-->

Brandão destaca o papel do MA na exploração da Margem Equatorial

Em seu novo artigo, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, pontuou que com um investimento previsto de R$ 4 bilhões e a geração de 70 mil empregos, o Maranhão está na vanguarda da discussão sobre a transição energética. “No artigo desta semana, falo sobre o papel do Maranhão na exploração da Margem Equatorial”, afirmou. Saiba mais em: https://carlosbrandao.com.br/o-maranhao-na-vanguarda-das-discussoes-sobre-o-novo-pre-sal/.

Mais obras em Sambaíba, São Félix de Balsas e João Lisboa

Brandão cumpriu agenda nas cidades de Sambaíba, São Félix de Balsas e João Lisboa, com vistoria e entrega de obras nas áreas da infraestrutura e mobilidade, saneamento básico, esporte e lazer. Em Sambaíba, Brandão entregou a MA-375, conectada com São Raimundo das Mangabeiras. Em São Félix de Balsas, Brandão vistoriou as obras da ponte sobre o Rio Balsas. Já em João Lisboa, fez a entrega de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), além de uma Areninha Esportiva e kits esportivos. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-vistoria-e-inaugura-obras-em-sambaiba-sao-felix-de-balsas-e-joao-lisboa-neste-domingo-17.

Entregas em Sítio Novo, Amarante do Maranhão e Imperatriz

Nesta segunda (18), Brandão cumprirá agenda de inaugurações nas cidades de Sítio Novo, Amarante do Maranhão e Imperatriz, onde realizará entregas de obras nas áreas da segurança alimentar, saneamento básico, segurança pública, esporte e lazer. Em Sítio Novo, será entregue um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SAA), e a revitalização do Mercado Público do município. Em Amarante do Maranhão, Brandão vai inaugurar a Praça Pública no Povoado Cikel e fará a entrega de Areninha Esportiva e de dois kits esportivos. Já em Imperatriz, Brandão inaugura uma Areninha Esportiva e entrega dois kits esportivos, além da entrega de 11 viaturas. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-entrega-obras-e-reforca-seguranca-em-sitio-novo-amarante-do-maranhao-e-imperatriz-nesta-segunda-feira-18.

Maranhão + Petrobras + Amazônia Legal

Representantes do governo do Maranhão e dos demais estados que integram o Consórcio Amazônia Legal participaram do Fórum Transição Justa e Segurança Energética, promovido pela Petrobras, em São Luís. O governador do Estado, Carlos Brandão, anunciou a criação de um grupo de trabalho que terá a presença da Petrobras e dos secretários de Meio Ambiente da região amazônica, além de debater a justiça social na transição energética e abordou a Margem Equatorial, faixa da costa que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte, e que apresenta um grande potencial de petróleo. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-estado-anuncia-grupo-de-trabalho-com-representantes-da-petrobras-e-secretarios-de-meio-ambiente-da-regiao-da-amazonia-legal.

Brandão vistoria unidades de saúde em São Luís

O governo do Maranhão realizou vistorias nas unidades da rede estadual de saúde referência no atendimento materno-infantil em São Luís. Brandão esteve no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na Maternidade Benedito Leite e na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Marly Sarney). A inspeção teve o objetivo de verificar a qualidade do atendimento prestado à população e a estrutura das unidades para que sejam feitas melhorias que torne a prestação dos serviços ainda mais eficiente. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-vistoria-unidades-estaduais-de-referencia-no-atendimento-materno-infantil-em-sao-luis.

Caravana contra Febre Aftosa

A Aged inicia, a partir do dia 19 de março, a Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária, nas dependências do Sinrural, em Imperatriz. O objetivo da Aged, com diversos parceiros, é mobilizar associações de criadores, sindicatos rurais e prefeituras para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão, que acontecerá em abril, sem prorrogação de prazo. A caravana vai percorrer 13 municípios em regiões estratégicas. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/aged-prepara-caravana-contra-febre-aftosa.

Vacinação contra gripe

A SES antecipou a vacinação contra a influenza no estado. Nesta segunda (18), será realizada a abertura da campanha, às 8h30, na Policlínica Cidade Operária, em São Luís. A campanha visa imunizar idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/governo-do-maranhao-inicia-vacinacao-contra-gripe-nesta-segunda-feira-18.

Maranhão na Turquia

Em suas redes sociais, Brandão parabenizou o nadador maranhense Davi Hermes, que vai representar o Brasil no Trisome Games, na Turquia, uma das maiores competições para atletas com síndrome de down do mundo. “Ele é o único paratleta do Norte e Nordeste convocado para a competição e conta com apoio do nosso governo. Sucesso!”, publicou o governador. Saiba mais em: https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1769488214908182629.

Queda de 61% de assaltos a bancos e de 77% de roubo de cargas

Em 2023, o Maranhão reduziu em 61,11% o total de assaltos a bancos e de 77,93% de roubo de cargas. É o que atesta o Mapa da Segurança Pública, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os dados são reflexo dos constantes investimentos que o Governo do Estado tem feito no Sistema de Segurança Pública para combater a criminalidade e, consequentemente reduzir a violência. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/maranhao-teve-queda-de-61-de-assaltos-a-bancos-e-de-77-de-roubo-de-cargas-em-2023-aponta-o-mapa-da-seguranca-publica.

Plataforma dos Precatórios do Fundef

A Seduc prorrogou, até 24 de março de 2024, o prazo de consulta na plataforma dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/seduc-prorroga-prazo-de-consulta-na-plataforma-dos-precatorios-do-fundef.

MA: 2º estado do NE com maior valor exportado em 2023

Em 2023, o Maranhão se destacou como o 2º maior exportador da região Nordeste. As exportações maranhenses totalizaram US$ 5,5 bilhões de janeiro a dezembro. Essas e outras informações disponibilizadas pela Secex estão presentes no Boletim do Comércio Exterior Maranhense, lançado pelo Imesc. O boletim aponta que a alumina foi o produto maranhense com maior participação no total exportado pelo país. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/maranhao-foi-o-segundo-estado-do-nordeste-com-maior-valor-exportado-em-2023.

Renovar é Começar
A Funac, por meio do Centro Socioeducativo Florescer, realiza, nesta segunda (18), às 14h30, uma palestra sobre empoderamento feminino, que será ministrada pela diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena – será abordada a importância do empoderamento feminino na sociedade atual e como ele pode ser alcançado. O evento ocorrerá no Centro Socioeducativo Florescer (R. Primeiro de Maio, S/N, Anil). O evento integra o Projeto ‘Renovar é Começar’. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/centro-socioeducativo-da-funac-recebe-nesta-segunda-feira-18-diretora-da-casa-da-mulher-brasileira.

II Workshop Comunicação Humanizada

Com o tema “Diga não à revitimização”, será realizado, nesta quarta (20), às 16h, o ‘II Workshop Comunicação Humanizada’. O evento promovido por meio da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em parceria com a Semu, visa contribuir para difusão de informações no combate à violência de gênero de modo a evitar o descaso, culpabilização e exposição da vítima. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/combate-a-violencia-contra-mulher-e-o-foco-do-ii-workshop-comunicacao-humanizada.

VII Semana de Combate ao Feminicídio no MA

Foi aberta, neste domingo (17), a VII Semana de Combate ao Feminicídio no Maranhão. Idealizado pela Polícia Civil, Casa da Mulher Brasileira, Somos Todos Mariana e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/MA), o evento visa conscientizar a população em geral sobre a violência doméstica e de gênero. A abertura da semana aconteceu na Feirinha São Luís, no Centro Histórico da capital maranhense. O evento segue até o dia 30 deste mês, com o tema “Acreditar que pode ser diferente”. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/vii-semana-de-combate-ao-feminidio-no-maranhao-e-aberta-em-sao-luis-para-conscientizar-a-populacao-sobre-a-violencia-contra-a-mulher.

Símbolos da Paixão

O Museu de Arte Sacra abrirá a exposição “Símbolos da Paixão”, que remete aos principais símbolos utilizados nas celebrações da Semana Santa com os seus significados. A mostra abre no dia 19 de março, e fica disponível para o público até 12 de abril. A entrada é gratuita para todos. A ideia da mostra surgiu diante do período celebrativo de preparação para a Semana Santa, para que as pessoas possam, por meio do acervo exposto, viver os mistérios da salvação da humanidade na pessoa de Jesus Cristo. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/museu-de-arte-sacra-expoe-simbolos-de-celebracoes-da-semana-santa.

Convergência 2024

A Fapema, em parceria com a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), lançou edital para a seleção de 30 monitores que irão atuar durante o Evento Convergência 2024. As inscrições podem ser feitas até 20 de março no site da Fapema. O Convergência é gratuito e será realizado em São Luís, no Multicenter Sebrae, no período de 1º a 3 de abril. Saiba mais em: https://www.ma.gov.br/noticias/fapema-lanca-edital-de-selecao-de-monitores-para-o-evento-convergencia-2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *