-->

Maranhão no lançamento do Plano Brasil Sem Fome

Em Teresina, Brandão participou da solenidade em que o presidente Lula da Silva assinou o decreto oficializando o lançamento do Plano Brasil Sem Fome. Trata-se de uma iniciativa considerada ambiciosa, que reúne 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios, com o propósito de eliminar a fome no Brasil. O governador Carlos Brandão, reconhecido pelo seu compromisso com a igualdade social e o bem-estar dos cidadãos maranhenses, reafirmou sua dedicação em apoiar a luta contra a insegurança alimentar no estado e no Brasil. Na ocasião, Brandão enfatizou que, junto aos programas sociais estaduais, a chegada do Plano Brasil Sem Fome alcança um novo patamar no combate às desigualdades no Maranhão.

Entrega de equipamentos para associações de pequenos produtores rurais

Para estimular o desenvolvimento das atividades produtivas no estado e promover a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Maranhão fez a entrega de equipamentos para associações de pequenos produtores rurais e pequenos empreendedores. Foram entregues cinco tratores com grade aradora, dois caminhões do tipo 3/4 com carroceria de madeira, sete máquinas de costura e uma balança, adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Pedro Lucas Fernandes em parceria com a Codevasf.

Porto do Itaqui: rumo à modernização

Na próxima segunda (4), o Porto do Itaqui dará um importante passo rumo à modernização de sua logística de movimentação de celulose, com a introdução de um spreader automático de última geração. Este equipamento de alta tecnologia, com capacidade para manusear até 32 toneladas, promete elevar tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias. O investimento, no valor de R$ 9 milhões, está sendo feito pela Suzano, uma referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto. Esta inovação é uma resposta aos desafios da indústria de celulose e logística portuária, representando um marco significativo em direção à excelência operacional.

Estádio da Vila Luizão + Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima

O governador Carlos Brandão deu início a uma série de ações e entregas de obras em comemoração ao mês de aniversário de 411 anos de São Luís, com a inauguração do modernizado Estádio de Futebol da Vila Luizão e do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Residencial Ribeira. Estas ações fazem parte de um arrojado programa de investimentos do Governo do Maranhão na capital, que entregará 120 obras ao longo do mês de setembro.

Quarta alça do Viaduto do Jaracaty

Em alusão ao aniversário de 411 anos de São Luís, Brandão participou da cerimônia de liberação da quarta alça viária no Viaduto do Jaracaty (acesso à Via Expressa) para a população. Com investimento de R$ 1.949.386,02, a quarta alça do Viaduto do Jaracaty facilitará o acesso à Via Expressa, pela Avenida Professor Carlos Cunha, viabilizando um percurso mais seguro para os condutores que, atualmente, buscam meios alternativos para chegar à referida via.

Governo + TIM: ampliação da internet móvel

Brandão recebeu representantes da empresa de telefonia TIM para uma visita de cortesia. Durante o encontro, foi reafirmada a parceria entre o Governo do Estado e a empresa para, junto com o Governo Federal, fortalecer o investimento na rede móvel em todo o Maranhão. A TIM já havia fechado parceria para implantar novas torres nos terminais de ferryboat do Cujupe, em Alcântara, e da Ponta da Espera, em São Luís. As torres já estão em construção e em breve serão inauguradas.

Tiquira: Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense

Bebida tradicional do Maranhão, a Tiquira agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Maranhão. O título foi entregue durante o encerramento do II Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores, em São Luís, ao governador Carlos Brandão. O ato de registro da Tiquira promove o reconhecimento da importância da bebida como bem cultural e sua valorização como Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense; institui a salvaguarda pelo governo estadual, garantindo a viabilidade e continuidade da produção da cachaça.

Viva Patrício Daniel dos Passos Penha

O coronel do CBMMA, Patrício Daniel dos Passos Penha, de 36 anos, morreu nesse sábado (2), vítima de leucemia. Ele, que foi recém-diagnosticado com a doença, passava por tratamento. Entre os trabalhos de destaque feitos por ele, está o de comandar a equipe do Maranhão na tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019. Recentemente, o governador Carlos Brandão, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado por Patrício ao longo de quase 20 anos, promoveu o militar ao posto de coronel.

Implantação do SEI!MA

O Governo do Estado iniciou a fase de treinamento da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MA). É a terceira e última etapa antes da efetiva implantação do sistema no âmbito da gestão dos processos governamentais. Na 1ª fase do processo, as secretarias e órgãos estaduais enviaram informações detalhadas que formaram a base para a inserção dos servidores no sistema, identificando os Comitês Setoriais de Gestão (CSG) e mapeando as unidades organizacionais com suas respectivas siglas. Já na 2ª etapa, o foco foi a coleta de dados referentes aos processos meio e finalísticos das secretarias e órgãos.

Expoema começou!

Começou, nesse domingo (3), a 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). A edição de 2023 vai até o dia 10 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, com realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e corealização do Governo do Maranhão por meio de diversas secretarias. Neste ano, a programação terá mais de 20 atrações nacionais e locais. Para fechar em grande estilo, no dia 10, será a vez de Wesley Safadão, Mayara Lins, Mano Maia e Lucas Seabra. Dos dias 3 a 5, a programação será das 20h às 00h30; e de 6 a 10 de setembro, das 20h às 2h.

Maranhão: mais de 20 mil admissões em 2023

De acordo com dados do Caged, o Maranhão teve, entre janeiro e julho deste ano, o total acumulado de 20.932 admissões no mercado de trabalho. Após os dados de julho, o estado se manteve no 16° lugar do Brasil no ranking de saldo positivo de empregos. Em julho, o Maranhão alcançou o saldo positivo de 2.260 novos empregos. Em relação à faixa etária, pessoas com 18 a 24 anos foram as mais empregadas, totalizando 1.184 admissões no mês de julho.

Navio-Veleiro Cisne Branco

Conhecido como o embaixador flutuante do Brasil, o majestoso Navio-Veleiro Cisne Branco vai atracar no Porto do Itaqui em São Luís e estará aberto à visitação. A oportunidade única de visitação estará disponível nos dias 5 e 6 de setembro, das 13h às 16h. A entrada será gratuita e os interessados poderão requerer o ingresso no site: https://www.sympla.com.br/evento/visita-ao-navio-veleiro-cisne-branco/2114497.

Uema: vagas remanescentes

Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o processo seletivo simplificado de preenchimento das vagas remanescentes do Paes, da Uema, que vai selecionar candidatos por meio do aproveitamento das notas obtidas no Enem, na sua edição de 2022. Desta vez, serão oferecidas 185 vagas para o 2º semestre do ano de 2023, em cursos como bacharelado em Administração e de licenciatura, Matemática, Letras, Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e em vários outros. Os cursos estão distribuídos em 13 campi da Uema no Maranhão.

1º Seminário Comunidades Tradicionais

O Governo do Maranhão realiza, nos dias 4 e 5 de setembro, o “1º Seminário Comunidades Tradicionais – Produção, Cultura e Turismo na Floresta dos Guarás”. No evento, serão abordados temas como o contexto histórico, socioambiental e político das comunidades tradicionais do polo Floresta dos Guarás, acesso às políticas públicas e geração de renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *