-->

Alegria, descontração e muita folia com ações de saúde, acesso a informação e serviços de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este foi o enredo do Bloco da Saúde, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como parte da programação do pré-Carnaval do Maranhão 2024. O cordão da prevenção arrastou centenas de foliões, neste domingo (4), no Cirtuito Litorânea, em São Luís.


“A campanha tem buscado disponibilizar os insumos e facilitar o acesso da população aos produtos de prevenção. Para o período do carnaval, o Hospital de Campanha será instalado no Circuito Beira-Mar, além do transporte sanitário com ambulâncias disponíveis nos circuitos Litorânea e Beira-Mar. E tenho a certeza que vamos mais uma vez realizar um grande carnaval, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Na Tenda da Saúde, instalada no Circuito Litorânea, equipes da SES e, em especial do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais, orientaram os foliões sobre as diversas formas de prevenção e realizaram a distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV.

Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, acompanhou o Bloco da Saúde no Circuito Litorânea. O gestor da SES também recebeu a visita da secretária de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo, na Tenda da Saúde.

Com o tema “Se tem crush, tem prevenção”, a concentração do Bloco da Saúde 2024 foi embaldo ao som de atrações musicais da programação da Secma, como Herton Rá e Baile do TDN. Com o bloco na rua no Circuito Litorânea, a musicalidade e agito do grupo Argumento. A programação também contou com a apresentação de Fabrícia, animando os foliões no circuito.

“Estamos no período carnavalesco e é muito importante foliões prevenidos. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem garantido os insumos de prevenção, para os 217 municípios maranhenses, como preservativo interno e externo, autoteste para HIV – que pode ser levado para casa para testagem. O nosso compromisso é com a prevenção e a saúde da população”, frisou a chefe do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão.

Para a supervisora de almoxarifado do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA), Laisa Lima, de 32 anos, a SES levou alegria e prevenção para o circuito do carnaval. “É indispensável unir as duas coisas: a folia que é algo que todo mundo gosta e todo mundo fala que o ano só começa depois do carnaval, e prevenção e distribuição de camisinhas”, disse.

No Circuito Litorânea, o motorista Cristian Martins, de 34 anos, aprovou a iniciativa da SES. “É importante o trabalho feito aqui no Carnaval. As pessoas pensam muito em policiamento, mas a segurança relacionada a saúde é fundamental. Doença não vem na cara, não está escrito, as pessoas bebem demais e esquecem de tudo e não pode ser assim”, ponderou.

A secretária Jonayra Correia, de 51 anos, elogiou o combo cultura, lazer e saúde. “Nossa, a melhor coisa que poderia ter acontecido. Gente, isso foi ótimo, maravilhoso. A gente tem tudo no tempo e na hora. A gente tem a diversão, né? E nós estamos seguros. Então, a gente pode beijar, pode abraçar, pode brincar e usar o kit para se prevenir”, disse.

Mais prevenção

Os insumos de prevenção também estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos serviços é possível acessar ainda estratégias para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

A SES registrou 1.333 casos de Aids, no período de janeiro a dezembro de 2023. Desde o início da epidemia foram notificados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), da base da SES, 1.860 casos de HIV, sendo 1300 casos (69%) em pessoas do sexo masculino e 560 (31%) casos em pessoas do sexo feminino.

Saúde no Carnaval 2024

E no período do carnaval, a partir de sábado (10), o Hospital de Campanha estará localizado na Praça Maria Aragão, iniciando os atendimentos, com horário de funcionamento das 18h às 2h30 da manhã. O último dia de atendimento será na terça-feira (13). A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em higienização para atender os foliões.

A SES disponibilizará, ainda, no período carnavalesco do Circuito Litorânea, três ambulâncias, sendo uma com estrutura de Unidade de Suporte Avançado (USA), com maca, prancha, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio, e mais outras duas unidades básica. No Circuito Beira-Mar, mais duas ambulâncias serão disponibilizadas para transporte sanitário, sendo uma unidade básica e outra com suporte USA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *