-->

Dia da Consciência Negra: MA + Governo Federal

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda (20), foi marcado pelo anúncio do Governo Federal do Segundo Pacote pela Igualdade Racial. A cerimônia foi realizada em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O governador Carlos Brandão, acompanhado da comitiva maranhense, participou da cerimônia que premiou o estado pela quantidade de quilombos certificados, um total de 859 comunidades.

Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola

O Segundo Pacote pela Igualdade Racial consiste em um conjunto de políticas que defende o direito à vida, à terra, ao trabalho, à educação, à inclusão, à memória e à reparação para pessoas negras e quilombolas. Foram celebradas parcerias e assinados termos de cooperação, além da adesão à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTQ) pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.

Investimentos em Alcântara

O Ministério da Igualdade Racial destinou R$ 5 milhões via Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) para atender comunidades quilombolas de Alcântara. A ação foi construída em conjunto com a Associação do Território Étnico Quilombola de Alcântara (Atequila), Movimento de Mulheres de Alcântara (MOMTRA), Movimento de atingidos pela Base (Mabe) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara (STTR).

Regularização fundiária dos imóveis da Cohab

A Mapa e o Iterma assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem por objetivo o desenvolvimento do Programa Estadual de Regularização Fundiária nas áreas da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado do Maranhão (Cohab). O acordo entre as partes visa garantir o direito de propriedade de quem mora na região, diminuindo o índice de ocupação irregular, melhorando as condições urbanísticas e ambientais da cidade.

I Encontro de Lideranças Comunitárias da Região Metropolitana

O Governo do Maranhão anuncia o I Encontro de Lideranças Comunitárias da Região Metropolitana, evento considerado de suma importância que visa mobilizar atores sociais e líderes comunitários para a criação de uma rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres nas comunidades e bairros da Grande Ilha. Com o tema “Articulando e Mobilizando Lideranças para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, encontro ocorrerá no dia 22 de novembro, no auditório do Edifício João Goulart.

Mais de 20 bombeiros qualificados para atuação no combate a incêndios urbanos

A SSP, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), realizou a 1ª edição do Curso Tático de Incêndio, que contou a com participação de 23 bombeiros, teve duração de seis dias e abrangeu etapas teórica e prática, sendo esta última fundamental para que os participantes adquirissem as habilidades necessárias para lidar de forma eficaz com situações desafiadoras.

I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão + III Mostra Científica da SES

O Governo do Estado realiza, nesta terça (21), a abertura do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES/MA, no auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento destaca o tema “Gestão, acolhimento, diversidade e inclusão no SUS”, possui caráter técnico científico e destina-se à divulgação de pesquisas científicas e práticas exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) realizadas no estado.

Aula Magna

Nesta terça (21), ocorre também a Aula Magna com o tema “Gestão, acolhimento, diversidade e inclusão” – e ainda, as palestras “Integração ensino, serviço e comunidade” e as mesas redondas “Residências em Saúde”, “Planificação da Atenção à Saúde: uma metodologia de gestão para organização das Redes de Atenção à Saúde e “Inclusão no SUS: como fazer? Enriquecendo os diálogos interseccionais sobre bem-estar, coletivo e diversidade”, bem como a roda de conversa “Saúde da população LGBTQIAPN+: direto, acolhimento e acesso no SUS.

Mais programações

A programação do congresso e da mostra segue até quarta (22), com o lançamento do projeto Cuidar de Todos – Telemedicina, e o acolhimento estadual dos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Além disso, contará com a roda de conversa sobre “Cartografia da Juventude: um olhar para a integralidade da saúde de jovens da periferia”; a mesa redonda “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como dispositivos de inclusão no SUS”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *