-->

Após quatro décadas, a transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao fim às 22h desta segunda-feira. Os bancos deixarão de oferecer emissão e agendamento, surpreendendo pessoas físicas e jurídicas em transferências entre instituições distintas.

No ano passado, as instituições anunciaram o encerramento do DOC, cujo último agendamento é até 29 de fevereiro, marcando o término definitivo do sistema. Às 22h de hoje, a Transferência Especial de Crédito (TEC), também em desuso, será descontinuada.

O Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, ganhou espaço nos últimos anos, tornando DOC e TEC sem utilidade alguma. O DOC, criado em 1985, permitia repasses até as 22h, com a conclusão ocorrendo no dia útil seguinte ou dois dias úteis após esse horário.

Segundo a Febraban, as transações por DOC representaram apenas 0,05% do total no primeiro semestre de 2023, em contraste com os 17,6 bilhões de operações do Pix, preferido pelos brasileiros.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada para grandes valores, permanece ativa. Criada em 2002, permite envios entre instituições até as 17h dos dias úteis, com a conclusão em até meia-hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *