-->

Camarão no Governo

O vice-governador Felipe Camarão assumiu o comando interino do Estado. O governador Carlos Brandão tirou férias com a família e estará fora do Brasil. Camarão teve que se licenciar novamente da Seduc e permanece como interino até 21/01. Camarão tem vasta agenda pelos próximos dez dias.

Mais duas embarcações ao sistema de ferryboat

Para oferecer mais opções de travessia para os usuários do serviço de ferryboat, o Governo do Maranhão vai passar a operar com mais duas embarcações entre os portos da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara. As duas embarcações, que já estão com todas as licenças necessárias para a prestação do serviço, chegam ao sistema de ferryboat do estado até abril em substituição ao ferryboat José Humberto, que será retirado de circulação.

Segundo fim de semana de Pré-Carnaval do Maranhão

A programação de Pré-Carnaval do Governo do Estado entra no segundo fim de semana com uma vasta agenda de atrações. O Pré-Carnaval do Maranhão contará com apresentação de blocos tradicionais, escola de samba e grupo de pagode, nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14). Os pontos de encontro serão na Praça Deodoro, Beira-Mar e avenida Litorânea.

Selo Anticapacitismo

Com o objetivo de ampliar a defesa dos direitos de pessoas com deficiência em todo o estado, o Procon/MA promoverá, nesta sexta, a partir das 14h30, uma reunião com representantes da sociedade civil organizada e Defensoria Pública do Estado. Na pauta, a discussão de melhorias de atendimento ao público por instituições privadas no Maranhão e apresentação do Projeto do Selo Anticapacitismo para avaliação e coleta de sugestões de entidades.

Matrículas do Iema abertas

As matrículas do Iema estão abertas e vão até o dia 16 de janeiro, às 23h59. Serão oferecidas 5.270 vagas para alunos nos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral para o ano de 2024, distribuídas em todas as 34 unidades do Iema no estado. Serão inscritos os candidatos que estejam aptos a cursar o ensino médio e que sejam menores de 17 anos até o dia 31 de março de 2024. As inscrições podem ser feitas a partir do link http://web.iema.ma.gov.br/seletivo2024.

Janeiro Branco

O Governo do Estado realiza, nesta sexta (12), a abertura da campanha Janeiro Branco, às 8h, na Praça Deodoro, em São Luís. A SES ofertará atendimentos de PICS, consultas com clínico geral, atividades com educadores físicos e aulas de zumba. E ainda, Ação Resgate alusiva ao Janeiro Branco com atendimento de psicólogos e psiquiatras, avaliação nutricional, além de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e aferição de glicemia e pressão arterial.

Período de defeso do caranguejo-uçá

A primeira fase do defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta (12), em todo o Maranhão. O defeso ocorrerá em três períodos diferentes: de 12 a 17 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março. Nesses dias, fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento e a industrialização da espécie Ucides cordatus, conhecida como caranguejo-uçá. O caranguejo-uçá tem um papel considerado fundamental na proteção dos manguezais, além de ser uma importante fonte de renda para a economia local.

77% dos aprovados no Paes 2024: oriundos de escolas públicas

A Uema divulgou o resultado do Paes 2024. Segundo a instituição, mais de 4,8 mil candidatos foram aprovados, sendo 76,61% desses estudantes oriundos de escolas públicas. Ao todo, mais de 50 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 5.493 vagas ofertadas pelas duas instituições, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da Uemasul.

Operação conjunta no segmento de bebidas

Foi realizada uma operação conjunta coordenada pela Sefaz-MA e Polícia Civil, que revelou irregularidades em depósitos e distribuidoras de bebidas. A ação abrangeu diversos estabelecimentos na capital maranhense e no interior, resultando na identificação de transporte de mercadorias desacompanhadas de documentos fiscais e de bebidas sem procedência legal.

Vacinação nas Férias

O Governo do Estado realiza, nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14), mais uma etapa da Vacinação nas Férias, no Rio Anil Shopping, em São Luís. A programação de multivacinação no Rio Anil Shopping começa na sexta e sábado, de 10h às 20h, e domingo (14), de 14h às 20h. É necessário apresentar o documento de identificação e a carteira de vacinação.

Inscrições para nova edição do Trilhas

O Governo do Estado anuncia a abertura das inscrições para a nova edição do programa Trilhas. Com o objetivo de impulsionar a capacitação tecnológica no estado, o programa oferecerá um total de 1 mil vagas, divididas igualmente em 500 vagas para cada fase de formação. Cada etapa terá a duração de 5 meses, oferecendo aos participantes uma imersão completa em uma das cinco trilhas de formação disponíveis. As inscrições para o Trilhas estão abertas até o dia 28 de janeiro.

Vistoria técnica na comunidade da Praia Olho de Porco

Secap e Sinfra realizaram vistoria técnica para melhoria do acesso à Praia do Olho de Porco, na cidade de Paço do Lumiar. As ações em Paço do Lumiar são fruto de amplo diálogo do Governo do Maranhão com representantes da população, lideranças políticas e com a sociedade para definir as prioridades. A visita objetivou conhecer as especificidades da região e ampliar vias de acesso à praia, com melhoria dos serviços públicos e fomento ao turismo na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *