-->

A decisão de Moraes contra Brandão, ofuscada pela ‘lacrada’ de Tertuliana, e a paixão frustrada da socialite do Quintas do Calhau são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, que traz, ainda, outros ‘babados’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Lojistas do Shopping da Ilha perguntam: “Quando será que a Polícia Federal vai começar a investigar um autointitulado imperador que gosta de se exibir em redes sociais com rifas de “1 milha’ e imagens de dinheiro e SW4???!!! Rapaz, e o ‘cabra’ agora partiu para a compra de apartamentos!!! ‘Amostradinho’ esse!!! Cuidado, estão de olho”!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Nem a liminar de sexta-feira, 18, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a suspensão de nomeações no governo do Maranhão, com o objetivo de investigar suposta prática de nepotismo cruzado, foi tão impactante ou, mesmo, conseguiu ofuscar o rumoroso caso da performance Tertuliana Lustosa na UFMA!!! Aliás, a decisão de Moraes vem cercada de coincidências, igualmente como aconteceu com o ex-governador José Reinaldo Tavares, que na época havia rompido com José Sarney!!! De repente, interesses maiores do Maranhão começaram a ser barrados em Brasília!!! O famoso empréstimo de 33 milhões de dólares foi o caso mais emblemático, e, inclusive, na oportunidade, levou José Reinaldo ao Distrito Federal com uma enorme comitiva que percorreu os salões do Congresso Nacional para conseguir a liberação do dinheiro!!! As coincidências estão de volta e agora envolvem o governo Brandão e o STF!!! Coincidentemente, durante e após a ‘guerra de Colinas’, que terminou com a derrota do irmão do deputado federal Márcio Jerry, além de outras ‘questõeszinhas’ anteriores, o governo do Maranhão e Brandão, em particular, passaram a ter decisões desfavoráveis no Supremo Tribunal Federal (STF), que tem uma das suas cadeiras ocupadas pelo ex-governador Flávio Dino!!! Além do caso da vaga no TCE-MA, que vem sendo procrastinado, tivemos agora duas decisões do ministro Alexandre de Moraes que atingem o governo e o governador!!! Uma delas envolve um parcelamento de dívida pretendido por Brandão que foi barrado por Moraes no STF!!! A outra foi esse despacho de sexta-feira, de Alexandre, dando um prazo de cinco dias para o governador promover exonerações na administração estadual, dentre elas a do presidente da Emap, Gilberto Lins, responsável pela gestão do Porto do Itaqui!!! Coincidentemente, Alexandre de Moraes e Flávio Dino foram fotografados, dias atrás, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, assistindo a um jogo do Botafogo, time do coração de Dino, que, até, estava com a camisa do alvinegro carioca!!! Leitores do Colunaço que ‘gostam’ de coincidências também enviaram ao Dr. Pêta uma foto de Dino e Moraes, juntos, na mesma mesa, em um evento – Diálogos Jurídicos –, no ano de 2014, quando o maranhense estava em campanha para o governo do estado!!! O evento fez parte do programa “Diálogos pelo Maranhão”, criado por Dino!!! O tema desse encontro foi “DIÁLOGOS JURÍDICOS com Alexandre de Moraes e Flávio Dino”!!!

Dino e Moraes juntos no ‘Diálogos pelo Maranhão’, em 2014, e,no jogo do Fogão, no Mané Garrincha, em Brasília, dias atrás.

*** Bom, mas como disse Dr. Pêta, a decisão de Alexandre de Moraes não foi suficiente para ofuscar nem para ‘causar’ mais que Tertuliana Lustosa!!! Portanto, vamos ao assunto que realmente abalou a semana no Maranhão e no Brasil!!!

