-->

À espera do milagre do segundo turno, a transferência de votos dos líderes políticos e o fator Pablo Marçal nas eleições presidenciais de 2022 são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 6, que traz, ainda, os intrigantes Mistérios e outros ‘babados’ da semana, como este: Os Mistérios deste domingo, 6 de outubro, dia de eleição municipal!!! Vamos ter ou não segundo turno em São Luís???!!! O debate da TV Mirante/Globo alterou ou não a intenção de votos na capital???!!! Só depois das 17h, com o início da apuração, pra saber a tendência…!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, caminha para se reeleger em primeiro turno, neste domingo, 6!!! Por mais que todos os seus adversários tenham se esforçado e depositado esperanças de segundo turno, no último debate pré-eleitoral da TV Mirante/Globo, que já mudou resultados de outras eleições na capital, o objetivo não foi alcançado!!! O debate teve até um nível bom, mas os opositores estiveram aquém do necessário para superar a firmeza do prefeito, que, mesmo diante de denúncias graves apresentadas, conseguiu passar segurança em suas respostas!!!Assim, a tendência é a vitória de Braide em primeiro turno, conforme indicam todas as pesquisas de intenção de votos realizadas nas últimas semanas, muitas delas para consumo próprio, que nem foram a público!!!

*** Torça a oposição, agora, para eleger a maioria de vereadores; caso contrário, reeleito e forte, Eduardo Braide trabalhará para fazer o futuro presidente da Câmara Municipal de São Luís, para que possa governar a cidade com mais tranquilidade!!! Sem dar “bolas” para o parlamento municipal, o prefeito encontrou muitas dificuldades para aprovar suas proposições, como aconteceu, por exemplo, com o IPTU-2024, que até hoje não foi lançado porque a Câmara não colocou o projeto em pauta!!! Isso, inclusive, prejudicará milhares de pessoas, que perderão isenção e descontos!!!

*** Muitas esperanças de levar a eleição para o segundo turno foram depositadas no debate TV Mirante/Globo, que, outrora, por exemplo, já fez Flávio Dino perder para João Castelo uma eleição praticamente ganha!!! E que fez o próprio Eduardo Braide ir para o segundo turno, em 2020, para virar o jogo e se tornar prefeito de São Luís!!! No debate de quinta-feira, 3, quando, finalmente, ele resolveu dar as caras, levando consigo o ar de favoritismo que as pesquisas de opinião lhe conferem, havia esperanças, para os opositores, de que o ocupante do Palácio La Ravardière ‘perdesse as estribeiras’ diante do bombardeio que sofreria!!! Mas isso não aconteceu!!!

*** Uma análise rápida do debate!!! Com o seu jeitão de professor, o veterano candidato Franklin (PSOL) fez críticas consistentes à atual gestão, mostrando o descompasso que há entre o que é divulgado e a realidade de São Luís!!! Sua denúncia sobre a falta de mobilidade, em especial nos transportes públicos, foi a tônica de sua fala!!! Fábio Câmara (PDT), por sua vez, destacou suas propostas na área da saúde, ao mesmo tempo em que fez pesadas críticas à administração municipal, em especial em relação à poluição das praias!!!
Da Assembleia, somente dois deputados estaduais se apresentaram ao eleitorado: Yglésio Moisés (PRTB) e Wellington do Curso (NOVO)!!! Yglésio, que foi logo avisando que é bolsonarista de carteirinha, elevou o tom das críticas e tornou o debate um pouco mais acirrado, notadamente quando dissecou o corpo doente da Saúde municipal, causando certo desconforto ao prefeito!!! Já Wellington do Curso se limitou a citar suas emendas parlamentares e, de certa maneira, mostrava-se mais preocupado em se autoelogiar do que propriamente duelar com os opositores!!! Sequer falou de seu partido, o NOVO, para compensar a ausência de tempo durante a propaganda eleitoral!!!

*** Saulo Arcangeli (PSTU), o decano dos candidatos a prefeito, mostrou que experiência conta muito em debates dessa natureza!!! Com grande conhecimento dos problemas municipais, pontuou com precisão as falhas da gestão Braide à frente da Prefeitura, demonstrando segurança e assertividade!!! A novata Flávia Alves (Solidariedade) chegou com vontade de fazer bonito na campanha: “sou advogada e pedagoga”, tendo apresentado suas propostas em meio às contundentes críticas que fez à gestão municipal!!!

