-->

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares, foi um dos expositores do Encontro Estadual Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão.

 

O encontro aconteceu na última sexta-feira (04), no Palácio Henrique de La Rocque, como parte da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância 2023, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).

Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de assistência social e agentes que atuam no Programa Criança Feliz, de apoio à primeira infância de todos os municípios maranhenses.

 

O ex-governador José Reinaldo apresentou o programa Casa de Esperanças, concebido pela pasta sob sua coordenação, com objetivo de garantir assistência integral a crianças na primeira infância e para mães de baixa renda. Ele explicou que o projeto é baseado na teoria do economista James Heckman, Prêmio Nobel de Economia e professor emérito de Economia da Universidade de Chicago. O pesquisador defende a tese de que “investir no desenvolvimento da primeira infância reduz déficits e fortalece a economia”. E apresentou a iniciativa como um “programa completo” que irá oferecer atividades nas áreas de cultura, esporte, leitura e saúde das famílias, com projeto piloto a ser implantado no Gapara, localidade da área Itaqui-Bacanga.

“Esse projeto pretende inverter a condição de pobreza, pois essas crianças vão crescer e formar ainda mais famílias pobres. Toda criança necessita de apoio eficaz na primeira infância. Elas precisam ser transformadas em capital humano. Se não formarmos capital humano não seremos desenvolvidos”, destacou.

Ao final da apresentação, o secretário José Reinaldo foi saudado pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Luís Carlos Borralho: “temos muito orgulho de ter o senhor conduzindo essa agenda. O ciclo de pobreza precisa ser rompido na própria infância”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *