O grande susto e os bastidores da tentativa de golpe na histórica e surpreendente eleição da Assembleia Legislativa é o assunto em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 16, que traz, também, intrigantes Mistérios sobre o pleito, como este: “Quem foi o deputado que recebeu proposta de ‘quinhentas pilas’ de um vizinho de prédio para votar em Othelino”???!!! Ótima leitura!!!
COLUNAÇO DO PÊTA –
PETINHADAS –
*** ES-TU-PE-FA-TO!!! Meu amigo, o que foi isso, quarta-feira, 13, no ‘Poder Rangedor’ do Maranhão???!!! Como diz o aforismo popular da moda, “que show da Xuxa foi esse”???!!! Tudo parecia tranquilo, as favas estavam contadas, mas, aí, ‘pimba’, uma bomba histórica e surpreendente estoura na eleição da nova mesa diretora do parlamento estadual: um empate inimaginável, de 21 a 21, entre a atual presidente, Iracema Vale, já tida como reeleita, e o ex-presidente Othelino Neto, que, para os mais otimistas, teria, no máximo, estourando, 10 votos, incluindo o ‘dele próprio’!!! “Nunca antes na história”, como diria Lula, a Assembleia Legislativa do Maranhão viveu um momento tão tenso, de tanta perplexidade!!! Nunca se viu tanta ‘barata tonta’ não só dentro do palácio Manoel Bequimão como fora dele, onde milhares de atenções estavam voltadas para a eleição, principalmente no segundo escrutínio, que, mais surpreendentemente ainda, terminou com o mesmo placar e garantiu a vitória de Iracema, pasmem, por ser alguns anos mais velha que Othelino!!!
*** A poeira ainda estava alta, mesmo com a vitória de Iracema já consumada, quando, de todos os lados, começaram as indagações e especulações, que, finalmente, acabaram numa conclusão sem possibilidade de erro: o que aconteceu quarta-feira no poder legislativo do Maranhão, sem qualquer sombra de dúvidas, foi uma tentativa de golpe muito bem arquitetada, tramada nos mínimos detalhes e com um poder de ocultação de fazer inveja à Polícia Federal, que consegue pegar suas ‘caças’ de surpresa, no ‘cagar dos pintos’, sem que nenhum detalhe da operação seja vazado!!! Poder-se-ia dizer, até, que na Assembleia tivemos uma “Operação Lilith”, a Deusa obscura que representa a energia de Escorpião…, ou “Operação Gaia”, a Deusa da Terra, que surge para “por ordem no caos universal”, assim imaginado pelos golpistas que tentavam colocar “outra ordem” no “Poder Rangedor”!!! Pelos golpistas ou pelo autor intelectual da trama, absorvido que é pelas características da Deusa Gaia, geradora do planeta, da natureza, dos mares e também de outros titãs e deuses!!!
*** A perplexidade diante do empate inesperado só foi superada pela assombrosa, espantosa, façanhosa, inaudita e impressionante ocultação do golpe!!! É inacreditável, principalmente nesse meio parlamentar, que uma trama dessa possa ter acontecido sem qualquer vazamento!!! O golpe foi tão bem esmerado em sua preparação que não deixou um ‘milímetro’ sequer de vazamento!!! Soube-se, apenas, que, de última hora, quando não havia mais tempo para nada, um deputado avisou a presidente Iracema do golpe, que só não obteve êxito porque houve traições, também, daqueles que garantiram votar em Othelino: três parlamentares, ao que parece!!! Para os golpistas, a vitória do ex-presidente da casa era certa!!! Ele próprio já estava com a festa organizada, com quitutes e bebidas, em seu gabinete, onde comemoraria com a esposa (senadora Ana Paula), filhos e os traidores de Iracema que tivessem coragem de mostrar a cara!!!
*** Não há dúvidas de que o golpe foi arquitetado única e exclusivamente por interesse político de quem está incomodado com o tamanho, hoje, do governador Carlos Brandão!!! Pessoas que, bem posicionadas no judiciário, aproveitaram-se da fragilidade de alguns ‘donos’ de deputados encrencados com a justiça, e da venalidade de outros, que, mesmo sendo tão bem aquinhoados com as emendas de governo e bem tratados por Iracema Vale, não pensaram duas vezes em sucumbir diante do vultoso vil metal!!!
*** O bem urdido e entrechado golpe envolveu, também, o que se pode chamar de uma “operação cegueira”, dirigida diretamente ao governador Carlos Brandão!!! Dois dias antes, alguns adversários procuraram o ocupante do Palácio dos Leões para falar de reconciliação e de paz, deixando-o tranquilo em relação a questões pendentes no judiciário, como, por exemplo, a que está sendo procrastinada no Supremo Tribunal Federal e que envolve a indicação do novo integrante do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)!!! Antes, o mesmo time já havia ‘cegado’ a presidente Iracema, dizendo que estava “cansado de perder” com Othelino e que eles não iriam mais “entrar nessa barca”!!! “Othelino colocou seu nome na disputa apenas por birra”, disseram, ‘cegando’ mais ainda a chefe do legislativo estadual…, que longe estava de saber de uma reunião realizada, semana passada, no aniversário de um “líder de deputados”, no vizinho estado do Piauí, onde parte da trama foi discutida em absoluto segredo!!! Até o vice Felipe Camarão, ao que parece usado pelos golpistas, ajudou a tranquilizar Brandão no encontro que teve com ele, na terça-feira, 12, no palácio!!! Uma fonte fidedigna, da ‘cozinha’ do chefe do executivo, disse que a conversa foi tão boa em relação a reconciliação e paz, que o governador quase perdoa Felipe!!! Depois da tentativa de golpe, governistas, ainda no calor da emoção, chegaram a dizer, precipitadamente, lógico, que “agora, nem que Camarão renuncie Brandão sai do cargo para disputar o Senado, hahahahahahahahaha!!!
*** A ‘Operação Gaia” teve lances de pura ousadia, com chamadas de Face-Time diretamente de Brasília, iniciadas por um ex-secretário de estado e ex assessor ministerial de ego não tão inflado como o do ‘chefe’, para quem o celular era passado logo após os deputados golpistas atenderem as ligações!!! Mas, antes mesmo da eleição, a ousadia já ‘dava as caras’ num certo prédio de luxo no eixo Jardim Renascença/Calhau, onde um emissário oferecia “quinhentas pilas” a uma deputada que mora no mesmo condomínio!!! “Te arrumo 500 mil, porque papai não está muito satisfeito com Brandão”!!! Coincidentemente, o adversário de Iracema também é morador do prédio!!!
*** Bom, mas voltemos à Alema!!! Depois do primeiro ‘21 a 21’, quando Iracema subiu para o gabinete, 33 deputados a acompanharam!!! Dois que prometeram votar nela ficaram embaixo: um deles Ariston, com fortes dores na coluna!!! Os deputados Othelino e Fernando Braide subiram na ‘enxurrada’, mas foram barrados na entrada do gabinete!!! Ou seja, 12 ‘golpistas’ acompanharam a presidente para a reunião, que teve momentos de muita tensão, com Roberto Costa, completamente descontrolado, dirigindo palavras de baixo calão a vários presentes, principalmente a Leandro Belo e Francisco Nagib, que, instantes depois, já fora do gabinete da presidente, chorou copiosamente ao comentar o fato e dizer que Costa ‘meteu o dedo’ em sua cara!!! Com a situação acalmada, Rodrigo Lago ‘virou-se’ para Iracema e disse: “Presidente, vou lhe falar uma coisa: eu votei na senhora, mas diante dessa agressão moral que sofri aqui vou mudar meu voto”!!! “Pois eu não preciso do seu voto”, rechaçou Iracema Vale, de ‘bate-pronto’!!! Um deputado muito próximo de Rodrigo Lago garante que ele realmente votou em Iracema no primeiro escrutínio e mudou o voto no segundo!!! Esse mesmo parlamentar assegura que houve mudança de votos dos dois lados, do primeiro para o segundo turno, e que o fato de ter dado novamente empate de 21 a 21 foi uma “tremenda coincidência”!!! “Houve mudança de votos dois lados durante o intervalo e o fato de ter empatado novamente foi uma grande coincidência”, afirmou o parlamentar ao Colunaço!!!
*** Não demorou muito e o deputado Othelino Neto já anunciava que iria judicializar a eleição, usando como fundamento supostas pressões na reunião de Iracema com os deputados no intervalo!!! O argumento até teria sentido, se o resultado do segundo escrutínio tivesse sido alterado!!! Mas deu empate novamente!!! Othelino deixou escapar, também, que tentará levar o caso diretamente ao STF, tendo como diretriz o Regimento Interno da Câmara Federal, que adota como critério de desempate o maior número de legislaturas!!! O que tem a ver o ‘c.’ com as calças se a cueca está no meio”???!!! Já no Senado em caso de empate o plenário ‘silencia’, cabendo a decisão ao Congresso/Câmara!!! No Senado o desempate só acontece pelo critério da idade quando se trata de eleição de presidente de comissão!!! Em caso de chefe do poder, empatou a casa ‘silencia’!!! Além do Maranhão, o critério de desempate pela idade numa eleição do poder legislativo estadual é adotado na Paraíba!!! A Assembleia Legislativa seguiu o seu regimento e declarou Iracema reeleita pelo critério da idade!!! Qualquer mudança nisso será vista como violência!!!
*** Muito já se falou, desde quarta-feira, sobre nomes de possíveis traidores; tanto de Iracema quanto de Othelino!!! O Colunaço do Pêta, mesmo, recebeu ao menos quatro listas de supostos ‘golpistas’, incluindo nelas ao menos três parlamentares que ‘abandonaram’ Othelino e voltaram atrás no segundo escrutínio!!! “Ninguém tem certeza de nada. Nenhuma lista que está ‘rolando’ por aí é 100% verdadeira. Suspeitas todos temos, mas o melhor, mesmo, e mais responsável, é evitar especulações que possam causar constrangimentos, afirmou ao Dr. Pêta, nesse sábado, 16, um deputado que participou ativamente da eleição!!! Sem uma certeza desses nomes, o Colunaço prefere não fazer especulações e aguardar que o tempo e os fatos a seguir mostrem o que todos estão ávidos por saber, mas com segurança!!!
*** E qual seria a lição dessa surpreendente e histórica eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão???!!! A unanimidade diz que foi “um duro recado” para Brandão!!! Pode ser!!! Melhor acreditar que possa ter-se tratado de um episódio pontual, especificamente desse pleito, sem futuras e/ou maiores consequência para o governador!!! Passado o susto, com habilidade e sabedoria, Carlos Brandão teria todas as condições de refazer sua ampla maioria na casa!!!
*** Um rápido cenário mostra que seis deputados são controlados pelo grupo do ex-governador Flávio Dino; três são controlados por Josimar Maranhãozinho, 1 (Fernando) tem o controle do irmão, o prefeito Eduardo Braide), 1 é controlado pelos irmãos, 1 tem controle do marido!!! Esses têm controle; o restante não tem ‘dono’!!! Como disse uma ‘velha raposa’ da política aqui da ‘terrinha’, “agora é separar o joio do trigo. Não vai dar mais para ficar com meio termo”!!! Um outro observador, perplexo com o que aconteceu na Alema, ‘mandou bala’: “Nunca vi na minha vida mentir desse jeito. É tipo o ‘cabra’ que mata e vai para o enterro”!!! Pode crer!!!
**** Certo é que uma vitória de Othelino enfraqueceria Brandão no legislativo estadual, abrindo espaço até para uma articulação da oposição no sentido de afastar o governador do comando do Palácio dos Leões, conforme denunciou, da tribuna, o deputado Yglésio Moisés!!!! “Eles vão tentar tirar o governador por 90 dias, em uma ação de improbidade que está para acontecer. Ontem (quarta), tentaram tomar o controle da Assembleia para garantir o legislativo amarrado nessa história. Depois, vai vir uma operação da Polícia Federal para tirar a capacidade de quem ainda tem uma boa relação com o governo, de defendê-lo, para constranger e tentar afastar o governador. Esse é que é o jogo que está sendo jogado em Brasília. Está sendo desenhado um afastamento de um governador democraticamente eleito”, denunciou Yglésio!!!
*** Meu amigo, as coisas não andam nada boas para os moradores da rua das Avencas/Macaúbas, no Renascença!!! Há algum tempo, uma invasão se instalou na área de mangue que fica nas redondezas da via, o poder público nada fez e a invasão só aumentou!!! Agora os moradores da rua não conseguem mais ter paz!!! A música ‘rola solta’ e alta no meio da rua, independentemente do dia da semana (começa às 08h00 e termina às 02h00 do dia seguinte)!!! As criancinhas da escola adjacente não conseguem se concentrar nem um “Pinguinho” nas aulas!!! São três caixas de som potentes, e cada uma com o repertório de arrepiar os cabelos!!! Além disso, é comum ao final das festas a pancadaria ‘rolar solta’ e a polícia ser chamada!!! A Briosa já até cansou das ocorrências e não aparece mais com tanta frequência!!! Outra: pré-adolescentes jogam futebol o dia todo na parte do asfalto, usando os muros e portões como traves!!! Imagina a batida de bola nos muros o dia todo!!! Quem consegue se concentrar ou descansar com uma zoada dessas???!!! E para finalizar com “chave de ouro”, à noite os adolescentes/adultos se reúnem na calçada (fora da invasão, claro!), para fumar maconha e conversar na porta alheia até tarde!!! Já passou da hora da Prefeitura/blitz Urbana dar um jeito nisso; afinal, o bairro é composto por moradores idosos e ninguém aguenta mais essa bagaceira!!!
*** E pra fechar…
A Valquíria de Treze de Novembro, o Supremo Chefão e a Tentativa de Golpe
A política e as traições sempre caminharam juntas. A tentativa de assassinato de Hitler durante a Operação Valquíria, em 1944, é um exemplo emblemático de uma conspiração de supostos aliados que, mesmo fracassada, abalou o regime nazista. Recentemente, a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão revelou paralelos com esse evento histórico, ainda que inserida em um momento diverso.
Destarte, é imperativo consignar que a disputa na Assembleia não se limitava à presidência da Casa. Representava uma batalha mais ampla pelo controle da agenda política do estado, pelo futuro do espólio político do grupo liderado pelo ex-governador e atual ministro do STF, Flávio Dino, e pela consolidação do atual governador, Carlos Brandão, como figura central do cenário maranhense.
De um lado, Iracema Vale, candidata de Brandão. Do outro, Othelino Neto, respaldado por uma coalizão que incluía Flávio Dino, o ministro das Comunicações Juscelino Filho, a senadora Eliziane Gama, o vice-governador Felipe Camarão e deputados federais com influência significativa no interior do estado.
A eleição, para a imprensa e a maioria da classe política, estava definida para Iracema. Placares elásticos eram esperados. Para além disso, apenas se o impensável e o imponderável se encontrassem… e se encontraram em meio à urna física, no voto secreto.
Iniciaram a apuração: três votos na sequência para Othelino. Pensou-se coletivamente entre os aliados de Iracema: “sorte do ex-presidente, todos os seus votos saíram na sequência”. Já na cabeça do experiente político, a conta estava fechada e a vitória era certa, tão certa que levou familiares e preparou uma festa para a conquista que, em sua mente, já estava desenhada. Os números, entretanto, não bateram. O desafiante foi traído por quatro de seus deputados no primeiro turno (contava 25). Mesmo diante do emocionante empate, que há décadas não era registrado, Othelino manteve-se confiante, na certeza de que seus votos voltariam no segundo turno. Não voltaram.
Do outro lado, o grupo da deputada Iracema Vale foi surpreendido pela articulação sub-reptícia de vários “aliados”; inclusive, suspeita-se fortemente que alguns de seus principais líderes tenham-se vendido para o grupo de Dino e Othelino, com promessas de paga e proteção judiciária. No fim, Iracema conseguiu buscar 21 votos, e o segundo turno de votação virou realidade. Ainda assim, o empate com sabor inicial de derrota deixou todos atônitos do lado de cá.
No intervalo, enquanto era preparado o material para o segundo escrutínio, reuniram-se na presidência, mesmo com apenas 21 votos contados na urna, estranhamente, 33 deputados “iracemistas”. A pergunta que ecoava no ar naquele momento, de maneira tensa e magnética, era: em quem confiar? Alguns traidores eram denunciáveis por seus interesses particulares, ligações políticas ou até mesmo pela linguagem corporal. Até hoje, no dia desta publicação, há a certeza de 17 nomes de traidores; porém, a totalidade nunca será conhecida ao certo. Quanto a Othelino, este tem a certeza de apenas um dos seus quatro desertores.
É de conhecimento geral que os dois turnos da eleição terminaram empatados, com 21 votos para cada lado. A vitória de Iracema Vale foi assegurada pelo regimento interno da Assembleia, que determina, como critério de desempate, a escolha do candidato mais velho, decisão validada inclusive por Othelino durante a sessão e após esta. No entanto, num surto de inconformismo tardio, estimulado pelos deputados Carlos Lula e Rodrigo Lago, Othelino prometeu judicializar o resultado no STF, defendendo a aplicação por simetria da norma do regimento da Câmara dos Deputados, que privilegia o candidato com mais mandatos. Mesmo com chances de sucesso reduzidas, já que o regimento do Senado Federal garante a vaga ao candidato mais idoso (artigo 14, parágrafo único), não se pode menosprezar o fato de que a presença de Dino no STF adiciona um elemento de incerteza ao cenário.
Além da disputa pela presidência, o grupo articulado por Othelino tinha um objetivo ainda mais ambicioso: criar as condições políticas para um impeachment de Brandão. A ideia era consolidar o controle da Assembleia, usando a influência de Flávio no Judiciário e na Polícia Federal para gerar um fato político que justificasse o afastamento do governador. Mesmo sem garantia de sucesso, essas ações preparatórias representavam uma ameaça concreta ao governo e buscavam, no mínimo, enfraquecê-lo. Com isso, o grupo esperava pressionar Brandão a redistribuir espaços de poder e a rever compromissos, como a sucessão de Felipe Camarão ao governo estadual.
Na Alemanha, mesmo sem o assassinato de Hitler, a conspiração abalou o regime, mostrando suas fragilidades. No Maranhão, mesmo que Othelino não reverta a eleição, o movimento articulado por ele já conseguiu fazer Brandão começar a revisar sua estratégia e a refletir sobre a relação com parlamentares, já que agora enfrenta um cenário político mais adverso do que outrora considerava. É preciso dar à Assembleia Legislativa um tamanho maior do que o dado hoje.
Outra lembrança que vem à memória remete à trama de O Poderoso Chefão. No primeiro filme, Michael Corleone consolidou seu poder eliminando chefes de famílias rivais em um ataque coordenado. No ambiente da política, Brandão está diante de um dilema estratégico: cederá às pressões dos adversários, enfraquecendo sua liderança? Ou enfrentará os opositores mais ameaçadores, correndo o risco de ampliar o número de adversários declarados? Ambas as escolhas trarão feridas. A primeira pode levá-lo a se tornar refém de aliados insatisfeitos; a segunda, a enfrentar uma oposição ainda mais consolidada. Para ele, o desafio está em como manter sua posição de liderança sem comprometer sua capacidade de articulação política.
No Maranhão, como na Alemanha de 1944 ou na Nova York de Corleone, os líderes que não conseguem reagir rapidamente aos desafios acabam sendo engolidos. Brandão deve escutar mais Zé Reinaldo e menos Rubão e Madeira. O penúltimo tem um filho deputado dinista por convicção; já o último tem Flávio Dino como padrinho de casamento. Não é possível considerar que estes sejam os melhores conselheiros políticos possíveis no momento para o governador.
Quem avisa do golpe e não silencia, amigo é.
(Dr. Yglésio – médico, advogado e deputado estadual)
********************
MISTÉRIO –
*** Quem foi o deputado que recebeu proposta de ‘quinhentas pilas’ de um vizinho de prédio para votar em Othelino???!!!
*** Qual foi o prefeito da ‘Grande Ilha’ que ofereceu emprego para a ‘cara-metade’ de um governista do alto coturno, depois que ela foi exonerada da administração estadual???!!!
*** Qual prefeita reeleita adquiriu um apartamento de R$ 4 milhões na Península da Ponta da Areia???!!!
*** Quais foram os dois (ou três) deputados que traíram Othelino Neto no segundo turno da eleição da Assembleia Legislativa???!!!
*** Quem foi o deputado, controlado pelos irmãos, que foi pressionado demais, mas, de última hora, desistiu de votar em Othelino???!!!
*** E qual foi o parlamentar, filho de ex-presidente de poder, que, igualmente, desistiu de votar no adversário de Iracema???!!!
*** Quem foi o deputado que avisou Iracema Vale do golpe, mas já fez isso de última hora, quando não dava mais tempo de tomar providência???!!!
*** Como votaram Daniela, Cláudia Coutinho, Juscelino Marreca, Osmar Filho e Wellington do Curso???!!!
*** Havia suspeitas do grupo de Iracema sobre Arnaldo Melo, Jr Cascaria. Jr França e Dra. Viviane???!!! Se havia, ‘evaporaram’!!!
*** Como votou o deputado Cláudio Cunha???!!! “O governador Brandão e Iracema me conhecem”, disparou Cunha, ao ser procurado pelo Colunaço!!!
***