*** A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se viu envolvida, essa semana, numa polêmica de impressionante repercussão nacional, quando a mestranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA, Tertuliana Lustosa, nascida no Piauí e radicada na Bahia, chocou a comunidade conservadora maranhense com a performance “Educando com o cu”, em que defende a ideia de usar o corpo como material de ensino e aprendizado!!! Tertuliana, que também é vocalista da banda de pagode A Travestis, historiadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mulher trans e autora do livro Manifesto Traveco-Terrorista, foi convidada para participar da Mesa Redonda “Dissidências de Gênero e Sexualidades”, organizada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP), da UFMA!!! Segundo os organizadores, o evento teve como intuito “reunir representantes de diversas vertentes acadêmicas e que pensam, discutem e tensionam o gênero e as suas interseccionalidades a partir do Sul global”!!! O objetivo é “fortalecer as trocas acadêmicas e a diversidade de experiências de vida que refletem as leituras e a atuação de pesquisadores do grupo”!!! Tertuliana já fez a performance em outras cidades brasileiras, como Salvador (BA), onde criada!!! No polêmico vídeo, Lustosa aparece subindo em uma cadeira, levantando o curto vestido e expondo seu traseiro!!! “Educando com o cu”, diz a influenciadora no fim da apresentação!!! Durante a dança, Tertuliana Lustosa canta: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pica. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o cu. Educando com o cu”!!!

*** Com a viralização do vídeo, o choque foi gigantesco, com repercussão em vários veículos de comunicação, inclusive nacionais!!! Não demorou, a UFMA emitiu nota dizendo que tomará “providências cabíveis”, e que “respeita o ambiente acadêmico inclusivo”!!! Não demorou, também, e o deputado federal Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, anunciou que dará entrada em um pedido de esclarecimentos junto aos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa organizador do evento, e que, se for comprovada “ciência e leniência” em relação ao fato, solicitará a exoneração dos envolvidos!!! Afirmou, ainda, que pretende sugerir à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de uma investigação para apurar possíveis crimes!!! O tema, segundo ele, será discutido na Comissão de Educação da Câmara, em Brasília!!!

*** Bom, a adequação de uma performance como “Educando com o Cu” depende muito do contexto em que é apresentada e dos objetivos que ela pretende alcançar!!! Um baile funk, por exemplo, é um espaço cultural conhecido por expressões mais provocativas, corporais e informais, onde performances explícitas são comuns e esperadas como parte da cultura popular!!! Nesse ambiente, a dança e a linguagem provocativa se encaixariam com as normas do espaço, sendo vistas como uma forma legítima de expressão artística e política!!! Por outro lado, uma universidade é tradicionalmente um ambiente voltado para o debate acadêmico e intelectual, onde se espera que as discussões sejam conduzidas de maneira mais formal e com foco em argumentos e teorias!!! A escolha de uma performance tão explícita em um evento acadêmico pode parecer inadequada para alguns, pois pode afastar o público do debate mais profundo sobre os temas centrais, como a inclusão e as políticas públicas, desviando o foco para o choque gerado pela “forma grotesca e desrespeitosa de expressão”, como avaliou a maioria das pessoas que se manifestaram publicamente!!!

*** No entanto, há quem argumente que o papel da universidade não é apenas reproduzir normas tradicionais, mas também desafiar convenções e promover debates que transcendam as abordagens convencionais!!! Dessa forma, performances como a de Lustosa poderiam ser vistas como uma tentativa de romper com o que é considerado “aceitável” e expandir os limites do debate acadêmico!!! Porém, para que isso seja efetivo, é importante que a provocação seja acompanhada de uma mensagem clara e diretamente conectada aos temas discutidos!!! Resumindo, a condenada performance da piauiense poderia ser vista como mais adequada para um baile funk por estar alinhada com o tipo de expressão esperada nesses ambientes!!! Em uma universidade, mesmo que possa ser justificada como uma forma de questionar normas e aumentar o debate, ela corre o risco de não ser compreendida ou de desviar o foco das discussões centrais!!!

*** E como disse um internauta trans participante do debate, “considerando que mais da metade de nós, travestis, não possui nem o ensino fundamental, pois estamos alienadas à prostituição, sem direitos a uma educação formal, realizar esse tipo de performance reforça ainda mais nossa vulnerabilidade. Eu sou trans e estudei Letras, não faz sentido eu ir para uma sala de aula para ensinar a comunicação verbal das gírias, do linguajar da internet, porque isso a galera já sabe. A juventude que não lê, não conhece os clássicos da literatura, não consegue interpretar um parágrafo em um jornal está precisando de acesso à educação formal. A travesti que já conhece o que tem seu corpo hiperssexualizado toda hora, por questão de sobrevivência não se sente contemplada com essa aula aí. Lamentável”!!!

*** O caso ‘Tertuliana Listosa’ é “arremetado” (hahahahahahahahahaha), ao final destas Petinhadas, com dois interessantes artigos; do jornalista e escritor Vinícius Bogéa, e do advogado Alex Borralho!!! Vale a pena ler!!!

*** A semana foi ‘pra lá’ de tensa!!! Teve vereador reeleito na ‘Grande Ilha’ que subiu à tribuna e ‘soltou os cachorros’ pra cima de um ex-candidato que levou só 161 votos!!! O parlamentar disparou que investiu, gastou e fez de tudo, e o jovem pegou a grana e simplesmente os votos para o partido não apareceram!!! Enquanto isso, segundo ele, o jovem saiu ‘tirando onda’ e foi ‘pro’ Rio de Janeiro comemorar a derrota!!! A ‘treta’ foi intensa, com troca de farpas quentes, acusações sérias e o ex-candidato se defendendo nas redes sociais…, pense!!!

*** E olha só essa!!! Uma socialite do Quintas do Calhau conheceu, pela internet, um boy que morava no EUA!!! Paixão fulminante!!! O garotão veio para a “Grande Ilha, e, após dois meses de um tórrido caso, a socialite descobriu que o rapaz era um mecânico desempregado na terra de “Tio Sam”!!! Decepcionada, resolveu dar um fim no relacionamento, para não acabar o seu casamento, que já corria riscos!!! Só que o boy pediu 150 mil dólares para não divulgar as fotos que tinha em seu poder, e também para não entregá-las ao “cara-metade” dela!!! Resultado: sem saída, a mulher chamou a filha e contou tudo!!! As duas, então, foram à Delegacia da Mulher, onde, devidamente combinado com os policiais da “Maria da Peia”, foi marcado um encontro na Avenida Litorânea (Praça dos Pescadores), para o pagamento do dinheiro da extorsão!!! Agarrado no flagra, o mecânico foi preso e autuado!!! Porém, já está solto!!! A socialite, por sua vez, ganhou uma medida protetiva!!! Bom, mas, será que o “cara-metade” já sabe???!!!

*** E aquele doutor que vive no Instagram se declarando ‘pros’ filhos, mas tem problemas de pensão com um outro filho, do ‘aliançamento’ anterior???!!! Pois é…, é o famoso pai de Instagram!!! Pior que quando a ex manda mensagem cobrando, ele ‘cai’ de xingamentos, descontroladamente!!! A mulher tá cheia de denúncias contra o ex…, desde atraso de pagamento dos funcionários a uso de medicação off label na clínica (sem comunicar os pacientes), e realização de venda ‘casada’ com uma conhecida farmácia de manipulação da cidade!!! Os funcionários sem receber e ele viajando com uma blogueira polêmica envolvida com estelionato e venda clandestina de mercadoria!!! Só muita “borracha”!!!

*** A MELHOR DA SEMANA NA INTERNET
– O satanás agora abriu um pequeno negócio: RECUPERO MENSAGENS APAGADAS DO CELULAR DO SEU MARIDO!!!

*** E pra fechar…

Vergonha anal

Quanto custa a vergonha? Qual o preço da degradação acadêmica em nome de uma ideia de inclusão e diversidade controversa, chinfrim, pervertida? Quem vai pagar pela vergonha nacional a qual a Universidade Federal do Maranhão foi submetida após a palestra (?) obscena de uma historiadora (?) destituída do mínimo de compostura possível?

A fatura é alta, e não pode cair nos grotões do esquecimento, como se fora um episódio lúdico entre camaradas mambembes nos guetos de uma cidadela ordinária.

A direção da Ufma deveria se sentir ultrajada, humilhada, escarneada. A nota pública divulgada foi constrangedora, quando deveria ser dura, categórica, moralizadora. Não há comiseração quando a vulgaridade pisoteia o ambiente acadêmico. Não existe empatia quando indolentes oportunistas usam artifícios deletérios para defender conceitos esdrúxulos.
A comunidade que a historiadora anal jura defender deveria se sentir traída, desmoralizada, e repudiar vigorosamente o ato frívolo de sua interlocutora nonsense.

(Vinícius Bogéa, jornalista e escritor)

********************

UFMA ensina com o cu!

Chegando em solo maranhense após a “arrematação do avião” que a conduzia (não sabemos se em leilão, hasta, pregão, etc.), Tertuliana Lustosa trouxe para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lições sobre o seu “mestrado de putaria”.

De pronto, essencial seja feita a seguinte indagação: qual é a novidade desse fato? Por óbvio que nenhuma, já que a putaria de Tertuliana é velha conhecida de todos. Agora, conseguir um diploma de curso universitário por meio de ensinamento de como “requebrar o cu”, realmente é algo original, colocando a UFMA na vanguarda das instituições de ensino superior (nível planetário).

Alguns universitários da UFMA poderão de logo asseverar: não critiquem a apresentação de Tertuliana, já que opinião é que nem cu; ou seja, tem gente que dá mesmo sem você pedir e aqui todos nós gostamos do cu de Tertuliana. Temos que respeitar!

Para Tertuliana, na UFMA “não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão”. A frase rendeu aplausos dos insensatos risonhos integrantes da mesa composta por aquela (os principais ridículos da cena), que sentiram, de pertinho, o aroma do mencionado cu, proporcionando, por lógico, o compartilhamento da filmagem do ato no perfil do Instagram da própria cantora, contando com a aquisição de inúmeros seguidores e uma exorbitância de compartilhamentos.

Na mesa-redonda (bem redonda mesmo) que Tertuliana se “apresentou” eram destacadas as “Dissidências de gênero e sexualidades”, promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política da universidade, estando o público entusiasmado com o “manifesto traveco-terrorista” proveniente do trabalho acadêmico de mestranda, que ainda ressaltou que “não se nasce mulher, torna-se traveca”, afirmação que poderíamos caracterizar como uma chacota em relação à nota materializada pela UFMA concernente ao episódio, esta que realçou a “importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade”.

Os registros feitos por Tertuliana em referido episódio já foram propalados em outras universidades e se referem a preconceitos que precisam ser enfrentados, sendo preponderante por exaltar a sua “travestilidade nordestina como forma de questionar o sistema”. Quanto a isso, Lustosa não pode ser questionada, já que, concordando ou não, estamos diante da produção de conhecimento feito segundo as suas convicções, merecendo respeito, também, os universitários que procuraram prestigiar a palestra em contexto.

Respeitar qualquer tipo de diversidade é nosso dever como cidadãos. Aliás, muitas das vezes temos que sair da bolha, procurar escutar a realidade dos outros e ter conhecimento de pontos de vista diversos, sendo tais atitudes essenciais para a construção de um ambiente social destituído de preconceitos. Nesse sentido, vale ponderar que a universidade é uma reprodução da sociedade.

Ocorre que, para ser respeitado, é preciso respeitar, não podendo ser esquecido que o direito constitucional à livre manifestação de pensamento e expressão tem limites, não devendo o ambiente universitário ser confundido com um lugar de libertinagens.

A UFMA é uma conceituada instituição de ensino superior do Brasil, não podendo se transformar em um “mestrado de putaria”, com ensino gostoso “dando aula na sua pica”, sob pena de subversão do real papel universitário e dos limites essenciais do que se tem por tolerável em eventos acadêmicos, que migram para integralização de carga horária dos seus alunos.

Logo, o local e a forma escolhida por Tertuliana para aflorar o seu erotismo, performando putaria com o seu corpo, esquecendo da necessidade única da reprodução dos seus valores e pensamentos por meio da sua voz, foi inadequado, agredindo, principalmente, o pagador de imposto, que repudia a utilização do dinheiro público com depravações. A educação pressupõe respeito mútuo e diálogos e debates pautados pela seriedade!

Preponderante destacar, ainda, que existem limites a serem respeitados e valores éticos e morais que devem sempre constituir a base de qualquer instituição de ensino.

A libertinagem, a indecência e até o cu de Tertuliana são toleráveis, em outros palcos e não no espaço acadêmico, sob pena de distorção do conceito de liberdade, que não está associado à noção de safadeza e patifaria, com a exacerbação de práticas teratológicas e absolutamente incompatíveis com a rotina da vida acadêmica.

(Alex Borralho – Advogado)

********************

MISTÉRIO –

*** Lojistas do Shopping da Ilha perguntam: “Quando será que a Polícia Federal vai começar a investigar um autointitulado imperador que gosta de se exibir em redes sociais com rifas de “1 milha’ e imagens de dinheiro e SW4???!!! Rapaz, e o ‘cabra’ agora partiu para a compra de apartamentos!!! ‘Amostradinho’ esse!!! Cuidado, estão de olho!!!

*** Quem é o político ‘peso pesado’ que anda ligando para pedir votos para a reeleição de Kaio Saraiva na OAB-MA???!!!

*** Qual ex-candidato a prefeito foi flagrado, essa semana, “driblando” veículos, sem usar a faixa de pedestres, numa travessia perigosa do Shopping Tropical para o Dom Bosco???!!! Cuidado!!! Numa dessa nem o santo padroeiro da cavalaria medieval e dos oficiais de polícia te salva…!!!

*** Qual prefeito da baixada, que, após ser derrotado na disputa pela reeleição, exonerou todos os funcionários contratados do Município???!!!

*** Qual foi o parlamentar, autointitulado ‘Moral do Litoral’, que garantia aos vereadores de Cururupu que nada sofreriam, que não seriam cassados porque no TRE-MA ele controlaria a questão e no TSE falaria diretamente com ‘Tia Carmen’, e agora, sem saber explicar a cassação dos edis cururupuenses, anda culpando Flávio Dino e alegando perseguição???!!!

*** Quem é a organizadora de eventos, presa em São Luís, onde usaria dois nomes diferentes para ludibriar suas vítimas, que arrecadava quantias consideráveis para organizar eventos, e, após o pagamento, simplesmente desaparecia e não atendia mais uma ligação???!!! Essa conseguiu enganar quase 40 pessoas, mas agora o problema é que o delegado está tentando saber qual é o verdadeiro nome da ‘dita-cuja’!!! ‘Rapá’…!!!

*** Quem foi a figura que, passando-se por blogueira, denunciou um erro de procedimento estético e espalhou um vídeo em que ela chegou dando tapa na cara da médica com a intenção de viralizar, ganhar seguidores e ficar famosa???!!! Já mandou o vídeo até pra canais de outros estados, mas ainda não conseguiu ganhar nem 500 seguidores!!!! E por que será que ela agora está se saindo da polêmica???!!!

*** Qual político foi visto, na sexta-feira, ‘arrastando’ duas ‘novinhas’, depois do evento da sua vitória, para uma outra ‘festa’???!!!

*** Quais são os chineses que estão financiando pescadores em Cururupu e o pagamento é feito com bexiga de peixe, principalmente pescada???!!!

*** Quem foi a candidata travesti, bem aceita pela galera lgbtqiapn+, que, revoltadíssima com sua baixa votação – apenas 219 sufrágios – correu ‘pras’ redes sociais e esculhambou ‘todo mundo’, dizendo que estava louca e revoltada???!!!

*** Qual ex-vereador de São Luís, eleito em 2004, uma verdadeira estrela no meio evangélico, virou quase um “fantasma” nas eleições subsequentes, ficou de 2008 a 2020 sempre como suplente, e agora, finalmente, conseguiu seu “grande feito” em 2024, obtendo impressionantes seis votos???!!! Estava tão distante do eleitorado, que, quando foi contar, quase esqueceu como faz!!!

***

One thought on “A decisão de Moraes contra Brandão, ofuscada pela ‘lacrada’ de Tertuliana, e a paixão frustrada da socialite do Quintas do Calhau

  1. Prezado Borralho,
    Você falou tudo o que todo mundo tinha vontade de fazê-lo e com todas asas letras e palavras, desde monossílabos a polissílabos.
    Fico pensando quando alguém perguntar: ‘você estuda aonde?’ e vem a resposta: na UFMA. ato contínuo “na universidades que promove palestra e apresenta curso de sadomasoquismo?”.
    A mácula na UFMA jamais será olvidada, perdurará enquanto existir como unidade de ensino superior.
    E nós, orgulhosos por contarmos com uma Universidadade reconhecida em todo Brasil, não temos mais tal privilégio.
    A Reitoria, o CFE, o MEC, até agora não tomaram nenhuma decisão.
    Apenas e tão somente o Deputado Nicolas, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados , se pronunciou ensejando punição exemplar e demissão de todos os envolvidos nessa triste esCUlhambacão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *