Para organizar a execução do levantamento, a Setur-MA realizou nesta segunda-feira (29), um treinamento no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama) para os pesquisadores participantes.
“O Governo do Maranhão está empenhado em investir no turismo e nos grandes eventos, como o Carnaval. Nós, da Setur-MA, damos atenção especial aos indicadores, pois eles são fundamentais para tomar decisões. A partir dos dados coletados, a gente pode compreender a visão dos turistas, suas necessidades, além de orientar o Estado e os Municípios na promoção de ações de planejamento específicas para o setor”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
A pesquisa será realizada em três dias (8, 9 e 10 de fevereiro) e vai envolver equipes dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), assim como os alunos do curso de turismo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que vão auxiliar na aplicação dos questionários, via QR Code, no momento do atendimento.
Os questionários serão aplicados nos principais locais de entrada e saída de São Luís, como: o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, Terminal Rodoviário de São Luís e o Terminal da Ponta da Espera, além das cidades de Barreirinhas e Imperatriz.
“É essencial entender como os turistas veem o Estado, especialmente em cidades como São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, que são portas de entrada para os principais atrativos turísticos, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, São Luís e Chapada das Mesas”, acrescentou Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo, vinculado à Setur-MA.
A pesquisa busca informações acerca da demanda turística, para traçar o perfil dos turistas que visitam o estado, registrar a avaliação dos atrativos turísticos, levantar qual o gasto médio diário, tipos de hospedagem e de viagem, transportes utilizados, relação do destino com a programação do Carnaval.
Todas as informações serão reunidas em uma publicação disponível até o final de fevereiro no site do Observatório do Turismo do Maranhão: https://observatorio.turismo.
Observatório de Turismo do Maranhão
Observatório do Turismo é um dispositivo criado para acompanhar a evolução do turismo maranhense. Organiza-se como uma rede de informações abastecida por um grupo de observadores e especialistas, a partir da documentação e parcerias que são capazes de promover distintas possibilidades de aprendizagem, tendo em vista que o ato de observar conduz ao monitoramento, ao estudo, à circulação de informação e ao aconselhamento, elementos necessários para atingir a excelência do Turismo no estado.
Segundo a estudante de turismo da Ufma e atendente do CAT, Giovana Martins, participar das pesquisas é uma troca de experiências para entender os turistas e as opiniões deles sobre os serviços oferecidos durante a estada no Maranhão. “Eu já fiz a pesquisa de demanda no São João, do ano passado. Foi uma experiência incrível, porque foi o meu primeiro contato com turistas. Na abordagem, o turista fala sobre a nossa cidade. E é uma troca que a gente tem”, relatou.
O secretário adjunto da Setur-MA, Ruan Tavares, afirma que o Observatório do Turismo do Maranhão tem a importância de aproximar os acadêmicos das demandas do mercado, baseado no contato com os turistas. “A participação do aluno em um observatório garante a ele o contato com o mercado, no sentido de ouvir a opinião do turista, de entender a sua necessidade, a sua demanda e os seus interesses”, lembrou.
Metodologia da pesquisa
Os turistas serão questionados também sobre a nacionalidade, gênero, faixa etária, escolaridade, ocupação atual, renda familiar, estado civil, se tem alguma deficiência, meio de transporte utilizado, tipo de hospedagem, período de permanência, viaja com quantas pessoas, gasto diário e motivo da viagem. Ainda serão avaliados os aspectos de infraestrutura e programação do carnaval, como: iluminação do circuito, programação do carnaval, limpeza, atrações locais, atrações nacionais, gastronomia, sinalização, segurança, acessibilidade e divulgação.
Dentre os serviços ou equipamentos turísticos que devem ser incluídos na pesquisa estão: bares, restaurantes e similares, meio de hospedagem, museus, Centros de Atendimento ao Turista (CATs), táxis, motoristas de aplicativo de transporte, guias de turismo, agências de viagem, manifestações culturais/populares, atrativos históricos/patrimoniais, atrativos naturais, artesanato local e transporte coletivo.