*** No entanto, por ser considerado o principal candidato da oposição ao atual prefeito, até por ter o apoio explícito, na TV, do presidente Lula, além da adesão formal do governador Brandão, a performance de Duarte Júnior no debate era aguardada com grande expectativa, e talvez por isso não tenha correspondido tanto!!! Vimos um Duarte comedido, mais preocupado em passar a imagem de serenidade e equilíbrio, o que talvez tenha prejudicado a sua atuação televisiva!!! No final, de forma genérica, denunciou a existência de corrupção na Prefeitura de São Luís!!!

*** As intervenções oposicionistas, ao que parece, não foram suficientes para afetar o candidato à reeleição, Eduardo Braide!!! Seguro, ele fez uma leitura rápida de seus oponentes e partiu para a tática do “embromeichon”!!! O que, não pôde fazer, exemplo do precário sistema de transportes de São Luís, ele simplesmente colocou a culpa nos vereadores!!! E sobre as promessas não cumpridas da campanha anterior, apenas disse que estava “tudo em andamento” para entregar no “próximo mandato”!!! O mais incrível é que Braide chegou a afirmar que os shows milionários que realiza, com o pagamento de cachês astronômicos, serviam para promover “emprego e renda”, mediante a mobilização de milhares de pessoas e a oportunidade que essas festas populares dão aos vendedores ambulantes!!! Nessa hora, o eleitorado sentiu a falta de um Duarte mais firme e aguerrido!!!

*** O certo é que com seu estilo “embromeichon”, que não deve ter maiores impactos junto ao eleitorado já ‘compromissado’ com o prefeito, Eduardo Braide conseguiu se sair bem no debate, ‘pulando uma fogueira’ preparada para ele, mas sem inflamáveis suficientes para ‘queimá-lo’!!! Como a esperança é a última que morre, a oposição e seus eleitores apoiadores chegam, neste domingo, com um fio de expectação de um segundo turno aparentemente bem longe!!! Bom voto a todos!!!

*** Embora seja um dado conhecido por boa parte de publicitários e marqueteiros eleitorais, muita gente ainda desconhece que, por mais prestígio que um líder político possa ter, ele só consegue transferir, no máximo, 20% do seu capital político!!! Isso serve, nestas eleições, tanto para lulistas quanto para bolsonaristas!!! Não faz muito tempo, o candidato Washington do PT, que era vice-governador e fez outdoor e cartazes com foto dele ao lado de Lula, Dilma e Roseana, ao final da campanha conseguiu chegar em 5º lugar!!! Cafeteira era governador e apoiava, com a força do seu prestígio e a máquina do Estado, a candidatura do deputado estadual Carlos Guterres a prefeito!!! Ao final, deu Jackson Lago!!!

*** Mas não é só!!! Há muitos e muitos outros exemplos que poderiam aqui ser citados e que servem de lição – nem sempre aprendida – a quem usa a imagem e o prestígio de outras lideranças à sua própria campanha e que no final o resultado é completamente inverso àquilo que era esperado!!! Agora é esperar para ver se a história se repete…, ou não!!!

*** É assim!!! Veja essa!!! A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de vetar a candidatura de Pablo Marçal nas eleições presidenciais de 2022 levantou questionamentos sobre o impacto desse veto no resultado final da disputa!!! Marçal, então candidato pelo PRTB, era considerado uma “sensação” pela maneira como conseguia atrair atenção dos eleitores, mesmo com baixo percentual de intenção de votos, como apontado por uma pesquisa Datafolha, de 18 de agosto daquele ano, que o creditava com 1% dos sufrágios!!! Pouco tempo depois, o ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, barrou a candidatura de Marçal por conta de problemas relacionados ao partido!!! Com a eleição decidida por uma margem de apenas 1,8% dos votos válidos, com Lula superando Bolsonaro, alguns analistas políticos e simpatizantes de Pablo Marçal argumentam que sua permanência na corrida eleitoral poderia ter alterado o desfecho!!! Marçal demonstrava um estilo de campanha populista, focado em comunicação digital e com forte apelo entre setores descontentes do eleitorado!!! Mesmo com baixa intenção de votos no início da campanha, ele tinha o potencial de crescer e desestabilizar outros candidatos, inclusive com a capacidade de atrair votos de indecisos ou eleitores de direita, o que poderia ter favorecido Bolsonaro, que perdeu a eleição por uma margem apertada!!! No entanto, é importante observar que, embora sua candidatura tivesse potencial disruptivo, é difícil prever com exatidão qual teria sido o impacto real!!! Mesmo com seu estilo irreverente e sua popularidade crescente nas redes sociais, Marçal não tinha um programa consolidado ou um histórico de atuação política robusto que o posicionasse como uma ameaça direta aos dois principais candidatos!!! O veto à sua candidatura, ainda assim, levantou críticas ao TSE, com acusações de que a decisão poderia ter influenciado no equilíbrio da disputa!!! Por outro lado, a corte agiu com base na legalidade, analisando questões internas do PRTB, e não necessariamente de forma a beneficiar qualquer candidato específico!!!

*** Meu amigo, numa certa cidade aí da região central do Maranhão os candidatos a vereador já perderam a noção do “feio e do ridículo”, promovendo compra de votos a pleno céu aberto!!! Nem com a chegada da Polícia Federal eles se intimidaram!!! Estão dizendo por lá que o voto para vereador está custando cerca de ‘duzentas pilas’!!! Só barra pesada nessa eleição para a câmara de vereadores!!!

*** O pessoal do marketing de Braide não perdeu tempo!!! Aproveitou a mania dos candidatos de ficarem mostrando as mãos abertas durante os debates – como quem quer garantir que tem cinco dedos em cada uma – e transformaram isso em meme!!! E qual foi a estratégia???!!! Usaram a imagem dos rivais com as mãos levantadas pra sugerir que, até sem querer, estavam promovendo o número de Braide!!!!

*** E um casal ousado que foi flagrado por paparazzi, durante uma caminhada de uma vereadora do Cohatrac, protagonizando coisas inusitadas, dignas de filme adulto???!!! O clima estava tão quente, que eles nem se importaram que a janela era sem fumê!!! ‘Rapá’…!!!

*** E pra fechar…

Candidato a vereador não pode ter pauta

única – não existe inclusão com exclusão!*

As funções do vereador estão circunscritas a elaboração de leis municipais e a fiscalização da atuação do Poder Executivo, representado pelo prefeito. Portanto, o vereador é um político de extrema importância para a população de um determinado município, já que propõe, discute e aprova as legislações que serão aplicadas na cidade, além de averiguar, por meio de atos fiscalizatórios, todas as ações do chefe do executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se as normas legais são atendidas.
Assim, por meio do exercício de suas funções, toda a população do município é beneficiada. Cito alguns exemplos: as construções da praça do seu bairro, do posto de saúde perto de sua residência, das escolas, o asfaltamento de sua rua, entre outras ações, fazem parte da atuação de um vereador.
Agora, vamos imaginar a seguinte situação: sem qualquer estrutura para agendar consultas de rotina, consultas odontológicas ou fazer vacinas pelo SUS, promovendo e protegendo a saúde e contendo a prevenção de agravos, os integrantes de um determinado bairro resolvem procurar um vereador para a instalação de um posto de saúde comunitário, visando atenção básica e integral. Ocorre que, ao se depararem com o mencionado político, recebem a seguinte resposta: eu sou um ativista da causa animal e só poderia ajudar se fosse para a construção de uma UPA Veterinária (denominada UPA Vet). E arremata: Me desculpem, mas minhas propostas abrangem, tão somente, educação, cuidados com os animais, saúde e bem-estar dos nossos pets.
Imaginemos mais: verificando que determinada região do município tem grande carência de unidades escolares e com o intuito de obter o fornecimento de educação e instrução formal para crianças, adolescentes e adultos de referida localidade, os seus moradores resolvem acionar um vereador para tentar ajudar a sanar tal deficiência, recebendo como explicação que não poderá colaborar na solução desse problema porque a sua causa é a educação anticapacitista, pensando e lutando para a transformação da realidade de descriminação, de sofrimento e de lesão aos direitos dos deficientes.
Pois bem. Ao que aparenta é essa a realidade do candidato a vereador de pauta única, que age e propala atenção e benefícios sociais voltados, tão somente, para tema único, como se a realidade fosse adstrita a um só tipo de adversidade. Nada e ninguém é mais importante, ficando todos que estão situados fora dessa bolha, no limbo do esquecimento.
Ora, não deve ser essa a lógica a ser empregada no parlamento, vez que cabe ao vereador, muito embora tenha as suas prioridades (a defesa da causa animal e das pessoas com deficiência estão entre estas), ouvir as pessoas e apresentar soluções que realmente façam a diferença no dia a dia delas; ou seja, não pode esse político desprezar nenhum contexto social, devendo ter a sensibilidade e o respeito para aceitar que estariam inseridas nesse cenário não só as pessoas com deficiência, mas aquelas que não possuem deficiências, os animais e todos os seres que integram o ambiente social.
Se assim não for, a necessidade de inclusão e respeito se transformará em exclusão e desrespeito, dissolvendo as necessárias lutas por ideologias protetivas, com extremismos maléficos para o meio social como um todo.
No realce desse tema, importante ressaltar que é difícil a concepção da representatividade dos interesses da população de uma cidade por um vereador que defende uma única causa, tornando insignificante todos os demais problemas que a população do seu município enfrenta, como se esse universo coletivo não pudesse contar com a sua atuação parlamentar.
Se assim for, teremos que eleger um vereador para cuidar de cada problema que a população enfrenta. Devíamos ter, assim, o vereador que se ocupa só com a educação, outro que se preocupa só com a saúde, mais outro que cuidará só dos deficientes, mais um que protegerá os animais, etc. Que desatino! Isso entrará na mente do eleitor? Acredito que não!
Penso não ser essa a forma correta de representação popular, que necessita de ampla diversidade de reconhecimento de direitos e deveres, sem a efetivação de atos discriminatórios com quem quer que seja.
A defesa das pessoas com deficiências, dos animais, da preservação da natureza e de outras causas relacionadas à própria dignidade e sobrevivência do ser humano deverá constituir uma luta constante de toda a sociedade e não de um só vereador, que, aliás, é um agente político que é pago com o dinheiro do contribuinte; este, o pagador de imposto universal. O dinheiro público tem que ser revertido para benefício do público e não de determinadas camadas sociais.
O parlamento é a representação política da sociedade, cabendo a representatividade da população e dos diversos conflitos de interesse presentes na coletividade. Não é somente para alguns, mesmo que estes sejam os mais vulneráveis. O candidato a vereador de pauta única ignora esses propósitos, instigando preconceitos sociais não vinculados as causas que defende.

* Alex Borralho é advogado e editor do site Direito e Ordem.

********************

MISTÉRIO –

*** Os Mistérios deste domingo, 6 de outubro, dia de eleição municipal!!! Vamos ter ou não segundo turno em São Luís???!!! O debate da TV Mirante/Globo alterou ou não a intenção de votos na capital???!!! Só depois das 17h, com o início da apuração, pra saber a tendência…!!!

*** Qual é o candidato, lá das bandas desse Maranhão, que ‘abre a boca’ pra dizer que tem um affair extraconjugal com um togado???!!!

*** Quem é a figura politicamente relevante que revelou a amigas que depois que arrumou um substituto para o ‘cara-metade’ não para de ter infecções urinárias, acreditando que isso se dá devido ao tamanho do ‘cabra’???!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quem foi o candidato na ‘Grande Ilha’ que andou tentando ‘beliscar’ alguma quantia para ‘suporte’ em alguns comitês de São Luís, dizendo que queria fazer uma “parceria” e que tinha uma lista de 50 votos certos???!!! Mas quando pediam a lista desses apoiadores o ‘cabra’ ‘evaporava’ que ninguém mais conseguia ver!! Assim é fácil!!!

*** Qual secretário foi atacado, durante o último debate para prefeito de São Luís, com base em argumentos como “o cara não entende nada de trânsito”, mas quando recebe qualquer alerta de irregularidades ou falta de sinalização na cidade resolve o problema com menos de 24 horas???!!!

*** Qual secretário municipal dobrou a carga horária dos funcionários sem aumentar o salário, criando um ambiente psicologicamente hostil na ‘casa’??? Pra piorar, ainda afirmou que se houvesse reclamação seria exoneração na hora!!!! “Aqui, direito de trabalhador’ não funciona”, teria sacramentado o secretário!!!

*** Qual foi a(o) síndica(o) de condomínio da ‘Grande Ilha’ que silenciou o grupo Whatsapp de moradores, implantando o ‘Reclamação Zero???!!! Os condôminos não gostaram da atitude autoritária e já colocaram a bola na marca do pênalti!!!

*** Quem é o radialista, candidato a vereador no interland maranhense e ex-presidente de honra do ‘Xirizal do Oscar Frota’, que, se eleito, vai mandar as ‘meninas’ ‘tudo’ ‘pro’ brejo???!!!

*** Qual é o futuro gestor, de município a pouco mais de 130 quilômetros da São Luís, que vai enfrentar o desafio de resolver o grave problema de desabastecimento de água???!!! E, falar nessa cidade, qual ex-prefeito está empreendendo com uma barraca de lanche na vizinha Carutapera???!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *