turno.

O ifma também reserva 2,5% do total de vagas para candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, renda ou etnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *