Teve início nesta segunda-feira (11), a formação “Sobrevoo Mais Integral 2ª edição”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa o fortalecimento do modelo integral na rede municipal de ensino no Maranhão.
O evento, que acontece até o dia 15 de março, reunirá cerca de 1.200 participantes entre equipes de implantação das Secretarias Municipais de Educação e gestores escolares das Unidades Mais Integral para oportunizar reflexões e trocas de experiências quanto as rotinas pedagógicas e do modelo de gestão escolar das Unidades Mais Integral.
“Esse é mais um importante passo para a expansão do modelo integral no Maranhão onde alinhamos junto à comunidade escolar e representantes das secretarias municipais do Maranhão dimensões formativas que fortalecem não somente a aprendizagem, mas também o potencial do aluno e todo o processo educacional. Hoje, vivemos a concretização do projeto que aderimos em 2021 e que mudará a vida de muitas crianças maranhenses”, disse Delmar Matias, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, sobre os avanços da Educação Integral no Maranhão.
A coordenadora estadual do Mais Integral, Raquel Melo, reforçou sobre as ações de desenvolvimento do modelo nos municípios. “Estamos aqui contribuindo e compartilhando um grande propósito que é trabalhar e desenvolver a Educação Integral em tempo integral em todos os municípios maranhenses. Será uma semana enriquecedora na qual trabalharemos pautas voltadas para a rotina de gestão Mais Integral, preparando os estudantes para serem protagonistas dos seus sonhos”, ponderou.
Jordelma Barbosa, professora de Itapecuru-Mirim, destacou a importância da formação para a implantação do novo modelo no município. “A formação está nos capacitando para levar toda essa teoria para a prática nas nossas escolas em Tempo Integral. É um momento importante que vai nos trazer grandes benefícios, pois apesar de ser um programa novo, no nosso município já possui grande aceitação”, destacou.
O evento segue até o dia 15 de março com a realização de mesas redondas, palestras e oficinas, que serão realizadas no Auditório do Convento das Mercês, na Rua da Palma, bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís.
Programação
– Primeiro dia: Escala em rotinas pedagógicas; abertura oficial com a coordenadora estadual do Mais Integral e representantes da equipe de implantação Seduc.
Palestra 01: O arquétipo do Herói na Gestão escolar da UMI.Nesta apresentação, serão abordados os princípios e fundamentos da educação em tempo integral, destacando os elementos chave do perfil e atuação da gestão escolar nas rotinas das Unidades Mais Integral.
Palestrante: Raquel Melo.
Palestra 02: Planejamento e Rotinas Pedagógicas na UMI.
Nesta apresentação, serão abordados os princípios e fundamentos da educação em tempo integral, destacando os elementos chave nas rotinas das Unidades Mais Integral.
Palestrantes: Raquel Melo e Mariluze Uchoa
Oficina temática: A oficina “Vivências de rotinas” oportuniza a reflexão e trocas de experiências acerca das rotinas pedagógicas na UMI.
– Segundo dia: Escala em projeto de vida
Data: 12/03/2024
Palestra 03: A descoberta de horizontes: O Componente Curricular de Projeto de Vida. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam o conceito de Projeto de Vida e aprendam técnicas e ferramentas para facilitar o processo de autoconhecimento e definição de metas de vida dos estudantes.
Palestrantes: Luiza Caroline Ribeiro.
Palestra 04: “Projeto de Vida e Ação Estratégica”.
A temática “Projeto de Vida e Ação Estratégica” oportuniza a reflexão e trocas de experiências acerca do componente curricular Projeto de Vida na perspectiva da formação integral do estudante na UMI.
Palestrante: Raquel Melo.
– Terceiro dia: “Stopover” em projeto de vida
Data: 13/03/2024
Oficinas temáticas: Navegando rumo ao futuro e desenvolvendo o Projeto de Vida. Ainda em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do projeto de vida ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.
– Quarto dia: Escala em estudo orientado
Data: 14/03/2024
Palestra 05: O potencial do Estudo Orientado enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam o conceito de Estudo Orientado e seu potencial enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI.
Palestrantes: Ana Helena Souza Carmo e Laila Alves Oliveira.
Oficina temática: O Estudo Orientado e as entregas para o currículo. Em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do estudo orientado ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.
– Quinto dia: Escala em propulsão acadêmica
Data: 15/03/2024
Palestra 06: A Propulsão Acadêmica e Inovação no currículo da UMI. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam a proposta do componente Propulsão acadêmica e seu potencial enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI.
Palestrantes: Rafael Bastos, Paulo de Tasso Gomes, Laila Alves Oliveira e Luíza Caroline Campos.
Oficina temática: A Propulsão Acadêmica e a Formação Acadêmica de excelência. Em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do estudo orientado ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.