-->

Com a finalidade de conscientizar os profissionais das unidades de saúde de São Luís para a prevenção de acidentes de trajeto (acidentes de trânsito de casa para o trabalho, e do trabalho para casa), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência da Política de Atenção em Saúde no Transito, está desenvolvendo esta semana a ação “Trajeto Seguro: juntos pela prevenção”. A ação foi aberta no Hospital Aquiles Lisboa, terça-feira (5), e alerta os servidores sobre condutas de ciclistas, pedestre e condutores de motocicletas e automóveis.

Coordenadora de Projetos e Saúde no Trânsito da SES, Swanny Leite, disse que os altos registros de acidentes de trajeto registrados este ano foi o que desencadeou as ações. “Estamos tendo um número cada vez maior de pacientes nas urgências e emergências dos setores de trauma e que podem ser evitados se tiver maior atenção por parte dos pedestres, ciclistas e motoristas de veículos e moto. A nossa intenção é pedir maior atenção e respeito às leis de trânsito para que possamos evitar acidentes no percurso de casa para o trabalho e vice-versa”, explicou.

A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, uma vez que ciclistas, pedestres e condutores de automóveis compartilham as vias públicas. A técnica de Segurança do Trabalho da Unidade de Saúde, Lucinete Ferreira Nascimento explicou que cada pessoa desempenha um papel na segurança nas ruas. “Seja você um ciclista, pedestre ou condutor, lembre-se de que todos têm direito a um trânsito seguro. Respeito mútuo e responsabilidade são essenciais”, alertou.

Serão realizadas ações também na Policlínica Diamante, Hemomar, UPA Araçagi, UPA Cidade Operária e Hospital da Vila Luizão. Além de receberem informações e orientações, os profissionais participam de dinâmicas para colocar em prática seus conhecimentos.

A chefe do Núcleo de Educação Permanente (Nepe) do Hospital Aquiles Lisboa, Emanuele Souza Coelho, disse que este trabalho de educação no trânsito precisa ser contínuo. “Muitos acidentes podem ser evitados se houver maior atenção de todos”, completou. O auxiliar de Hotelaria, Carlos André Ribeiro também aprovou a iniciativa. “É sempre bom lembrar que um trânsito seguro é responsabilidade de todos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *