-->

O reitor Natalino Salgado e o pró-reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho, que venceu a consulta prévia à comunidade universitária para reitor da UFMA, quadriênio 2023-2027, encontraram-se, última quinta-feira, 27, em Curitiba, com o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Natalino Salgado e Fernando Carvalho com o ministro da Educação, Fernando Carvalho

O encontro ocorreu durante a reunião da SBPC e do Conselho Pleno da ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Na agenda com reitores e reitoras das IFES, o Ministro reafirmou o compromisso do MEC para garantir a autonomia universitária das instituições federais de ensino, com o objetivo de proporcionar educação superior de qualidade a todos. Também assegurou que o governo Lula vai respeitar o resultado da consulta prévia para a indicação dos dirigentes. “Nossas universidades sofreram nos últimos anos com cortes orçamentários, com desrespeito às escolhas democráticas dos reitores e reitoras. Uma das primeiras ações do presidente Lula, em seu primeiro mês de governo, foi reunir todos os reitores e reitoras para mostrar a importância que esse governo dá às universidades e às instituições de educação superior”.

Natalino Salgado é Camilo Santana se cumprimentam, observados por Fernando Carvalho

Fernando Carvalho foi o mais votado nas eleições para reitor da UFMA realizadas na última sexta-feira, 21, com 43,52% dos votos. Em segundo, ficou Luciano Façanha, com 36,8%; e em terceiro Isabel Ibarra, com 15,78. Para vice-reitor, Leonardo Soares foi o mais votado, com 29%; em segundo lugar ficou Zefinha Bentivi, com 25, 13%; e em terceiro Ridvan Fernandes, com 13,42%. Os três primeiros nomes para reitor e vice-reitor vão compor a lista a ser encaminhada ao MEC. O mandato do reitor Natalino Salgado termina no dia 11 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *