-->

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), divulgou, nesta quinta-feira (7), o Painel da Mulher, que tem a finalidade de difundir dados estatísticos relevantes para a garantia dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero no estado, além de ampliar os debates sobre essas temáticas.


Os cinco eixos estruturantes do Painel da Mulher são: demografia; educação; saúde; trabalho, renda e desigualdade; e vitimização e acolhimento. O painel reúne 61 indicadores com dimensões municipal, estadual, regional e nacional, e exibe uma interface interativa e de fácil visualização, por meio de mapas e gráficos.

Segundo dados do painel, a população feminina maranhense aumentou 6,2% em 10 anos e é constituída em 80% por pretas ou pardas. Além disso, houve um aumento no percentual de mulheres de 25 anos ou mais que possuem ensino superior completo, de 6,3% (em 2012) para 15,2% (em 2022).

Os indicadores do estado também melhoraram no tocante à Atenção Primária à Saúde da Mulher, na qual houve um crescimento de 10% no percentual de mulheres que realizaram pré-natal, com no mínimo seis consultas, de 9% em relação ao pré-natal para detectar Sífilis e HIV, de 8% na cobertura citopatológica e de 7% no que diz respeito à saúde bucal de gestantes, entre o segundo quadrimestre de 2022 e 2023.

Para conferir o painel completo, acesse: www.imesc.ma.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *