-->

8 anos do Pacto Pela Paz

O governo do Maranhão realizou solenidade para comemorar os 8 anos da Lei 10.387/2015, que instituiu o Pacto Pela Paz no Maranhão. Na ocasião, também foi dada posse aos novos conselheiros comunitários do estado para o biênio 2024/2025. O evento aconteceu na Igreja Batista Angelim (IBA) em São Luís e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão. Saiba mais em: https://carlosbrandao.com.br/governo-do-maranhao-celebra-8-anos-do-pacto-pela-paz-e-empossa-novos-conselheiros-comunitarios-do-estado/.

Mais de 300 vagas de acesso aos IEMAs

O governo do Maranhão lançou três editais direcionados à educação e deu posse aos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os editais trazem 287 vagas para o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Língua Estrangeira no Iema Vocacional Idiomas, 25 vagas para o curso técnico de Teatro no Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) e 40 vagas para o curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo no Iema Vocacional Escola de Cinema. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-abre-mais-de-300-vagas-de-acesso-aos-iemas-e-fortalece-compromisso-pela-alfabetizacao-na-idade-certa.

Redução de mais de 41% nos casos de crimes violentos

Segundo dados da SSP-MA, São Luís teve uma redução de mais de 41% nos casos de crimes violentos letais intencionais no mês de fevereiro. Na Grande Ilha, a redução foi de mais de 14%. Nos dois primeiros meses do ano, São Luís teve uma redução de, aproximadamente, 22% no índice de casos violentos letais intencionais. Na Grande Ilha, a diminuição atingiu mais de 7,5%. E, em todo estado, registramos uma redução de 38% dos feminicídios consumados no mesmo período. Saiba mais em: https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1764720108545397243.

Obras de revitalização do Aeroporto Internacional de São Luís

Nesta terça (5), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, vistoria as obras de revitalização do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, para avaliar o progresso das intervenções. Anunciadas pela empresa CCR Aeroportos em setembro de 2023, as obras contam com R$ 117 milhões em investimentos, com cerca de 180 empregos diretos gerados durante a fase de reformas e adequações. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-vistoria-obras-de-revitalizacao-do-aeroporto-internacional-de-sao-luis.

Minuta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025

O governo do Maranhão iniciou uma consulta pública para garantir a participação da população no processo de construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. Até o dia 20 de março, será possível conhecer a Minuta da LDO 2025 e enviar colaborações ao texto, por meio da Plataforma Participa MA (participa.ma.gov.br). Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-realiza-consulta-publica-sobre-a-minuta-da-lei-de-diretrizes-orcamentarias-ldo-2025.

Fiscalização das ‘caixas-pretas’

Veículos que compõem a frota de ônibus urbano de São Luís foram alvo da Operação Transporte Seguro, ação de fiscalização realizada pelo Inmeq-MA. A iniciativa ocorreu nos terminais da integração da capital, para verificar os aparelhos de cronotacógrafos, instrumentos que registram, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida, bem como parâmetros relacionados ao motorista, como o tempo de trabalho e paradas. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/caixas-pretas-de-onibus-urbanos-de-sao-luis-passam-por-fiscalizacao-do-inmeq-ma.

Formando e Cozinhando em Barreirinhas e São Luís

Nesta semana, o Formando e Cozinhando retoma aulas em Barreirinhas e São Luís. Nos dias 5, 6 e 7 de março, as turmas de formação em Cozinha Básica acontecem pela manhã na Pousada Paraíso Cultural, em Barreirinhas, e à tarde, na Escola U.I. José de Carvalho, na Vila de Atins, também no município. Na sexta (8), haverá aula inaugural no Multicenter Sebrae, na capital, para mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência da Mulher Negra. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/aulas-do-formando-e-cozinhando-retornam-nesta-semana-em-barreirinhas-e-sao-luis.

Reforma de escola

Como forma de fortalecer a educação maranhense e dar prosseguimento aos projetos de valorização dos espaços estudantis, o governo do Maranhão não tem hesitado em liberar recursos que garantam essas realizações: um exemplo são as obras de reforma e ampliação do Centro de Ensino Prof. Rubem Almeida, em São Luís, no bairro do Bequimão. Foi autorizado o início das obras no local, visando o melhor rendimento dos alunos e melhores condições de trabalho dos funcionários. A primeira etapa dos trabalhos já está bem adiantada e será entregue ainda neste mês de março. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/escola-de-sao-luis-recebe-servicos-de-reformas-realizados-pela-sinfra.

Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos

Os portos brasileiros estão prestes a inaugurar um capítulo crucial em suas histórias com o lançamento da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). O evento está agendado para 6 de março, às 19h, no estande do Porto do Itaqui, durante o Intermodal, que acontece em São Paulo. Uma iniciativa pioneira que promete transformar o cenário portuário do país. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/alianca-brasileira-para-descarbonizacao-de-portos-sera-lancada-no-porto-do-itaqui-durante-o-intermodal.

Exposição “Divas”

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, será realizada, no próximo dia 13/3, a abertura da exposição “Divas”, do artista plástico maranhense Aírton Marinho. A mostra, promovida pelo governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), homenageia grandes nomes femininos das artes, da música e do cinema, como Alcione, Elza Soares, Gal Costa, Carmen Miranda, Rita Lee, Sônia Braga, entre outras. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/em-homenagem-ao-mes-da-mulher-fmrb-promove-a-exposicao-divas.

Bolsa Atleta 2024

O governo do Maranhão divulgou a lista dos aprovados no edital do Bolsa Atleta 2024. Ao todo, 130 maranhenses foram selecionados para receber uma bolsa no valor de R$ 500 durante o período de 12 meses. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-divulga-lista-de-aprovados-do-bolsa-atleta-2024.

Dia Internacional da Mulher

As flores do tipo Orquídea Phalaenopsis podem variar até 156,25% em floriculturas de São Luís. Esse foi um dos resultados revelados pelo Procon-MA em pesquisa de preços de itens procurados para as celebrações do Dia Internacional da Mulher, em São Luís. O levantamento foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março e incluiu seis estabelecimentos entre livrarias e floriculturas, catalogando o preço de 72 itens. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/dia-internacional-da-mulher-pesquisa-de-precos-do-procon-ma-encontra-variacao-de-15625-em-flores.

Alinhamento de estratégias de ampliação do suporte à realização das políticas públicas

Nesta terça (5), às 16h, no Auditório do Palácio dos Leões, na Avenida Pedro II, será realizada uma reunião com os superintendentes regionais de Articulação Política, em São Luís, para alinhamento de estratégias de ampliação do suporte à realização das políticas públicas do governo estadual nos 217 municípios maranhenses. Serão discutidas as linhas de ação para fortalecer a relação com lideranças políticas e gestores públicos, garantindo a missão institucional dos superintendentes junto aos gestores regionais e municipais. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/secap-reune-superintendentes-regionais-para-alinhamento-de-acoes-do-governo-nesta-terca-5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *