-->

Terminal de Transporte Alternativo

Em um marco histórico para a mobilidade urbana no Maranhão, o Governo anuncia a inauguração das novas instalações do Terminal de Transporte Alternativo, simultaneamente à entrega de uma van destinada ao programa ‘Travessia Melhor Idade’. A entrega será feita pelo governador Brandão nesta terça (12), às 16h30, na Rodoviária de São Luís e representa um compromisso com a melhoria dos serviços de transporte intermunicipal e com o bem-estar da população.

Mais inovação e eficiência na administração pública

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Fundação Escola de Administração Pública (Enap) e o Governo do Maranhão celebram, nesta segunda (11), um marco histórico de trabalho conjunto, com a assinatura de um acordo de parceria que possibilitará ao Maranhão acessar uma série de soluções oferecidas pelo governo federal, fortalecendo a gestão pública, gerando sustentabilidade e economia – evento será no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, às 13h.

Reinauguração do Ginásio Georgiana Pflueger

O Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho) será entregue à população maranhense no próximo domingo (17), a partir das 17h, e terá como jogo de estreia uma partida disputada entre a Seleção Brasileira Master, que conta com jogadores que fazem parte do projeto Super Lendas do Vôlei Olímpico Brasileiro, contra a Seleção Maranhense Master. Já estão confirmados nomes como Serginho, Samuel, Rodrigão, Maurício, Dante, Lipe e Gustavo Endres. O evento contará com a presença do governador Brandão.

Painel da Mulher

O Imesc divulgou o Painel da Mulher, que tem a finalidade de difundir dados estatísticos relevantes para a garantia dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero no estado, além de ampliar os debates sobre essas temáticas. Os cinco eixos estruturantes são: demografia; educação; saúde; trabalho, renda e desigualdade; e vitimização e acolhimento. O painel reúne 61 indicadores com dimensões municipal, estadual, regional e nacional.

Desempenho da Pecuária Maranhense

Outra divulgação do Imesc foi o Desempenho da Pecuária Maranhense, referente ao ano de 2022. A publicação, lançada anualmente, é baseada no levantamento de dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizado pelo IBGE. A publicação mostra que, no ano de 2022, a produção de origem animal no Maranhão alcançou R$ 986,8 milhões.

Modernização do atendimento agropecuário

O trabalho desenvolvido pela Aged-MA terá ainda mais celeridade: mais de 50 aparelhos smartphones com tecnologia 5G foram adquiridos para as regionais do órgão estadual a partir da parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA). Com os equipamentos, será possível uma comunicação mais efetiva com os escritórios das unidades regionais da Aged-MA com médico veterinário, além de contribuir com as ações de fiscalização.

Retomada da exportação de alumínio

O Porto do Itaqui retoma a operação de exportação de alumínio, consolidando sua condição de importante hub logístico nacional. Anunciada há cerca de um mês, o primeiro carregamento dos lingotes acontece a partir desta terça (12), no berço 99. A parceria entre o Itaqui, a G5 Logística, a Steinweg e a mineradora australiana South32, destaca a competitividade logística e o impacto positivo na cadeia produtiva do alumínio para toda a região.

Aumento de empresas maranhenses

Nos últimos quatro anos, triplicou o número de empresas maranhenses incluídas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (Mtur). Em dezembro de 2019, eram 1.258 registros. Já neste mês, são 3.951, um aumento de 68%. Os números são do levantamento feito pela Setur-MA, que coordena o serviço no Maranhão.

Barreirinhas vence Concurso de Farinha D’água do MA

No último dia da 1ª Feira de Agricultura Familiar do Maranhão (Femaf), o Governo promoveu o 1º Concurso de Farinha D’água do MA, que contou com júri popular e júri técnico composto por especialistas nas áreas de agricultura, gastronomia, e cultura do estado. Entre os 84 inscritos de 42 municípios maranhenses, foi eleita a farinha d’água de Barreirinhas.

Recadastramento obrigatório de produtores rurais

A Sefaz, por meio da Portaria 514/2023, estabeleceu o prazo de 11/12 a 11 de janeiro de 2024 para que os produtores rurais com imóveis rurais superiores a mil hectares façam o seu recadastramento com a atualização de informações no portal da REDESIM/Empresa Fácil e transmitam seus arquivos Shapefile pela plataforma do SIFMA – Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (Portaria 526/2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *