-->

Ministério dos Transportes + governo do Maranhão

O Ministério dos Transportes e o Governo do Maranhão anunciaram medidas emergenciais para liberação do tráfego em dois pontos da BR-222/MA, em Santa Inês e Bom Jesus das Selvas. Três trechos das BR’s 316/MA e 222/MA foram bloqueados depois de uma forte chuva que atingiu o Maranhão no fim de semana. Ontem, um dos trechos já havia sido liberado. O ministro Renan Filho vistoriou as áreas afetadas das duas rodovias federais. Entre as medidas, a implantação emergencial de uma ponte do exército na BR-222. Saiba mais em: https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1780331297560207614.

Assinatura de MPs que garantem valorização aos servidores do MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a assinatura de três medidas provisórias, que garantem valorização para a Polícia Civil, Polícia Penal e integrantes de apoio administrativo (ADO) da Uema. As determinações proporcionam pagamento da retribuição ao servidor, reestruturação e aprimoramento das atividades desenvolvidas no Estado e alteração do percentual da gratificação de exercício de suporte. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governador-brandao-anuncia-assinatura-de-mps-que-garantem-valorizacao-aos-servidores-do-estado.

Mutirão Cidadania Indígena

O governo do Maranhão, em parceria com uma extensa rede de colaboradores, promove o Mutirão Cidadania Indígena – Mē Ipē Mēhī Peaj, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, que será realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-promove-mutirao-cidadania-indigena-e-inaugura-centro-de-educacao-aos-povos-originarios-em-fernando-falcao.

Inauguração da Escola Roberto Capeêrtyc

Nesta quinta (19), o governo do Estado inaugura o Centro de Educação Indígena Raimundo Roberto Capeêrtyc Canela, em homenagem ao cacique de mesmo nome, em conjunto com as atividades do Mutirão. O centro terá 12 salas de aula e representa um avanço na educação local. A construção, localizada em Fernando Falcão, teve investimento de R$ 3.955.536,18 e beneficiará mais de 800 estudantes indígenas. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-promove-mutirao-cidadania-indigena-e-inaugura-centro-de-educacao-aos-povos-originarios-em-fernando-falcao.

Precatórios do Fundef da rede estadual

Brandão divulgou a previsão para o pagamento da primeira parcela dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Segundo o governador, as consultas e contestações serão encerradas nesta quarta (17) para, em seguida, o calendário de pagamento ser iniciado no dia 7 de maio para os servidores ativos; no dia 9, para os aposentados e no dia 13, para os desligados e herdeiros. Os valores individuais poderão ser divulgados até semana que vem. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/precatorios-do-fundef-da-rede-estadual-ja-tem-previsao-de-pagamento.

Karoline Bezerra Maia

Em suas redes sociais, o governador Carlos Brandão parabenizou Karoline Bezerra Maia – maranhense que se tornou a primeira quilombola a assumir o cargo de promotora de justiça no Ministério Público do Estado do Pará. “A posse dela é uma importante vitória para nossos povos tradicionais. Desejo muito sucesso à nova promotora!”, publicou Brandão. Saiba mais em: https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1780265716194632166.

Planifica Maranhão Macro Sul

O governo do Estado lançou em Balsas o Planifica Maranhão Macro Sul – uma estratégia que visa expandir a Planificação para as regiões de saúde de Balsas, Imperatriz, Açailândia e Barra do Corda. Com este evento, a população de 43 municípios passa a ser beneficiada pelo projeto. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-expande-planifica-maranhao-para-as-regioes-de-saude-de-balsas-imperatriz-acailandia-e-barra-do-corda.

MA no Circuito Brasileiro de Surf de Base

Revelação do surf maranhense, Kadu Pakinha vive a expectativa por uma das competições mais importantes da temporada de 2024. Kadu, que conta com os patrocínios do Governo do Maranhão e da Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, está confirmado na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Base, que será disputada entre quinta (18) e domingo (21), em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca-PE. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/maranhense-kadu-pakinha-busca-bom-inicio-no-circuito-brasileiro-de-surf-de-base.

Observatório da Mulher

Nesta quarta (17), a Semu, em colaboração com a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), realiza mais uma ação do Observatório da Mulher, empenhando-se em oferecer serviços odontológicos gratuitos para as mulheres do Quilombo Liberdade, em São Luís. A ação tem como intuito promover o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres da comunidade. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/observatorio-da-mulher-parceria-entre-semu-e-undb-oferece-servicos-odontologicos-gratuitos-para-mulheres-do-quilombo-liberdade.

Escutas Macro Territoriais nas Regionais de Viana e Pinheiro

O Governo do Maranhão realiza as Escutas Macro Territoriais nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Viana, nesta quarta (17), e de Pinheiro, na quinta (18). O foco é o fortalecimento das Políticas de Atenção à Promoção da Equidade em Saúde no reconhecimento das especificidades das populações do campo, da floresta e das águas no Estado. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-promove-escutas-macro-territoriais-nas-regionais-de-viana-e-pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *